Boas a todos,
Como não encontrei em lado nenhum um tuturial para extrair o fio do conta rotações de dentro de um alternador sem ficha W, e precisava de o fazer para mim, decidi documentar o trabalho para quem precisar de fazer o mesmo, e for aventureiro como eu!
Apos extrairem o alternador do motor (2 parafusos o de cima chave 13mm e o de baixo chave 16mm) há que abrir o bicho.
Para isto (e no meu caso que é um Bosh) temos de desapertar 4 parafusos como se vê na figura:
Depois, abrimos o alternador com umas pancadinhas de amor:
Depois de aberto podemos aproveitar para verificar o estado dos rolamentos . O que sofre mais é sempre o que está mais longe da poli da correia:
Agora é necessário extrairmos a placa rectificadora para podermos soldar o fio qque interessa. Para isto temos de desapertar os 3 parafusos assinalados a vermelho:
O sinal para o conta RPM tem de ser alterno e portanto temos de o ir buscar antes da ponte rectificadora de diodos. Antes da ponte temos as 3 bobinas e como se pode ver na figura, qualquer uma delas (os 3 pontos marcados) serve para extrair o sinal de corrente alterna que serve para ligar directamente ao conta rotações:
Depois de soldado, fica assim visto de trás da placa rectificadora:
Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!
Como não encontrei em lado nenhum um tuturial para extrair o fio do conta rotações de dentro de um alternador sem ficha W, e precisava de o fazer para mim, decidi documentar o trabalho para quem precisar de fazer o mesmo, e for aventureiro como eu!
Apos extrairem o alternador do motor (2 parafusos o de cima chave 13mm e o de baixo chave 16mm) há que abrir o bicho.
Para isto (e no meu caso que é um Bosh) temos de desapertar 4 parafusos como se vê na figura:
Depois, abrimos o alternador com umas pancadinhas de amor:
Depois de aberto podemos aproveitar para verificar o estado dos rolamentos . O que sofre mais é sempre o que está mais longe da poli da correia:
Agora é necessário extrairmos a placa rectificadora para podermos soldar o fio qque interessa. Para isto temos de desapertar os 3 parafusos assinalados a vermelho:
O sinal para o conta RPM tem de ser alterno e portanto temos de o ir buscar antes da ponte rectificadora de diodos. Antes da ponte temos as 3 bobinas e como se pode ver na figura, qualquer uma delas (os 3 pontos marcados) serve para extrair o sinal de corrente alterna que serve para ligar directamente ao conta rotações:
Depois de soldado, fica assim visto de trás da placa rectificadora:
Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!