• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Fantasmas...

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Há uma semana, verifiquei que anda um fantasma no Cournil!

Havia continuidade entre os 3 fios. Foi-me sugerido tirar as lampadas e voltar a medir. Agora só há continuidade entre o pisca (amarelo) e o mínimo (branco). Isto revela falta de massa?

Alguém me explique como se eu fosse muito burrinho por favor!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Registo
19 Jan 2012
possivelmente tens o fio do pisca descarnado em algum sitio a encostar ao fio do mínimo... Mas para mim a avaria vem do comutador de luzes... Está a dar passagem.

Retira a ficha do comutador e mede as continuidades com as lâmpadas tiradas

cUMMps

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Não será por aí. É um cournil, tem comutadores independentes para luzes e piscas.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Alex, sem as lampadas postas, não terá nada a ver com a massa... A ideia de tirares as lampadas é exactamente essa, sem elas não pode haver continuidade entre o minimo e o pisca... no entanto, tens mais um pisca e um minimo desse lado, certo? tens de tirar todas as lampadas de pisca e minimo comuns, ou seja, á frente e atras do mesmo lado.

Se o problema se mantiver, tens um curto entre os 2 fios algures no circuito... pode ser no botao dos 4 piscas (se tiver) ou no proprio farolim... infelizmente desconheço totalmente o circuito electrico dos Cournis... Tira o farolim fora e vê as ligações por trás... há de ter uma ficha... desliga o farolim e mede a continuidade directamente no circuito do carro...

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Não há fichas. Os fios ligam directamente da caixa de fusíveis até às lâmpadas. Tentarei amanhã tirar todas as lâmpadas de pisca e mínimos.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Registo
28 Abr 2007
Pelo que estou a ver na foto tens de ter cuidado com esses fios a passarem junto das lâmpadas e junto a chapa onde faz a massa das lâmpadas,por aí pode logo começar um curto circuito.
E ao longo da cabalem pode haver um fio derretido e encostar noutro.

A Estrada Acaba e o UMM Continua

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Tem botao dos 4 piscas?
Se sim tira-o tambem
Se a continuidade desaparecer, monta primeiro o botao dos 4 piscas para veres se é daí...

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Tirei todos os mínimos e piscas e deixei ficar o interruptor dos quatro piscas.
Já não há continuidade.
Isto significa?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Olá.

Não tenho a certeza mas podes até ter uma das lampadas dos minimos a fazer-te isso!

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

Registo
29 Abr 2012
Atenção à medição da continuidade.É normal teres continuidade com as lampadas colocadas devido às passagens pelos filamantos à massa, que será tanto maior quanto o numero de lampadas que fecham o circuito .Não é normal é teres uma continuidade muito proxima de 0 OHM o que pode significar um encosto .Se não tens continuidade sem lampadas tens tudo bem.

Alcobaça

[email protected]

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Exactamente.
Isso significa que não tens problema nenhum no circuito, nem curtocircuito no botao dos 4 piscas
Tal como diz o Ruben, as lampadas são "resistencias" que fazem ligação dos polos á massa, basta teres 1 lampada de minimos e 1 de pisca para teres continuidade entre os polos dos minimos e desse pisca pela massa (pisca - massa - massa - minimos). ao tirares todas as lampadas e deixares de medir continuidade, asseguraste que não há curto circuitos no circuito electrico do carro.

Afinal que fantasma tens? Estive a ler os teus topicos e apenas conclui que tinhas continuidade entre os minimos e o pisca ( com as lampadas é normal).
Se o teu problema é ligares um pisca e acenderem os minimos ou vice-versa, 90% das vezes é falta de massa numa das lampadas, e resolve-se tirando as lampadas uma a uma e raspando os pontos de contacto com ajuda de wd40... pode tambem o problema ser na ligação dos fios ao farolim...

Top Inferior