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Folga na direção....

baleiras

UMMzito
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3 Abr 2007
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boas.... tnh 1 folga na direção razoavel...tnh k tar smp a kompensalo...prinxipalment kuando saiu das curvas, para o por direitinho na faixa akilo parece 1 bailarina...
alguem me pode dixer do k podera ser esta folga?!
É de salientar k é assistida a braxos....:p
cUMMpx.....
Pedro Baleiras
UMM Alter II `87
 

Jagoz

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28 Mar 2006
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Boas

atenção as regras!

quote:
No fórUMM falamos (escrevemos) Português `tuguês, smses e outras formas de escrita estranhas devem ser evitadas, (sim toleramos abreviaturas com conta peso e medida) na medida do possível, sem erros ortográficos!
https://for-umm.pt/oldthreads/13


UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

Samuel

UMM
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28 Mar 2006
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Olá para retirar um pouca da folga que tens na caixa podes sempre tentar a pertar o parafuso sextavado que tens em cima da tampa da caixa. Não aconselho que apertes muito que depois fica muito rija. Podes tambem verificar se os cardins estão apertados e se não tem folga, especialmente o que fica perto da caixa de direcção.


UMM abraço
Samuel Sousa
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Baleiras:

As folgas na direcção podem vir de muito sitio a começar na própria caixa de direcção, que costuma perder o lubrificante do seu interior através de um retentor por onde sai o veio do pendural (peça que roda num arco, quando volta o volante e onde liga a 1ª barra que vai à roda). A falta de óleo leva à gripagem do seu interior e ao desgaste dos casquilhos.

1-Com alguém ao volante efectuando pequenos movimentos (levando o volante até um pouco antes de começar a referida folga e até pouco depois dela desaparecer). Observe se esse veio (veio que segura o pendural com uma porca) tem algum movimento em relação à caixa de direcção :dizzy_face:, para além do movimento rotativo normal.

2-Seguidamente terá que ver as quatro rótulas das barras, veja se perderam os guarda-pós em borracha e griparam por entrada de poeira ou falta de lubrificação, principal causa de folgas na direcção. Com alguém ao volante e a rodar o mesmo para um lado e para o outro em curtos e enérgicos movimentos, observe se o pivot de cada rótula (é a peça que tem a porca de fixação) não se desloca do centro da mesma (rótula). O pivot apenas pode ter um movimento rotativo e nunca transversal :dizzy_face: .

3-Veja se tem as barras (duas) bem apertadas aos corpos roscados das rótulas.

4-Veja se tem os dois pivots de cada roda (peças onde articulam as rodas) com folga. Estando à frente da roda (com o centro à sua frente), abane-a com força pegando-lhe por cima, observe por dentro se essas peças têm algum movimento transversal :dizzy_face: (apenas podem ter um movimento rotativo).

5-Verifique se as molas estão firmemente apertadas ao diferencial e nas suas extremidades, inclusive verifique se os sino blocos da mola mestra estão bons

6-Verifique se os cubos das rodas têm folgas nos seus rolamentos, para isso ponha a roda no ar, calçe com uma perguiça e abane-a (com força) com uma mão em baixo e outra na parte superior.

De momento é o que nos parece importante, relativamente a folgas nesse órgão mecânico.

Um abraço

João
 
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