• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Faróis

numi

Iniciado
Registo
1 Jun 2007
Penso que sobre este assunto, ainda não haverá nada aqui no forum. A questão é a seguinte: pretendo intalar faróis auxiliares numa barra no tejadilho do meu UMM. Gostaria de saber marcas, caracteristicas, preços e também como se ligam, claro também com a indicação de relés. Relativamente aos faróis auxiliares dos máximos, já agora o mesmo. Um esquemazito vinha mesmo a calhar aqui pró pessoal do forúm.
Obrigado a todos.

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Eu n acho grande ideia faróis no tejadilho pq os galhos tendem a queres ficar com eles e mais uma coisa para efeito de IPO os faróis só podem ligar com os máximos.

AbraçUMM, André Pires

numi

Iniciado
Registo
1 Jun 2007
Mas os faróis auxiliares podem circular na estrada desde que estejam com tampa ou não? a ideia é, só ligar fora da estrada e quando necessário.
Relativamente aos faróis dos máximos, já tinha conhecimento

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Sim se estiverem acima da linha dos máximos tem de ter tampa se estiverem a baixo não, no teu caso se é para o tejadilho tens de ter tampa.
Há mt lojas que vendem isso e há para todos os preço baratos e mt caros mm!!!

AbraçUMM, André Pires

numi

Iniciado
Registo
1 Jun 2007
e montagem, como é feita? como se ligam os relés?

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Não sou a pessoa indicada para te dizer isso mas de certo que há alguém que perceba mais de electricidade que te explique.

AbraçUMM, André Pires

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Retirado do forum Patrolaventura

Aqui está um esquema para ligação de 4 farois.
Se pesquisares no google encontras mais ;)

Retirado do forum Patrolaventura

Para acenderem com os máximos o fio que vai ao 86 do relé passa a ir ligar ao fio dos máximos,ou relé dos máximos em vez de ir ligar ao interruptor

Filipe Pinheiro

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
aconselho que para 4 faróis n se use só um relé... ou entao terá que ser um potente.

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Numi, eu se chegar a colocar farois no tejadilho serão colocados conforme o esquema acima representado não os ligarei aos máximos porque esses farois dão-nos mais utilidade no mato, quanto á quantidade de relés sou da opinião do Nunumm (não usar apenas um relé para 4 farois) mas sim 1 relé por cada par de farois.... se queres meter 4 farois então utiliza 2 relés ... 6 farois 3 relés ou então um bem potente que aguente com essa quantidade de farois tudo isto para que não exista sobreaquecimento e venhas a ter problemas electricos.
CUMMprimentos

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Se forem lampadas de 55w cada uma não tem qualquer problema em montar só um relé para 4 farois,pois cada uma vai consumir 4,5A,no total dá 18A de consumo.Ainda fica dentro do limite de 20A do fusivel.

Filipe Pinheiro

numi

Iniciado
Registo
1 Jun 2007
Bem, era isso mm que eu queria, Vcs são todos uns Bacanos. E marcas porreiras de faróis? Vou tentar encontrar os relés.

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Na marca dos farois não te posso ajudar mas não vás para os mais baratuchos porque normalmente duram pouco e começam a ter problemas de fixação e espelhado mais cedo.Normalmente dá para ver mesmo por quem não perceba muito do assunto quais é que são mais robustos.
Nos relés tenta comprar uns que já tenham encaixe para um fusivel,acho que a hella tem,são uns azuis.

Filipe Pinheiro

numi

Iniciado
Registo
1 Jun 2007
No Site patrolaventura os esquemas que lá existem não batem certo, com alguns textos de lá tb. Isto é o borne do relé 85 vai ao interruptor e o 86 à massa. Como será na realidade? Já agora Nunumm de onde és, enviei-te uma pm.

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Bem eu já liguei relés das duas formas e nunca deram problemas porque esses dois contactos servem para acionar o interruptor electromagnético que se encontra dentro do relé para que possa haver passagem de corrente da bateria até aos farois.
CUMMprimentos

Top Inferior