• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Fedima Máxima / Insa Turbo Special Track

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas,

estou com um dilema e peço a ajuda de vocês mais experientes

preciso de montar uns pneus e apareceram as seguintes oportunidades
-Fedima Maxima 7.50/16 - 57,50€ (montados e com IVA)
-Insa Turbo Special Track 235/85/16 - 80€ (montados e com IVA)

estou baralhado e não sei o que fazer, queria aproveitar os pneus para subir um pouco em altura e também faço alguns Km em estrada. Como o meu é atmosférico também fiquei a pensar que seria muito pneu para pouco carro e então fiquei a pensar nos Insa Turbo em 205/80/16.

Agradeço os vossos comentários para me ajudar a decidir (ou não) por estes ou outros pneus.

Cumprimentos
Ricardo Marques

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
mais um para criar confusão
-Fedima F-MUD 235/85/16 - 75€ (montado e com IVA)

Cumprimentos
Ricardo Marques

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Boas

Tanho uns pneus nortanha 235/85 R16 montados no meu Alter Turbo e o que posso dizer
é que são um pouco pesados para o carro não pela força mas pelos diferenciais.
Vais ter vários problemas com os diferenciais.
Os 750 R16 são bem mais leves

Abraço Rui Martins

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Eu tenho uns Insaturbo Dakar 235X75X15 e estou bastante satisfeito, não tem o peso dos Fedima, são bastante silenciosos, muito bons em lama, têm um piso igual ao BF Mud Terrain, como tu também faço alguns Km's em alcatrão e até agora têm demonstrado bastante segurança e pouco gasto, por fim têm até o logo do Dakar no flanco (como se isso interessasse para a perfomance. O preço ficou-se pelos 71€ com IVA e montagem.

Uma Máquina Maravilhosa!!

Caveira

UMMzito
Registo
25 Ago 2006
Boas...
Se fores para a medida 205/80 r16 , insaturbo spcialtrack sem duvida:D:D:D.
A 80km/h consegues converçar la dentro na boa em molhado sem grande crise , sao pneus moles assim que aquecem aderem bastante bem , e fora de estrada ui, com uma pressao de 1bar aquilo cospe lama que nem um animal:p:p em pedra molhada tem muito boa traçao so na areia e que deixam a desejar mas nao se pode ter tudo:blush:.
Eu tenho uns montados no xaruto e ando todos os dias com ele hehehehe(tambem sou supeito) so tenho pena que sejam pequeninos :D:D:D. Ha um aparte se investires nuns de 10 em 10 mil troca-os de traz para a frente ( no meu caso nao liguei e tinha os da frente quase lisos e os de traz a meio piso:dizzy_face:) ja la moram ha um ano e muitos muitos muitos muitos quilometros em cima:D:D:D e mais atençao a dosear o acelerador e que tem mesmo muita traçao.
E so para baralhar mais um bocadinho as coisas hehehe:) e boas compras.

cUMMprimentos hc
Alter turbo 93

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas,

nova hipótese Seiça Expedition 205/16 - 65€ (montados e com IVA)

já agora alguém me pode elucidar, eu estava convencido que 205R16 e 205/80/16 era a mesma coisa mas tenho visto em alguns catálogos de pneus fazerem essa diferença, ou seja o mesmo pneu com o mesmo rasto apresentam as duas medidas diferentes e com indices diferentes, e a altura deles será a mesma???
Pelas minhas contas a diferença entre os 7.50/16 e os 205/80/16 anda na ordem dos 4cm de altura, segundo quase todas as opiniões devo prescindir dos 4cm de altura em prol de um pneu mais leve, mais pequeno e com menos arrasto ou seja que esforce menos a mecânica há alguém que tenha uma opinião diferente:D:D:D (preciso de incentivos para os Máxima:p:p:p:p)

Obrigado a todos

Cumprimentos
Ricardo Marques

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Eu gosto muito dos Seiça Expedition, mas sou suspeito:D.

Mas independentemente do pneu, eu ia para a medida 205, por vários motivos:

Medida homolgada - não há chatisses com IPO, nem com a policia,

Maior largura e menor altura de pneu em relação aos 7.5 (logo mais seguros), além disso os máxima são piso SAT, o que para a estrada é uma porcaria e ser for molhado ui ui!

Menor consumo de combustivel (no meu turbo andava pelos 2.5 litros de diferença) e menor desgaste mecânico(mas penso que não é muito relevante).

Eu digo isto, considerando que andas um bocado em estrada, e que tens um atmosférico.

Além disso, ao meteres um pneu reconstruído já vai subir um pouco o UMM.

Assim o melhor que posso fazer por ti é o seguinte: escolhe o que quiseres:D

mas eu não saía da medida 205R16.

Para acabar as medidas 205R16 e 205 80R16 são iguais. De resto desconheço as diferenças.

Já agora, viste o Fedima F-MUD? também tem boa pinta!:)

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas Aldeia,

já vi os F-MUD mas além de serem mais caros que os Seiça também me têm dito que pesam muito mais.
Em principio na medida 205R16 estou inclinado para os Insa Turbo Special Track

Já agora há alguma marca de reconstruidos a fazer a medida 215/85/16

Cumprimentos
Ricardo Marques

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
boas a todos
amigo ricardo os pneus 215/80 ou 85 só há para jante 15"
amigo snipers,se quiseres um piso um pouco mais agresivo,e que em estrada não te comprometem,(por experiência propria), em relação a pneus reconstruidos,tenho uns recip trial 205/16 que estão novissimos e digo-te para a lama não há melhor.o motivo é que quero comprar uns fedima siroco 215/80/15.

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas,

obrigado Joaquim,

Snipers a mim pediram-me 65€ pelos Seiça e 75€ pelos F-Mud em 205R16 já montados e com IVA

Um abraço
Ricardo Marques

Registo
7 Set 2007
Boas a todos! tenho uns fedima extreme e em piso molhado aé os acho ito porreiros, comparando com nortenha são bem mais seguros, e que me dizem dos insa turbo special truck em piso molhado comparando com os fedima extreme?

UMMABRAÇO

Caveira

UMMzito
Registo
25 Ago 2006
Originally posted by HelderFilipe

Boas a todos! tenho uns fedima extreme e em piso molhado aé os acho ito porreiros, comparando com nortenha são bem mais seguros, e que me dizem dos insa turbo special truck em piso molhado comparando com os fedima extreme?

UMMABRAÇO
[/quote
Boas em relaçao aos extreme nao sei porque nunca tive nenhuns (talvez seja o proximo jogo:D:D:D).
Mas os insa o spcial track ha chuva no problem so e perciso ter cuidado nos primeiros kilometros depois aquecem (derivada ha borracha ser mole) e é na boa , logicamente andando em velocidades 'normais' sem ser muito pata a fundo e nas rotundas e na boa ( se quiseres por o UMM a slidar e fazeres a rotunda acima dos 40 que sentes logo ele a querer fuguir mas nada de mais:D:D:D)

cUMMprimentos hc
Alter turbo 93

Registo
17 Nov 2007
Boas
O meu conhecimento é que uma medida que não tenha o segundo digito
tipo 205R16 tem de perfil 88
Portanto um 205R16 é na verdade 205/88/16
enquanto um 205/80R16 é claro 205/80/16
Este valor refere-se à altura do pneu e é a percentagem da largura
ou seja 80% de 205 ou 88% de 205 mm
Esta diferença (de 80% para 88% ) é tolerada no IPO e considera-se o pneu equivalente na maioria das situações

Um abraço
Nuno

Nuno Abreu

(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga

Luis XZ

UMM
Registo
16 Nov 2007
Mais um para a confusão!
Nortenha 4x4 TT, 205R16, 70% estrada - 30% Terra, reconstruídos, € 37,00 cada.

cUMMprimentos
Luis Araujo

Top Inferior