• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Folga estranha (não sei se é normal)

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
O meu UMM fazia uns barulhos quando andava numa estrada de alcatrão com alguns buracos, ficava tudo a olhar porque parecia que se ia desmanchar :D

Como quando carregava no travão de pé eles reduziam, resolvi tirar a roda da frente direita para tentar perceber.

As pastilhas apesar da chiadeira não estão soltas e nada me pareceu que estivesse solto.
Descobri que a protecção de plástico por baixo do motor estava partida num parafuso e resolvi com uma anilha. ( Barulho desta placa resolvido)

O avental da frente também tinha uma porca a desenroscar e após o aperto deixou de abanar. ( Barulho desta placa resolvido)

Parece que o barulho desapareceu, mas preciso de ajuda numa coisa que descobri.

O veio/eixo (não sei o nome certo:p), que se encontra na foto com a seta tem uma folga grandinha. Quando rodo a roda manualmente, ele desloca-se passado um pouco devido à folga existente.

Os barulhos desapareceram e experimentei a tracção ás 4 e não vejo qualquer problema, mas será normal esta folga???

1 AbraçUMM

Cummprimentos.

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Essa folga não estará relacionada com a manga do eixo. Do lado direito da cruzeta? Já não me lembro bem como isso é mas não deve ser normal folga (vertical julgo) nessa zona. Fáz uma pesquisa por ("como reparar cubos" site:https://for-umm.pt) deve aparecer um topico meu com muita fotografia. tenta tirar uma ideia e diz alguma coisa

João Faustino - 919972189

Alter II Turbo vermelho (PH-36-15)

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
Olá João.

Enontrei o teu post, mas já o tinha lido em tempos, por estar espectacular.
https://for-umm.pt/oldthreads/5314
A folga do meu não é na vertical.
Não sei como explicar, mas imagina dois veios ligados e quando rodas um o outro roda ao mesmo tempo. No caso do meu UMM rodo e o outro veio roda só quando a folga chega ao fim. Ou seja se rodar o veio de um lado para o outro sente-se a folga e uma batida quando encosta e puxa o outro.
Possívelmente com esta explicação ainda baralhei mais.
O melhor é tentar fazer um fime com o telemovel.
Vou ver se consigo amanhã.

1 Abraço

Cummprimentos.

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Por tanto com os cubos desligados consegues rodar essa cruzeta com as mão. Se percebi bem é o seguinte engrenas o diferencial da frente ligas os cubos e com as duas rodas da frente no ar existe um movimento/folga que não faz rodar de imediato a roda oposta à que estás a rodar, depois de isso o funcionamento é o normal. Se for isso, julgo que seja normal existir folga mas não muita. Assim derrepente só aponto para os satélites/planetários, pinha/croa, mas também pode ser cruzetas ou uma defeciência no cubo(pouco provável).
Uma imagem vale mais que mil palavras então se forem varias imagens é um luxo. Fico à espera do video.

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
João.
No fim de semana estive a filmar mas ainda não consegui converter o ficheiro para mp3/4 para poder colocar aqui.
De qualquer forma como dizes, em 4x2 não tem a folga mas depois passo para 4x4 nos cubos e aparece a folga.
Logo vou tentar colocar aqui o pequeno filme que tenho.

Obrigado e 1 abraçUMM

Cummprimentos.

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
Por fim aqui fica o vídeo.

O primeiro barulho que se ouve é a mudar de 4x4 para 4x2 e depois rodando faz este barulho que corresponde á folga.

Mas como dizem espero que seja normal.

Obrigado pelos esclarecimentos, João e Mário. Sou apenas desenrascado e mecânica fico-me apenas por alguma teoria.

1 AbraçUMM

Cummprimentos.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
...Realmente uma imagem vale mais que mil palavras! Um vídeo então é luxo!!!:D:D

Mário essa folga é perfeitamente normal, assim como o barulho que se ouve, contudo não significa que não abra os cubos para lhes dares uma lubrificadela!

Pelo cantar, é muito provável que andem quase secos ou com pouca massa consistente!

Entretanto irão surgir mais algumas opiniões no sentido de te ajudar a esclarecer melhor...Ou não!:D

Um abraço...;)

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
Pois estou como o Machado. A meu ver está nos conformes!
Sugestão: Abre os cubos vê a quantidade e a côr da massa. Aproveita e vê o nível e a côr da valvulina. Tira fotos e coloca aqui. No meu na altura sabia que alguma coisa não estava bem mas à medida que ia vendo ia apanhando as surpresas e já que estás com o carro no ar.

O video está muito bom!

Se precisares de lubrificar os cubos não é encher de massa até não dar mais.

estripa

UMM
Registo
4 Out 2006
e cuidado com o aperto dos parafusos dos cubos. Acho que o melhor é limpares os ditos e colocar uma gota de cola de parafusos na rosca e dares pouco aperto.

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Verdade, como diz o João Faustino a cola faz maravilhas, no meu golf 3 desapertou-se a porca da manga de eixo! um dia reparei que a roda estava inclinada, quase a sair. perigo, agora sempre que posso meto 1 pinga de cola nos parafusos e porcas além de freio e anilhas de mola etc...

Alter II Longo Lona

Top Inferior