• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Folga nos semi-eixos traseiros

engeniumm

UMMzito
Registo
7 Out 2008
Após ter metido discos no eixo traseiro ( made Ant. Marques ),verifico que abanando as rodas longitudinalmente em relação ao piso,apresentam uma ligeira folga,perpendicularmente não se nota.
É normal ? Se não,qual poderá ser a causa ?
Cumprimentos
João Couto

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Partindo do principio que é o semi-eixo a abanar, tens o rolamento nas coves, quase de certeza.
Espera por vozes mais sapientes que a minha, mas penso que não deve fugir muito disto.
Não andes com o bicho, pois podes ver a roda e o semi-eixo a passarem por ti!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Ao meter discos atrás, devia-se aproveitar para fazer uma revisão aos rolamentos do eixo, pois o serviço está mais de meio feito.
Tal como o Alexandre disse, quase de certeza que são os rolamentos.
Agora o semi-eixo não sai, mas pode danificar o disco, calço e bomba, caso o rolamento acabe por desfazer-se.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

engeniumm

UMMzito
Registo
7 Out 2008
Alex - Se fossem os rolamentos e a olho,na altura da aplicação pareciam estar OK,essa folga não seria observada nos dois sentidos?
Toz - um dos motivos que me levarou a meter discos foi esse !
Cumprimentos
João Couto

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
O facto do semi eixo abanar vem sempre da zona do rolamento, seja por estar danificado, seja por desgaste das pistas/paredes do semi eixo/manga de eixo a precisarem de enchimento/reforma.

Outra coisa, mas creio menos provavel, será um deficiente aperto do eixo às molas. Vê as abraçadeiras, mas não me parece que venha daí.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Registo
8 Jun 2006
Amigo Couto

Se tudo está bem montado e apertado e se nota alguma folga o problema deverá vir desses rolamentos e terá que os substituir, quer eles sejam de esferas (pouco provável) ou de roletes tipo "Timken". Atenção que terá que comprar obrigatóriamente a anilha que retém o rolamento. Aproveite a ocasião para mudar o retentor, mesmo que lhe pareça que o que lá está, está bom.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

engeniumm

UMMzito
Registo
7 Out 2008
Bem hajam pela ajuda,Alex e João.
A minha maior dúvida,consiste em não ter reparado antes da alteração se havia folgas ou não!
Agora terei que fazer o que me dizem,desmontar novamente e colocar rolamentos e respectiva anilha,novos.
Cumprimentos
João Couto

Top Inferior