• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Folga no eixo dianteiro lado pendura

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Boas a todos,
Já tinha comentado com alguns users que tenho as rodas "abertas", ou seja, principalmente a roda da frente do lado do pendura esta inclinada para "dentro", mas hoje achei que estava de mais...
Meti-lhe o macaco debaixo, e quando a roda ficou no ar, mexeu e ficou direita!
Meti-lhe as mãos, e tem uma folga de mais de 2 cm. a roda mexe junto com o disco.

Sei que tenho reparações a fazer neste diferencial, mas peço-vos conselho sobre o que trocar...
Acham que pode ser só rolamentos ou algo de mais grave no semi eixo? Quando abano a roda, a rotula por dentro do disco tambem abana muito...

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

Registo
29 Abr 2012
Boas , assim de repente posso dizer que é folga nos rolamentos do cubo .Podes apertar so as porcas para desenrascar mas os rolamentos já devem ter ido à vida .Verifica tambem se não há danos na manga de eixo quando desmontares o cubo.Essa folga tambem pode dever-se em parte às rotulas gastas mas quase de certeza esses 2 cm vêm dos rolamentos .

Alcobaça

[email protected]

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Obrigado Ruben, e como sei que rolamentos devo comprar?
Já agora, é melhor trocar nas 2 rodas, correcto?
E quando se trocam os rolamentos, devemos trocar mais alguma coisa? Guarda pos, vedantes, etc?

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá,
Também podes ter as mangas deixo partidas, verifica isso o quanto antes.

UMM abraço
Samuel Sousa

Registo
29 Abr 2012
Pois o Aldeia tem razão por isso te disse para verificares as mangas , quando comprei o meu UMM trazia uma manga de eixo estalada e um disco de travão partido .
Se não precisares do UMM para o dia dia , o melhor é desmontares os dois cubos e fazeres o levantamento das necessidades, depois vês o que precisas e falas com o Passarinho por exemplo, que ele tem os kits de reparação para isso e o preço é em conta dadas as circunstancias.

Alcobaça

[email protected]

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Obrigado, Samuel e Ruben.
Como sei qual é o meu tipo de diferencial?
Não percebo muito de mecanica, mas sou desenrrascado... Acham que posso fazer isto na minha garagem?
Ou é melhor entregar o trabalho a um mecânico?
Queria começar a aprender umas coisas para ter manutenção mais barata...

Registo
29 Abr 2012
Tudo depende do mecânico.Há mecanicos que sabem tanto disso como tu e não se importam de cobrar as horas que levam a prender e o material que estragam.
Se tens garagem e alguma ferramenta é fácil fazeres isso.Se precirares de uma chave para as porcas do cubo tambem te empresto , tens é de vir busca-la a Alcobaça.Se queiseres ajuda e passares por aqui em Agosto tambem se arranja.
Mete ai fotos do eixo que o pessoal vê qual é .

Alcobaça

[email protected]

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Consegues fazer em casa. consulta aqui no forumm tens pelo menos 2 tópicos um do Dias e outro do SuperPilot a falar disso.

O mais complicado será teres a chave das porcas que apertam os rolamentos, acho que é 54, e as dos parafusos dos desembraiadores.
Vai com calma e expõe as duvidas.

UMM abraço
Samuel Sousa

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Ok, pessoal.
Vou meter mãos á obra.
Quanto á chave, vou á oficina aqui da rua pedi-la, ou então compro e já fica...
devo pegar nisto no proximo FDS...

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Podem ser os rolamentos mas também deve de andar por aí uma certa folga nas rotulas de suspensão e as mangas de eixo podem também ter empeno além do que já é mais ou menos normal nos Dana 30.

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
... Esse é um trabalho muito simples e bom de se fazer em casa, na dúvida vai sempre tirando fotos e aparece por aqui a contar como vai isso, estamos cá para dar uma mãozinha;)
Olha quando estiveres a apertar as porcas (54) dos rolantes da roda aperta apenas até ao ponto em que a roda perde a folga, se deixas as porcas muito apertadas vais gripar os rolamentos! Atenção a esse pormenor ok;)
Força nisso Octávio...

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Uma boa técnica para o aperto das porcas cuja chave mais correcta é a de 2 polegadas é apertar a porca até sentires o rolamento preso e de seguida desaperta-se 1/4 de volta o que deixará os rolamentos com a folga certa para quando aquecerem.

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Ora bem, pessoal, tive um bocado esta tarde e meti mãos á obra.
Ficou claro para mim que tenho algo partido, só não sei o nome.

Tirei o cubo, e a bomba dos travoes. Qual não é o meu espanto quando o disco quase me cai em cima dos pés, com rolamentos e tudo...

Depois de tudo tirado, fiquei com o eixo assim:

Ao limpar o cubo desembraiador, saltou esta junta toda desfeita:

É normal ambas as partes do cubo (abaixo) terem uma ligeira folga?

Lá consegui tirar as porcas e o interior do disco está assim:

Um dos rolamentos levou um valente coice, provavelmente quando a peça ao lado partiu:

Já agora, como tiro este rolamento? pela frente não sai, e por trás tem um vedante que tb não o deixa sair:

É normal o semi eixo abanar ligeiramente?

Bem, vamos ao que interessa... O que me aconselham a comprar para meter o SD outra vez a circular?

Como se chama a peça que partiu?

Que tipo de diferencial tenho?

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Pelo que vi no google, a peça que tenho partida é a manga de eixo...

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá,

Tens de comprar a manga de eixo e os rolamentos de agulhas que ficam no interior os rolamentos dos cubos se não estiverem gripados podes manter, precisas tambem de massa consistente que aguente temperaturas elevadas.

Para tirares o resto da manga de eixo desaperta os seis parafuso do suporte das pinças.

O rolamento que te falta tirar só sai tirando o retentor.

UMM abraço
Samuel Sousa

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Boas,
Obrigado Samuel.
E qual é o meu tipo de diferencial? Dana 30?
Quantos rolamentos de agulhas são?
E quanto ás folgas nas 2 partes do cubo desembraiador?
E a junta do cubo desembraiador? Onde arranjo?
Um dos rolamentos do cubo tem uma mossa de lado...
Mais importante de tudo... onde arranjo a manga de eixo?
Devo fazer alguma coisa na outra roda?

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Tens um Dana 30.
Usa 2 rolamentos de agulhas, 1 em cada uma das respectivas mangas de eixo.
É normal que o desembraiador tenha alguma folga mas o melhor é comparares com o desembraiador da outra roda.
A junta para o desembraiador pode ser silicone de juntas e o ideal é o vermelho mas aquele preto que usamos no teu eixo de trás também serve.
O rolamento que tem a mossa possivelmente estará inutilizado mas pode ser que não... Só vendo.
Mangas de eixo podes falar com o Delgado que as tem a preço simpático com a vantagem de já trazer o dito rolamento.
A outra roda tens de a desmontar para ver como está tudo.

Tiveste muita sorte pois essa roda só andou presa pelo freio e acredita que deves agradecer a esse sofredor. Eu emoldurava-o...:D
Se o rolamento que está por trás do guarda pó estiver bom escusas de o tirar fora.

Vou ver se tenho aqui um dia que possa passar aí e vemos isso melhor pois até é um trabalho fácil. Para teres uma ideia fiz hoje manutenção aos cubos dos dois UMM's em muito pouco tempo, deu-me mais trabalho o filtro de gasoleo...:D

Registo
29 Abr 2012
Não sei se tens noção do risco que correste com essa manga de eixo assim mas não te despistaste por sorte.Era disso que falavamos quando dissemos para verificares a manga de eixo .A minha só estava estalada e eu até me arrepiei quando a vi.Comprei logo 2 novas , penso que tambem foi ao Delgado não tenho a certeza.
Isto mostra o cuidado que temos de ter na manutenção do nossos veiculos .

Alcobaça

[email protected]

Top Inferior