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Fica S/diesel no na tubagem e depois não pega :(

Palu

UMM
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19 Ago 2006
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cUMMpanheiros.

Preciso de ajuda. O Alter Turbo está com um problema que desconheço. Pensava que tinha a ver com um corta corrente que instalei, depois como a bateria "morreu" pensava que era a bateria, mas agora com uma nova continua a acontecer.

Explico:
O UMM, esteve parado muito tempo. Meti a bateria nova e custou a pegar. (pensei ser normal dadas as circunstâncias), mas depois de pegar, ficar a trabalhar um pedaço e depois fazer uns 30 kmts em auto-estrada, cheguei a casa e não mais pegou. O amigo Pedro cá do forumm, deu-me uma ajuda e ao fim de umas tentativas a dar à chave e ao mesmo tempo a "dar" à bomba de gasóleo lá pegou. (segundo o Pedro, não havia gasóleo no circuito)
Pensava que tinha sido algo isolado, pois de vez em quando meto o carro a trabalhar dois minutos e está tudo bem. Mas hoje, depois de fazer uns 30 kmts na total normalidade, desliguei o UMM e não mais pegou novamente. É que mal desliguei a chave, voltei a tentar que ele pegasse e nada!!!
A bateria tem muita força (porque é nova), mas ele está "seco" de gasóleo apesar de ter vindo a trabalhar na normalidade. Tirei o tubo da bomba de gasóleo a ver se tinha e não saía nada, mesmo comigo a "bombar". Voltei a meter o tubo e mesmo ao fim de 5 minutos a tentar puxar gasóleo, o botão preto da bomba continua "mole". Tenho meio depósito de gasóleo. Não sei o que se passa mesmo.

Alguém tem uma pista ou já passou por algo parecido?

Obrigado e cUMMprimentos!!!


Já fui contaminado!!!
 

mpf22

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14 Jun 2011
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Boas Palu

Paulinho,ou tens algo a tapar a rede/filtro dentro do depósito,ou a bomba manual deixa passar ar e desferra o circuito.
Mas contudo podes aplicar uma válvula anti-retorno e vêr,se continuar a ficar sem gasóleo no circuito,o problema está no depósito.

Abraço

UMM ALTER II 2.5 TD 11/88
UMM ALTER II 2.5 D 01/93

M.Pedro
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Podes ter a membrana da bomba manual rota.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

mpf22

UMM
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14 Jun 2011
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Exacto,Alex,faltou esse promenor.;):D


UMM ALTER II 2.5 TD 11/88
UMM ALTER II 2.5 D 01/93

M.Pedro
 

PedroUMM

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31 Mar 2006
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O que o MPedro diz é o mais plausivel pela razão que afirma o Alex, ou seja, muito provavelmente está a entrar ar pela membrana da bomba manual por esta estar detriorada devido ao demasiado tempo que o teu UMM esteve parado.



Free2UMM
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Ou também podes ter os tubos podres. Começa por substituir os tubos e abre a bomba manual do gásoleo. Se o problema persistir então terás que limpar o depósito.

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Obrigado amigos.
Amanha o mecânico vai buscar o bixo e ver o que se trata. Vou-lhe comunicar o que vocês sugeriram porque de certeza que vai ajudar. Depois actualizo o tópico com o resultado. Espero que não demore muito tempo €€€... :)

AbraçUMMs.


Já fui contaminado!!!
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Paulo,

aconteceu-me tambem. (e vai acontecendo a muitos)
tens algum relato acerca de uma situacao similar no topico "Expedicao Africar" = viagem a franca em outubro 2011 de 2 UMM's que foram resgatar equipamento.

Circunstancias que podem causar os sintomas referidos:
1 - Estacionar em rampas / planos inclinados conta muito tambem.
2 - As bombas manuais do diesel por "falta de uso" ou "idade" acabam mais cedo ou mais tarde por dar de si.
3 - se tiveres algum tubo roto, tens vestigios de diesel no chao
4 - Estares com o nivel do combustivel ligeiramente abaixo de meio tambem conta, ate mesmo "a meio" a "pesca" do diesel nos UMM nao e' la grande coisa.


Sugestoes:
1 - Compra ja uma bomba completa do diesel (nao mais que 50 euros nova acho)
2 - Sem duvida se puderes nao perdes nada em trocar as linhas completas de combustivel.
3 - ao mesmo tempo que vais mexer em tanta coisa, aproveita tirar o deposito fora e fazes uma boa limpeza ao mesmo.
4 - E claro filtro de combustivel novo no fim dos trabalhos.
5 - Nao sei se "tentar alterar" a "pesca" do diesel sera boa ideia, um dia convinha pensar nisso, eu pelo menos vou.


Nota: o "injectar" diesel manualmente pressionando o "botao preto" no topo da bomba do diesel nao convem ser feito com o veiculo a trabalhar. No meu caso notei que quando estava a trabalhar o motor, o botao estaria "mole" ou ate sem "forca" como que se "sem pressao de mola" tivesse. Mal o motor e' desligado foi como que fizesse um "reset" ao sistema...entao o "botao preto" fica com "pressao de mola" ou quase duro e la se consegue "injectar" e ao fim de 5 ou seis "bombadas" sem mexer em mais lado nenhum pude certamente ir a chave rodar a ignicao e o UMM pegou perfeitamente, ainda recentemente no passeio do aniversario do Clube UMM aconteceu (devido a planos inclinados e combustivel a quase chegar a meio) e resultou.

Vai dizendo como correm as coisas
Abraco
CP


 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Andei há pouco tempo a dar cabo da cabeça e da paciência por causa de um problema igual a esse!

Inicialmente pensei que tivesse a ver com filtros entupidos, mas como tudo se manteve após a sua substituição lembrei-me de desmontar a zona onde trabalha a membrana de injecção manual, olha amigo fiquei boqueaberto com a quantidade de lixo que estava empragnado nas valvulas do corpo do diafragma!!!

Esta zona acomula muitos residuos provenientes do depósito e como fica antes do filtro e do lado de baixo da membrana não dá para perceber como está, o certo é que depois de tudo devidamente limpo e montado fiquei com o UMM a trabalhar na perfeição e até hoje sem mais problemas...

No teu lugar começava por aqui, é uma intervenção simples, rápida e sem custos ou qundo muito com poucos custos porque se a membrana já não estiver nas melhores condições aproveitas que estás com as mãos na "massa" e trocas-a por uma nova...


Abraço.

 

Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Carlos.

Fiquei surpreendido pela tua resposta a um tópico meu. Não estava à espera.
Tal como antes tinha dado os parabéns Sinceros pelo teu UMM pick-up, o qual espero que continue "máquina" como eu vi, quero agradecer também de forma Sincera a tentativa construtiva de ajuda. Sem mais demora..., aqui vai o que aconteceu hoje.

O mecânico (que soube hoje que tem uma peugeot 505 dele :) e começou a carreira dele como mecânico na gamobar, é um tipo altamente. Foi ter comigo a casa dos meus pais (onde o UMM teimou em emperrar) e disse que tinha de levar o UMM a trabalhar para a oficina. Para isso e depois de tentar um pedaço "dar à bomba" sem efeito, teve de puxar o gasóleo com um tubo à moda antiga. A sugar.... Ou seja, ainda bebeu um bocado de gasóleo..... Não é qualquer um....

Ali na hora disse que pelos sintomas parecia haver a conjugação de dois problemas. A bomba apesar de dar para "bombear" provavelmente teria pequena avaria ou rotura que desse origem a que o gasóleo "desferre" e comece a retornar aos poucos ao depósito. E a outra é que era possível ser uma avaria "intermitente" e que era a válvula de corte da bomba injectora. Podia estar com pouca saúde e actuar numas alturas e noutras não. Daí a eu queixar-me que depois de fazer por exemplo 30 quilómetros e se desligasse o carro e logo a seguir voltasse a tentar ligar, ele já não ligava.

Assim sendo, pedi-lhe que numa primeira abordagem e depois de ele dar uma vista de olhos na oficina, era meter uma bomba manual com válvula anti-retorno antes da bomba manual. (daquelas bombas que parecem uma granada) e a outra era substituir a válvula da bomba injectora.

Amanhã vou buscar o bixUMM e logo se vê como se comporta.
Mário Machado, se não for uma coisa complicada, vou ver isso de que falas, mesmo que a avaria fique resolvida. Se acumula lixo, então que se limpe... :)

Obrigado a todos pela ajuda e UMM abraço!

(volto a actualizar com a conclusão)


Já fui contaminado!!!
 
Registo
29 Abr 2010
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-
Olá,

Já foi aqui mencionado mas reforço a ideia.
Tive um problema semelhante e era a membrana da bomba manual que estava rota.

Cumprimentos
Pedro Santa Bárbara
 

Palu

UMM
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19 Ago 2006
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Viva a todos.

Só para concluir o tópico.
(há que dar o exemplo, porque há pessoal que vem aqui perguntar coisas e depois nicles....)

Foi o que os amigos disseram. (metade)
A bomba faz sucção e funciona. Mas tem ali alguma fuga que faz com o circuito do combustível "desferre" e o gasóleo retorne ao depósito. Mas é um processo que demora algum tempo. De um dia para o outro não se notava ou poderia dar um ligeiro atraso (mas pouco) na ignição.

A outra avaria, estava na válvula de corte da bomba injectora. Tinha avaria intermitente. Pois aconteceu, desligar o carro e se logo a seguir desse ignição, ele já não pegava.

REPARAÇÃO:
- Bomba manual com válvula anti retorno junto à bomba manual de origem.
- válvula de corte nova para a bomba injectora.

Preço de ambas as peças a rondar os 40 Euros.

Obrigado a todos pelas respostas.





Já fui contaminado!!!
 

VALTER GOIS

Iniciado
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21 Mar 2011
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boa tarde pessoal sera que podem me mostrar onde fica a valvula de corte da bi do 2.5 atmosferico porque ando com o carro uns kilometro e depois ele desliga ja trokei a bomba manual ta directo tubos novos lavajem no deposito ja nao sei o que fazer


valter
 
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