• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Fuga óleo dos travões DOT

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Boas!

Estou com um pequeno problema, tenho uma fuga do oleo de travoes (DOT4). O deposito vai esvaziando no entanto já procurei tanto junto ao depósito e respectivas tubagens como junto dos travoes e não vejo nada pingado que indique a fuga!

Antes de mais, conseguem ajudar-me a identificar a que travões (dianteiros/traseiros) pertencerá este depósito? é o assinalado a vermelho e que tem a fuga. O verde é o outro deposito e está OK.

E já agora, alguma dica de como descobrir esta fuga?!...(n) Obrigado.

cUMMprimentos
Benjamim

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Nunca vi os depósitos assim montados... No entanto, há uma borracha na bomba central que quando está danificada deixa ir óleo de um copo para o outro. E parece-me que tens um muito vazio e outro muito cheio.

Mas espera que já vem aí pessoal mais entendido falar

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
Boas
O assinalado a vermelho é o dos travões da frente e o a amarelo é dos travões traseiros e embraiagem.
essa fuga é repentina? já viste as pastilhas?
AbraçUMMs

JSousa

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
A fuga não é repentina...demora bastantes dias! Ainda assim é uma perda anormal, portanto edve ter fuga algures.

Não, ainda não vi as pastilhas...mas as mesmas têm relação com o gasto de oleo?! É que ele perde oleo mesmo estando parado na garagem! :
cUMMprimentos
Benjamim

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
No meu a montagem é igual e também tinha este problema.
O grande esvaziava e enchia o mais pequeno, comprei bomba central nova e problema manteve-se.
Desmanchei a bomba nova e a velha e meti uma borracha da velha que faltava na nova e ficou 5*.

È mole mas sobe.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Em 1ª lugar vais tapar uma das saidas do copo da bomba de embraiagem. Esse depósito deve ficar ligado só à bomba de embraiagem.

Depois com um "T" ligas o copo dos travões às duas entradas da bomba de travões.

(calma, isso não vai resolver o teu problema ainda)

Depois compra uma bomba travões nova (cod. LPR 1264 - 55€+-). Se mesmo assim continuas com esse problema então terás que partir para um repartidor novo (penso que só se arranja na origem).

Claro que estou a assumir que não tens fugas aparentes pelos tudos de travão (trocaste-os durante o restauro? Se não também deves fazê-lo)!

Não se deve poupar nem desenrrascar nos travões. Há muita coisa em jogo.

nxummjip

UMMzito
Registo
3 Mai 2010
Em minha opinião é fuga interna na bomba central de travões.
A bomba tem dois sectores, um para os travões da frente (deposito maior) e outro para os travões de trás e embraiagem hidraulica(deposito menor).
Dado que não existe fuga para o exterior, se os vendantes permitirem o oleo passa de um para outro deposito.
Eu tinha também esse problema e com uma bomba de travões fico impecável.

PD

Pirussas

UMM
Registo
3 Jul 2013
Aconteceu-me algo semelhante, penso que tenha o já falado problema na borracha da bomba. Quando tive necessidade de baixar verticalmente a posição do depósito menor, este começou a verter óleo, ficando o depósito maior vazio. Coloquei os 2 agarrados e já não passa óleo do depósito maior para o menor (força gravítica deixou de actuar obviamente). Existe algum inconveniente nesta solução? É realmente necessário mudar a bomba do óleo?

The things you own end up owning you

Majoni

Iniciado
Registo
22 Ago 2020
Em 1ª lugar vais tapar uma das saidas do copo da bomba de embraiagem. Esse depósito deve ficar ligado só à bomba de embraiagem.

Depois com um "T" ligas o copo dos travões às duas entradas da bomba de travões.

(calma, isso não vai resolver o teu problema ainda)

Depois compra uma bomba travões nova (cod. LPR 1264 - 55+-). Se mesmo assim continuas com esse problema então terás que partir para um repartidor novo (penso que só se arranja na origem).

Claro que estou a assumir que não tens fugas aparentes pelos tudos de travão (trocaste-os durante o restauro? Se não também deves fazê-lo)!

Não se deve poupar nem desenrrascar nos travões. Há muita coisa em jogo.

Bom día, Eu pego o tópico

Eu tenho a mesma configuração e problema que Benjamín, o tanque pequeno transborda de fluido de freio e o grande esvazia, o cilindro mestre do freio é novo ref.1264, desmontei o distribuidor e parece gasto.
Alguém no fórum conhece a referência para comprar um novo distribuidor?

Obrigado

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Bom día, Eu pego o tópico

Eu tenho a mesma configuração e problema que Benjamín, o tanque pequeno transborda de fluido de freio e o grande esvazia, o cilindro mestre do freio é novo ref.1264, desmontei o distribuidor e parece gasto.
Alguém no fórum conhece a referência para comprar um novo distribuidor?

Obrigado

Tenta substituir os o-rings dos 2 pequenos embolos, quando chegares aos 50 posts há um tutorial sobre isso na secção DIY.

Majoni

Iniciado
Registo
22 Ago 2020
Já vi o topico que me conta, obrigado, vou experimentar ... mas prefiro se dá pra trocar o distribuidor, o antigo tá gasto e não sei se dá certo bem com as novas toricas

val

UMMzito
Registo
5 Abr 2016
Viva,
Resolvi o mesmo problema de modo simples e mais economico instalando uma valvula anti-retorno no tubo que vai do deposito pequeno a bomba central dos travões...

Majoni

Iniciado
Registo
22 Ago 2020
Olá Val, muito obrigado por compartilhar sua solução.(y)
Acho que é uma boa idea, simples e barata ... vou tentar.
Mesmo assim, não quero economizar dinheiro com os freios, se possível prefiro comprar um novo distribuidor para deixar igual ao original :umm_alter:

Majoni

Iniciado
Registo
22 Ago 2020
Olá Val, visite o tópico muito obrigado, mas entender como as coisas são feitas ou funcionam às vezes me custa, sei que é importante, você aprende e economiza dinheiro. Mas também é importante saber para que servem, no caso dos travões, todos sabemos para que servem e poucos de nós sabem como funcionam. Quero acreditar que um bom engenheiro 😃 desenhou este sistema de travagem e que é seguro.
A parte não pode ser muito dinheiro e a segurança da família não tem preço.

Ummabraço

Majoni

Iniciado
Registo
22 Ago 2020
Bom dia, finalmente como não consigo encontrar um novo substituto para o distribuidor de fluidos, o antigo ficou com novos orings, e as duas entradas do cilindro mestre do freio para o tanque grande com um T, deixando o pequeno apenas para a embreagem.
IMG_20210513_120544.jpg

IMG_20210513_120617.jpg

Obrigado a todos pelas sugestões

val

UMMzito
Registo
5 Abr 2016
...o problema com essa ideia é que se ficares sem óleo no tanque grande, ficas sem travões atrás e à frente...vê o esquema do circuito de travagem a seguir:
957F9A57-10BE-4535-970C-B844A281BACB.png

Majoni

Iniciado
Registo
22 Ago 2020
Olá Val, estou ciente do problema, obrigado. Mas que solução eu dou? deixar como original? montar um terceiro tanque?

val

UMMzito
Registo
5 Abr 2016
No MEU CASO específico, em que sei que tenho discos à frente e tambores atrás e que substitui por novo o cilindro principal dos travões, válvula redutora de pressão (11), pinças da frente e bombito atrás e reconstruí o sensor de queda de pressão (10), instalando uma válvula anti-retorno, como na foto a seguir:
370FA83B-31AB-4AC4-93AD-72FC1C480E52.jpeg

Contudo, sugiro que, por uma questão de segurança entregues o trabalho de revisão e teste do sistema a alguem qualificado e com experiência em sistemas de travagem híbridos (discos e tambores), com válvulas redutoras variáveis, como é o caso em alguns UMMs.

Top Inferior