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Folga no eixo dianteiro lado pendura

taranto

UMM
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22 Fev 2009
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Boas a todos,
Já tinha comentado com alguns users que tenho as rodas "abertas", ou seja, principalmente a roda da frente do lado do pendura esta inclinada para "dentro", mas hoje achei que estava de mais...
Meti-lhe o macaco debaixo, e quando a roda ficou no ar, mexeu e ficou direita!
Meti-lhe as mãos, e tem uma folga de mais de 2 cm. a roda mexe junto com o disco.

Sei que tenho reparações a fazer neste diferencial, mas peço-vos conselho sobre o que trocar...
Acham que pode ser só rolamentos ou algo de mais grave no semi eixo? Quando abano a roda, a rotula por dentro do disco tambem abana muito...


Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!
 
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29 Abr 2012
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Boas , assim de repente posso dizer que é folga nos rolamentos do cubo .Podes apertar so as porcas para desenrascar mas os rolamentos já devem ter ido à vida .Verifica tambem se não há danos na manga de eixo quando desmontares o cubo.Essa folga tambem pode dever-se em parte às rotulas gastas mas quase de certeza esses 2 cm vêm dos rolamentos .

Alcobaça

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taranto

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22 Fev 2009
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Obrigado Ruben, e como sei que rolamentos devo comprar?
Já agora, é melhor trocar nas 2 rodas, correcto?
E quando se trocam os rolamentos, devemos trocar mais alguma coisa? Guarda pos, vedantes, etc?


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Samuel

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28 Mar 2006
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Olá,
Também podes ter as mangas deixo partidas, verifica isso o quanto antes.


UMM abraço
Samuel Sousa

 
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29 Abr 2012
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Pois o Aldeia tem razão por isso te disse para verificares as mangas , quando comprei o meu UMM trazia uma manga de eixo estalada e um disco de travão partido .
Se não precisares do UMM para o dia dia , o melhor é desmontares os dois cubos e fazeres o levantamento das necessidades, depois vês o que precisas e falas com o Passarinho por exemplo, que ele tem os kits de reparação para isso e o preço é em conta dadas as circunstancias.

Alcobaça

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taranto

UMM
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22 Fev 2009
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Obrigado, Samuel e Ruben.
Como sei qual é o meu tipo de diferencial?
Não percebo muito de mecanica, mas sou desenrrascado... Acham que posso fazer isto na minha garagem?
Ou é melhor entregar o trabalho a um mecânico?
Queria começar a aprender umas coisas para ter manutenção mais barata...


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29 Abr 2012
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Tudo depende do mecânico.Há mecanicos que sabem tanto disso como tu e não se importam de cobrar as horas que levam a prender e o material que estragam.
Se tens garagem e alguma ferramenta é fácil fazeres isso.Se precirares de uma chave para as porcas do cubo tambem te empresto , tens é de vir busca-la a Alcobaça.Se queiseres ajuda e passares por aqui em Agosto tambem se arranja.
Mete ai fotos do eixo que o pessoal vê qual é .

Alcobaça

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Samuel

UMM
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28 Mar 2006
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Consegues fazer em casa. consulta aqui no forumm tens pelo menos 2 tópicos um do Dias e outro do SuperPilot a falar disso.

O mais complicado será teres a chave das porcas que apertam os rolamentos, acho que é 54, e as dos parafusos dos desembraiadores.
Vai com calma e expõe as duvidas.

UMM abraço
Samuel Sousa

 

taranto

UMM
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22 Fev 2009
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Ok, pessoal.
Vou meter mãos á obra.
Quanto á chave, vou á oficina aqui da rua pedi-la, ou então compro e já fica...
devo pegar nisto no proximo FDS...


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PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Podem ser os rolamentos mas também deve de andar por aí uma certa folga nas rotulas de suspensão e as mangas de eixo podem também ter empeno além do que já é mais ou menos normal nos Dana 30.









De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
... Esse é um trabalho muito simples e bom de se fazer em casa, na dúvida vai sempre tirando fotos e aparece por aqui a contar como vai isso, estamos cá para dar uma mãozinha;)
Olha quando estiveres a apertar as porcas (54) dos rolantes da roda aperta apenas até ao ponto em que a roda perde a folga, se deixas as porcas muito apertadas vais gripar os rolamentos! Atenção a esse pormenor ok;)
Força nisso Octávio...
 

PedroUMM

UMMzão
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Uma boa técnica para o aperto das porcas cuja chave mais correcta é a de 2 polegadas é apertar a porca até sentires o rolamento preso e de seguida desaperta-se 1/4 de volta o que deixará os rolamentos com a folga certa para quando aquecerem.








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taranto

UMM
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22 Fev 2009
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Ora bem, pessoal, tive um bocado esta tarde e meti mãos á obra.
Ficou claro para mim que tenho algo partido, só não sei o nome.

Tirei o cubo, e a bomba dos travoes. Qual não é o meu espanto quando o disco quase me cai em cima dos pés, com rolamentos e tudo...

Depois de tudo tirado, fiquei com o eixo assim:


Ao limpar o cubo desembraiador, saltou esta junta toda desfeita:


É normal ambas as partes do cubo (abaixo) terem uma ligeira folga?


Lá consegui tirar as porcas e o interior do disco está assim:


Um dos rolamentos levou um valente coice, provavelmente quando a peça ao lado partiu:


Já agora, como tiro este rolamento? pela frente não sai, e por trás tem um vedante que tb não o deixa sair:


É normal o semi eixo abanar ligeiramente?


Bem, vamos ao que interessa... O que me aconselham a comprar para meter o SD outra vez a circular?

Como se chama a peça que partiu?

Que tipo de diferencial tenho?


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taranto

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22 Fev 2009
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Pelo que vi no google, a peça que tenho partida é a manga de eixo...


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Samuel

UMM
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28 Mar 2006
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Olá,

Tens de comprar a manga de eixo e os rolamentos de agulhas que ficam no interior os rolamentos dos cubos se não estiverem gripados podes manter, precisas tambem de massa consistente que aguente temperaturas elevadas.

Para tirares o resto da manga de eixo desaperta os seis parafuso do suporte das pinças.

O rolamento que te falta tirar só sai tirando o retentor.


UMM abraço
Samuel Sousa

 

taranto

UMM
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22 Fev 2009
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Boas,
Obrigado Samuel.
E qual é o meu tipo de diferencial? Dana 30?
Quantos rolamentos de agulhas são?
E quanto ás folgas nas 2 partes do cubo desembraiador?
E a junta do cubo desembraiador? Onde arranjo?
Um dos rolamentos do cubo tem uma mossa de lado...
Mais importante de tudo... onde arranjo a manga de eixo?
Devo fazer alguma coisa na outra roda?


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PedroUMM

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Tens um Dana 30.
Usa 2 rolamentos de agulhas, 1 em cada uma das respectivas mangas de eixo.
É normal que o desembraiador tenha alguma folga mas o melhor é comparares com o desembraiador da outra roda.
A junta para o desembraiador pode ser silicone de juntas e o ideal é o vermelho mas aquele preto que usamos no teu eixo de trás também serve.
O rolamento que tem a mossa possivelmente estará inutilizado mas pode ser que não... Só vendo.
Mangas de eixo podes falar com o Delgado que as tem a preço simpático com a vantagem de já trazer o dito rolamento.
A outra roda tens de a desmontar para ver como está tudo.

Tiveste muita sorte pois essa roda só andou presa pelo freio e acredita que deves agradecer a esse sofredor. Eu emoldurava-o...:D
Se o rolamento que está por trás do guarda pó estiver bom escusas de o tirar fora.

Vou ver se tenho aqui um dia que possa passar aí e vemos isso melhor pois até é um trabalho fácil. Para teres uma ideia fiz hoje manutenção aos cubos dos dois UMM's em muito pouco tempo, deu-me mais trabalho o filtro de gasoleo...:D








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Registo
29 Abr 2012
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Não sei se tens noção do risco que correste com essa manga de eixo assim mas não te despistaste por sorte.Era disso que falavamos quando dissemos para verificares a manga de eixo .A minha só estava estalada e eu até me arrepiei quando a vi.Comprei logo 2 novas , penso que tambem foi ao Delgado não tenho a certeza.
Isto mostra o cuidado que temos de ter na manutenção do nossos veiculos .

Alcobaça

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