• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Fio Conta Rotações

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Boas a todos,
Como não encontrei em lado nenhum um tuturial para extrair o fio do conta rotações de dentro de um alternador sem ficha W, e precisava de o fazer para mim, decidi documentar o trabalho para quem precisar de fazer o mesmo, e for aventureiro como eu!

Apos extrairem o alternador do motor (2 parafusos o de cima chave 13mm e o de baixo chave 16mm) há que abrir o bicho.
Para isto (e no meu caso que é um Bosh) temos de desapertar 4 parafusos como se vê na figura:

Depois, abrimos o alternador com umas pancadinhas de amor:

Depois de aberto podemos aproveitar para verificar o estado dos rolamentos . O que sofre mais é sempre o que está mais longe da poli da correia:

Agora é necessário extrairmos a placa rectificadora para podermos soldar o fio qque interessa. Para isto temos de desapertar os 3 parafusos assinalados a vermelho:

O sinal para o conta RPM tem de ser alterno e portanto temos de o ir buscar antes da ponte rectificadora de diodos. Antes da ponte temos as 3 bobinas e como se pode ver na figura, qualquer uma delas (os 3 pontos marcados) serve para extrair o sinal de corrente alterna que serve para ligar directamente ao conta rotações:

Depois de soldado, fica assim visto de trás da placa rectificadora:

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Experimentaei passar o fio para fora ao montar a placa por onde se vê a vermelho... tive de voltar a abrir e passar por onde está a marcado a verde, pois ficava esmagado contra a chapa do alternador:

Fechei como podem ver nas proximas 2 fotos. Atenção que como podem ver na 2ª foto, marquei o alternador antes de abrir para fechar na mesma posição:

Tenham cuidado ao fechar e ao montar as anilhas neste terminal, pois é o positivo e não pode fazer contacto com a chapa do alternador, por dentro tem uma anilha em plastico com uma envolvente do parafuso que o acompanha até cá fora, e a anilha maior que vêem na figura também é em plastico

O fio que montei ficou assim:

Na figura seguinte fica o esquema de todas as ligações:

Vermelho: Fio de corrente para carga da Bateria
Azul: Massa
Amarelo: fio que passámos para Conta RPM
Verde: Fio da Luz da bateria no tablier
Rosa: Excitador e ficha correspondente
Laranja: Tampa das escovas

Escusado será dizer que ao abrirem o vosso alternador podem aproveitar para mudarem escovas e rolamentos caso seja necessário, e já agora, limpem-no por dentro e deixem tudo bem lubrificado...

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

ToMiX

UMM
Registo
17 Mai 2008
Taranto, deste-me uma preciosa ajuda! Estou á espera que chegue o meu conta RPM'S mas no caso do meu alternador não sei se tem a fixa W. Se não tiver já sei que alguem fez uma BELA foto-reportagem sobre o assunto...
Obrigado e um abraço!

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas

Espectáculo:D:D:D:D

vou fazer o mesmo para o meu, so ainda nao tive tempo:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:

Obrigado pela partilha:p:p

Cumprimentos
Hernani

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Bom trabalho! Sou um zero a esquerda em electriidade, este tipo de tutoriais com fotos dão sempre uma excelente ajuda!
Obrigado!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
UMM Cournil 04/83

Registo
13 Jul 2008
boas
sim sr mais uma MAGNIFICA reportagem para ajudar a malta
muito obrigada taranto
E TAS MESMO::: (Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!)

Para amar umm UMM bastou um olhar... Agora para esquecer UMM só mesmo se eu morrer
um abraço
miguel

espanhol5

UMM
Registo
14 Set 2009
epah espetaculo!!!

tava ca eu a matutar a cabeça... e agora?? como vou por conta voltinhas no meu menino??

e ca esta uma bele solução e com muitas fotos para totos como eu em eletrecidade...

muito obrigado pela ajuda...

Abraço

clasico
HJ-03-13
1984-09-10

Agora sou Feliz...
Tenho um Cournil..

Pedro Santos
961268217

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
...Boa foto reportagem..!:p:p acho que ninguém ficou com dúvidas de como podemos converter os nossos alternadores.;)

Agora só falta mesmo mostrares qual o conta rotações que estás a pensar usar, onde o vais colocar ...e claro..! se funciona!!!;)(y).

Obrigado pela partilha...

Cumprimentos

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Olá a todos,
Mario, o conta rotações é um velho reconvertido, pois todos os manómetros que ponho no meUMM são modificados para fundo em branco tal como fiz para o conta Km, Gas, e temperatura.
Só ponho fotos quando tiverem todos prontos pois não gosto de mostrar trabalhos a meio.
Claro que depois se alguém quiser ajuda a modificar algum, posso mostrar como fiz e partilho com quem quiser os ficheiros do Photoshop...

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Boas Taranto

Não existe qualquer tipo de dúvidas sobre como fazer o trabalho, Só tenho mais uma questão para te colocar, qual o diâmetro do fio que usaste?

Cumprimentos
Hernani

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
boas,
Usei um fio multifilar de electricidade, normal, de secção 0,75mm2.
Mas penso que não deve ser necessario tanto.
Usei este porque era o que tinha por cá.
Os fios que saem do conta rotações que usei têm para ai uns 0,32mm2...

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Está excelente adorei este post. Força nisso adoro bricolage especialmente nos UMM´s

migneiva

UMM
Registo
12 Abr 2006
Boas!

Muito parabéns por este tópico!

Onde posso comprar um conta-rotações? Tenho de ter algum cuidado especial na compra?

Obrigado desde já!

Miguel Neiva
QD-87-84
www.naTTuga.com

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Boas amigo Neiva.
primeiro tens de ter suporte no tablier para ele, mas sendo quem és, isso arranja-se de certeza. Alias, o meu anda seguro graças a ti.
Quanto ao conta rotações, apenas um conselho, compra um que dê para gasoleo (até 5000rpm) os a gasolina s
ao até 7 a 8000rpms.
Já agora, existem alguns que têm afinação, esses ainda são melhores...

Top Inferior