• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Fiabilidade 2.5 D e 2.5 TD

FCP5

Iniciado
Registo
25 Out 2012
Mensagens
7
Localização
Portugal
Boas tardes.
Na escolha do motor 2.5 D e 2.5 TD, qual é o melhor nos vários aspectos, nomeadamente, na fiabilidade, durabilidade, consumos, facilidade e custos de manutenção/reparação, etc.?
Obrigado
 
Registo
8 Fev 2012
Mensagens
866
Localização
Portugal
Boa tarde,

A tua pergunta é de pronta resposta.

Fiabilidade: 2500 atmosferico porque não tem um turbo, um intercooler, não aquece tanto
Durabilidade; depende muito mais do dono do que do motor em si.
Consumos: percorrendo os mesmos kms à mesma velocidade com a mesma relaçao nos diferenciais o turbo consome menos.
Custos manutenção; são iguais
Custos reparação: o turbo pode ser mais caro por possuir mais peças.

Agora são dois motores iguais com blocos semelhantes, cabeças ou colaças iguais mas completamente distintos em funcionamento mecanico.
Um turbo tem mais potencia mais arranque mais velocidade que um atmosferico.

Por isso muitos dos UMM's que sairam de fabrica atmosfericos foram convertidos para turbos.

Como sempre conduzi UMM's turbo não te posso dar muitas mais informações.
Hà malta com muito mais experiencia que seguramente te vai responder com mais clareza.

Abraço

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 
Registo
8 Fev 2012
Mensagens
866
Localização
Portugal
Viriato concordo plenamente contigo, mas repara para fazermos uma comparação directa e estamos a falar apenas de motor temos de trabalhar com os periféricos todos iguais.

Ou seja relações de transmissão atmosféricas, caixa de 5 velocidades, volante de embraiagem, embraiagens iguais tudo igual de modo a podermos fazer a tal comparação directa.

Nesta altura e deves concordar comigo, um motor turbo com relações atmosféricas fica deveras melhor que um motor atmosférico com relações atmosféricas.

Um motor 2.5 atmosférico tem a designação de XD3 e possui 75 cavalos
Um motor 2.5 turbo tem a designação de XD3T e possui 95 cavalos
Um motor 2.5 turbo com intercooler tem a designação de XD3TE e possui 110-115 cavalos

Estes valores de potencia são os que provem do fabricante não sei até que ponto é que serão reais.
Existem com certeza pessoas que te vão dizer que o atmosférico/aspirado é melhor. Outras que o turbo é melhor é como tudo.

Estou apenas a tentar de um modo sucinto realçar as diferenças. ;)


Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 

ustaka

UMMzito
Registo
3 Jul 2012
Mensagens
106
Localização
Portugal
Posso dar a minha opinião da experiência com o meu UMM.

Tem motor 2.5D caixa de 4, e ao que tudo indica saiu de fabrica com 75CV, alguns já devem ter saltado a cerca:p.

Em termos de arranque é bastante rápido, mas perde em velocidade ponta condicionado pela caixa de 4. Chega facilmente aos 80/90 e dá vontade de lhe meter a 5ª porque o motor tem capacidade para isso.

Em termos de consumo anda entre os 7,5/8L, dependendo da condução. São valores de consumo que me supreenderam após fazer alguns "testes". Antes de o comprar pensei que fosse gastar bastante mais.

Manutenção: Ainda não fiz nada a fundo, a não ser mudar oleo e filtros, mas penso que será muito semelhante ao turbo.


Espero ter ajudado a ilucidar.

Abraço,
 
Registo
11 Mai 2012
Mensagens
280
Localização
Portugal
Sou-te muito honesto, concordo com o FenixReborn, no entanto digo-te vale mais o dono que o motor em si, se souberes de onde vem e como está não tens problemas, se não, vai ser como eu e metade vai fora para por novo....
Abraço
Granhão
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Mensagens
3.156
Localização
-
Prefiro sempre o UMM turbo pois no geral é mais divertido e quando está sem mexidas até é económico. Em afinação normal, sem mexidas, sofre de um grande "turbo lag" que é compensado por uma subida de regime muito linear.

No entanto o UMM atmosférico permite-me uma utilização mais descontraida pois não tenho nenhuma preocupação com a fiabilidade. É, como diz o Viriato, mais bruto no arranque e tem um enorme disparo até atingir a máxima potência, depois disso dá para acelerar mais mas é só barulho. O meu atmosférico está com relações turbo mas não lhe noto grandes diferenças. O maior problema do atmosférico é o consumo de combustivel.








De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas
 

IZnogud

UMMzito
Registo
4 Mai 2009
Mensagens
62
Localização
Portugal
Boas
Tenho os dois, um turbo e um atmosferico.

Subscrevo algumas opiniões anteriores.

Fiabilidade é igual,
Consumos identicos, mas com velocidades diferentes.
Para uso no campo prefiro o atmosferico, muito mais divertido, o turbo é mais polivalente, mas tem o lag do turbo, depois de nos habituarmos...são apenas 2 formas de diversão.

Cumprimentos

N. Marçal
 

FCP5

Iniciado
Registo
25 Out 2012
Mensagens
7
Localização
Portugal
Bom dia a todos.
Obrigado pelas vossas opiniões.
Ainda não tenho nenhum UMM, mas o meu pai comprou um em 01/1992 2.5 D vermelho com tejadilho branco e autocolantes laterais amarelos e cinzentos, salvo erro.
Vendeu em 08/1997 na altura por 1000 contos, pois começou a circular um boato que a fábrica ia fechar, não iria haver peças para o carro, etc, uma série de incertezas lançadas para os proprietários na altura.
Sei que até hoje ele está arrependido de ter vendido o carro.
Um dia, se tiver possibilidades (€€€), gostava de ter um, a ver vamos o que o futuro nos reserva.
Daí ter lançado este tópico, pois quando um dia houver possibbilidades(€€€) de comprar um UMM, saberia qual o melhor a escolher.
Sei onde está o UMM que era do meu pai, o vermelho de tão queimado virou castanho, nunca foi pintado, e a primeira escolha seria tentar adquiri-lo.

Também já me falaram e vi em alguns tópicos no forum, dos motores anteriores aos 2.5 D e 2.5TD. Serão mais melhores do que estes?

E já agora, se escolher o 2.5 TD, seria com ou sem intercooler?

Obbrigado a todos.

Um abraço da Madeira
 

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Mensagens
381
Localização
-
O turbo é mais polivalente e bom para estrada, estradões, e viagens longas, para trialadas técnicas gosto mais do atmosférico que é o que possuo.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 
Top Inferior