Amigo Baleiras:
As folgas na direcção podem vir de muito sitio a começar na própria caixa de direcção, que costuma perder o lubrificante do seu interior através de um retentor por onde sai o veio do pendural (peça que roda num arco, quando volta o volante e onde liga a 1ª barra que vai à roda). A falta de óleo leva à gripagem do seu interior e ao desgaste dos casquilhos.
1-Com alguém ao volante efectuando pequenos movimentos (levando o volante até um pouco antes de começar a referida folga e até pouco depois dela desaparecer). Observe se esse veio (veio que segura o pendural com uma porca) tem algum movimento em relação à caixa de direcção :dizzy_face:, para além do movimento rotativo normal.
2-Seguidamente terá que ver as quatro rótulas das barras, veja se perderam os guarda-pós em borracha e griparam por entrada de poeira ou falta de lubrificação, principal causa de folgas na direcção. Com alguém ao volante e a rodar o mesmo para um lado e para o outro em curtos e enérgicos movimentos, observe se o pivot de cada rótula (é a peça que tem a porca de fixação) não se desloca do centro da mesma (rótula). O pivot apenas pode ter um movimento rotativo e nunca transversal :dizzy_face: .
3-Veja se tem as barras (duas) bem apertadas aos corpos roscados das rótulas.
4-Veja se tem os dois pivots de cada roda (peças onde articulam as rodas) com folga. Estando à frente da roda (com o centro à sua frente), abane-a com força pegando-lhe por cima, observe por dentro se essas peças têm algum movimento transversal :dizzy_face: (apenas podem ter um movimento rotativo).
5-Verifique se as molas estão firmemente apertadas ao diferencial e nas suas extremidades, inclusive verifique se os sino blocos da mola mestra estão bons
6-Verifique se os cubos das rodas têm folgas nos seus rolamentos, para isso ponha a roda no ar, calçe com uma perguiça e abane-a (com força) com uma mão em baixo e outra na parte superior.
De momento é o que nos parece importante, relativamente a folgas nesse órgão mecânico.
Um abraço
João