• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

folga no cubo da roda da frete.

vitor1979

UMM
Registo
30 Mar 2006
Boas tenho os rolamentos no cubo da roda da frente todos lixados, onde comprar os dois rolamentos mais o retentor, peso que seja só um retentor.
qual será mais ou menos o preço do material.
o difrencial é um dana 30 do cournil

Vitor Simão

vitor1979

UMM
Registo
30 Mar 2006
boas eu tenho alguns conhecimentos de mecanica, e conheço bem o trabalho a fazer já troquei umas 3 vezes este rolamentos mas gasto sempre um balurdio em rolamentos, mas tu tens razão infelismente não tenho a chave das porcas da manga de eixo, devia de comprar uma.
ainda ontem como queria dar uma voltinha com o umm no domingo desmontei o cubo lavei e lubrifiquei-os muito bem e voltei a coloca-los no sitio, sei que não é trabalho mas no domingo tenho que ter umm.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Esses rolamentos arranjam-se com relativa facilidade! Já não me lembro bem mas os 2 rolamentos cónicos e o de aguhas andavam pelos 50/60€.

Se tiveres dificuldade em arranjar o material avisa. 965779939

Retentores é que é mais complicado de arranjar.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Eu tambem estou a tentar colocar rolamentos novos na roda esquerda.
Tudo começou quando vi no chão junto á roda uma mancha de valvolina. O retentor que fica junto da roda de croa partiu se, daí a fuga de valvolina.
Ao retirar o cubo e os rolamentos, verifiquei que já nao os poderia voltar a usalos, terei de comprar novos,,,, mas onde??? Estou á espera de uma resposta de uma casa de rolamentos em Torres Vedras, nao me garatiram que os arranjavam, iam ver.....e o retentor ainda pior.
Provavelmente tbm terei de ligar ao Sr. Aldeia, espero nao se importar..

vitor1979

UMM
Registo
30 Mar 2006
Os dois rolamentos do cubo da roda parece-me que não são iguais e no tópico sobre a troca deste material dizem que é igual?

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Mário, amanha colocarei aqui umas fotos do diferencial e do retentor que nao tenho agora aqui, depois se me puder dar uma ajudita agradeço. A casa dos rolamentos em Torres a que fui chama se "Correias II " "saida de Torres para Lourinhã.
Já agora o Sr. vitor que me desculpe de estar a usar o seu topico. Quanto aos rolamentos eles são diferentes sim sr. , o que está um pouco inclinado tem o interior um pouco maior, é mais largo. Eu acho.

vitor1979

UMM
Registo
30 Mar 2006
boas, desede já dexa o Sr. de fora, as referencias dos rolamentos são
LM102910
LM501310-N
os preços que arranjei até agora são de 50€ os dois, já agora peço para se alguem tiver possibilidade de confirmar estas referencias agradecia.
Fica-me a faltar as referencias e dois Retentores e preço.

vitor1979

UMM
Registo
30 Mar 2006
quote:Originally posted by vitor1979

boas, desede já dexa o Sr. de fora, as referencias dos rolamentos são
LM102910
LM501310-N
os preços que arranjei até agora são de 50€ os dois, já agora peço para se alguem tiver possibilidade de confirmar estas referencias agradecia.
Fica-me a faltar as referencias e dois Retentores e preço.
Pelas referencias dos rolamentos é possivel verificar que tipo de difrencial é?

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Pois,,, eu nao sei qual e o diferencial, mas pelo que tenho visto e lido aqui no forum, eu diria que é um dana30.
Mas é como disse á pouco amaha ja coloco aqui mais umas fotosecas do dito cujo, e do retentor.

vitor1979

UMM
Registo
30 Mar 2006
o vendedor de peças perguntou-me se o diferencial é um TIPO A ou TIPO B

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mimoso,em Torres Vedras tens muitos sitios para comprar rolamentos,e a que foste não é a mais indicada:D
Tens a CYR(antiga rolioste) que fica na mesma estrada mas mais a norte,já mesmo na saida de Torres para quem vai para a Lourinha,tens tambem o Celestino que fica no centro da cidade na rua do cinema.Qualquer uma destas 2 têm muito stock em rolamentos e retentores.Ainda há outra(mas mais pequena) especializada em rolamentos e retentores que tem menos stock mas arranjam de um dia para o outro.Penso que haja pelo menos mais uma mas nao sei bem onde fica:blush:
Mas se tiveres tempo liga para a europeças a pedir preços que se calhar até tens uma boa surpresa...

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Ora bom dia a todos.
Filipe obrigado pela dica da casa Rolioeste, tambem o amigo Mário já ontem me tinha alertado para essa casa.
Mas visto que o sr. da Correias II, ia ver se arranjava vou esperar para ver o que me diz, mas vou ligar para a europeçs tbm.

Ó Vitor essa agora é que tá tudo fod....., diferencial tipo A ou B ??? Na faço a minima.

Aqui fica algumas fotos,

Retentor Made in singapore 36862-2 Nok 12

Diferencial e o sitio do retentor

Roda de coroa

Rolamento de apoio, roletes B-2110 como novo, este vai ficar

Agora o pior é este, tenho a pista do rolamento partida, das duas uma ou compro se houver uma pista, ou vou a um torneiro, o que acham ?

Mário Oliveira

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Ok Mário Obrigado .
Logo já vou retirar e ver o que está pra lá,assim não pode ficar claro.
Tambem vou contar as estrias do semi-eixo e ver o que esta gravado nos rolamentos.

Entretanto depois colocarei aqui os resultados da pesquisa:D

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Ora bom dia.
O resultado da pesquisa foi;

No fim de retirada a pista do rolamento, impec nada mais rachado, alem daquela que se ve na foto.

Contei 26 ranhuras da ponta do semi-eixo.

As referencias dos 2 rolamentos conicos são LM 102949 e LM 501349 ,estas referencias são identicas ás que o Vitor colocou num dos topicos anteriores, apenas difere os 3 ultimos algarismos e a letra, que nos meus nao tem.
Por agora é tudo

Mário Oliveira

vitor1979

UMM
Registo
30 Mar 2006
boas, acabo por não perceber nada disto será possivel rolamentos diferentes em modelos tão pareceidos, ou estes dois rolamentos são compativeis.
acadei por perder a cabeça vendi o meu samurai e vou investir um pouco mais no meu UMM do coração, e já comprei um Kit Travão de disco para a frente do meu cournil.
para a semana vou desmontar vou comprar o material que preciso de rolamentos, Já mandei vir do Bruno do TerraX4 os retentores para o semieixo junto da cruzeta e o retentor dentro do cubo da roda, o de dentro da coquilha já o mudei á pouco tempo.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
...Amigo Mimoso84, parece que a questão dos rolamentos e dos retentores já está devidamente esclarecida.

Se me permite, só queria aproveitar para o aconselhar a fazer o seguinte uma vez que vai manter o cubo portador daquela fissura!

Não sabendo se essa peça é ou não difícil de se encontrar numa sucata, ou se será cara ou barata, eu pessoalmente preferia troca-la por uma em melhores condições.

Caso pretenda mantê-la aconselho-o vivamente a levar essa peça a um torneiro mecânico para que ele faça uma gola de aço, essa gola será colocada com alguma pressão na parte exterior do cubo, a finalidade dessa gola será apenas para impedir que aos poucos o material dê de si e o meu amigo possa passar por uma situação com um desfecho muito desagradável!!

Essa peça com uma entaladela dessas pode por em causa a segurança de quem fizer uso do UMM, e dos demais que possam estar no sitio certo à hora errada!!

Quando se trata de questões de segurança não devemos encarar as coisa de ânimo leve.!

Cumprimentos. ;)

Mimoso84

UMM
Registo
20 Jul 2009
Muito obrigado pelas explicaçoes, portanto diferencial Dana30 Standard ou seja tipo A ok, percebido e entendido assim como nos rolamentos.

Em relação á peça estalada nunca foi minha intenção coloca la neste estado, mas de qualquer modo obrigado pela chamada de atenção.
Ou reparava no meu amigo Germano "torneiro", ou tento arranjar uma outra em bom estado , claro.
Como diz o amigo Mario Machado " pode por em causa a segurança de quem fizer uso do UMM, e dos demais que possam estar no sitio certo à hora errada!! "

Assim que tiver todas as peças para a montagem, tentarei fazer um documentario, para verem como ficou.
Mai uma vez, obrigado !!

Mário Oliveira

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Atenção que os rolamentos do Cournil e AlterI são os 2 diferentes em cada roda,no AlterII são os 4 iguais.
Se precisares de um cubo de roda do cournil avisa que tenho lá uns.

Top Inferior