• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Estalos Diferencial da Frente em 4x4

ricardo_umm

Iniciado
Registo
27 Jan 2011
Boa Tarde Amigos!

um mal nunca bem só, ainda não reparei a C.T e já encontrei nova avaria!
Foi ao monte buscar uns rolos, e com a tracção ligada e a fazer alguma força reparei nuns estalos no diferencial da frente!Desliguei a tracção e o estalos não voltaram a acontecer. Agora apenas acontecem se tentar fazer arranque rapido!
Deitei -me debaixo do animal e reparei no seguinte, com os cubos no 4x2 rodei o eixo dto que entra no diferencial e semi-eixo que vaia à C.T roda em 4x4 não roda (normal) no eixo esq. que entra no diferencial roda mas o semi-eixo que vai à C.T não roda, apenas roda ligeiramente mas não dá nenhuma volta completa!

Que avaria poderá ser??

O diferencial da frente foi reparado á cerca de 4/5 anos e não tem 1000km de uso!

1 Abraço e obrigado!

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Primeiro, para tratar as coisas pelo nome:D
O que vai da Caixa de Transferência até ao diferencial chama-se veio de transmissão.
O que vai do diferencial até a roda chama-se semi-eixo.

De nada custa (vá tens que meter 1 litro de valvulina nova) abrir a tampa do diferencial e ver como estão os dentes. Uma afinação incorrecta aquando da última montagem pode resultar em desgaste excessivo.

Com os cubos em 4x2, se a força for aplicada na roda, o normal será não rodar nada para além da roda. Se a força for aplicada no veio de transmissão, deverás ver as cruzetas junto da rodas a rodarem.

Confesso que não percebi muito bem o que escreveste. De onde és? Um olhar e uns ouvidos mais experientes poderão ser úteis ao vivo...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

ricardo_umm

Iniciado
Registo
27 Jan 2011
boas!

sou de coimbra!

obrigado pela correcção dos nomes, assim é mais fácil para me explicar!

o teste que fiz foi o seguinte.

rodando o semi eixo do lado direito em 4x2 o veio de transmissão roda!rodando o semi eixo do lado esquerdo em 4x2 o veio de transmissão não roda, apenas dá ligeiros balanços! suponho que os estalos qd a tracção exerce mais força seja daqui. Mas mesmo com a tracção desligada se tentar arrancar com mais aceleração também se ouve os estalos!

Eu assisti a tudo quando o diferencial foi reparado mas essa da afinação não tenho ideia de nada!!Que tipo de afinação pode ser feita? Se os dentes mostrarem desgaste tou tramado, certo?

1 abraço

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Quando rodas o semi eixo do esquerdo, o semi eixo do lado direito não roda? Eu também estou perto de Coimbra. Se quiseres manda-me o teu contacto por PM e vemos isso melhor ao vivo. Domingo estou livre.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

ricardo_umm

Iniciado
Registo
27 Jan 2011
Isso não reparei, mas amanhã tenho que ir buscar mais uns rolos e já faço esse teste!!por norma tem que rodar não é?

abraço

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Se nada estiver partido, o movimento é passado de um semi eixo para o outro, sendo que giram em sentidos contrários. O veio de transmissão pode ou não girar. Tens a certeza de que tens tracção a frente quando precisas dela?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

ricardo_umm

Iniciado
Registo
27 Jan 2011
ok!

sim tenho, isso tenho!!apenas qd o obrigo a fazer mais força ouço os estalos!e da a sensação que nessa altura a tracção se passa se continuar a insistir!!

abraço

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Domingo eu passo aí, mas deixo já um conselho: Não vás a lenha amanhã, ou pelo menos não ligues a tracção. Tira os parafusos que seguram a tampa do diferencial, com uma gamela por baixo para amparar a valvulina/lixo que vai cair. Tem atenção ao que cair, vê se não tem ferro a mistura, e como uma boa luz olha lá para dentro. Isso cheira a dentes partidos. Abrindo logo se vê...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

ricardo_umm

Iniciado
Registo
27 Jan 2011
também me lembrei disso, mas o barulho tenho quase a certeza 99% que é á frente do lado direito!

1abraço!

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Boas;

Isso cheira-me que é uma cruzeta nas lonas.

é aquela peça em forma de cruz que faz a articulação no semi-eixo.

Faz um teste, com as 4X4 ligadas na alavanca e nos cubos e o jipe com as rodas da frente no ar, rodas a roda para a frente e para trás e vês se tens uma grande folga na cruzeta. Pelos sintomas, uma delas deve ter uma folga enorme.

cUMMprimentos;

tartaruga

UMMzito
Registo
15 Jan 2010
amigo, nao sou grande conhecedor de mecanica, nao vejo nada de anormal nisso, pois se agarrares no que roda e fizeres rodar a transmição mesmo com a mão deves de ver que o que não roda passa a rodar. eu acredito que possas ter a corrente da caixa de transferencias nas lonas, por vezes os estalos transmitidos custam-se a perceber de onde veêm.

ricardo_umm

Iniciado
Registo
27 Jan 2011
bom dia amigos!

ontem fiz o teste que o Alex perguntou se já tinha feito...rodando o semi-eixo da direita o da esquerda roda em sentido contrario mas o veio de transmissão não rondou.

Amigo Abreu, também é um possibilidade desde que o tenho a para ai 8 anos nunca coloquei nenhum cruzeta do veio. O que tem folga é a rotula inferior desse lado do semi-eixo mas penso que isso não deve ter influencia nos estalos!Mas vou fazer esse teste que sugeres amigo!

Tartaruga, eu espero que não tenhas razão! Mas em breve também vou tirar C.T para substituir rolamentos e retentores e logo vejo!

1 abraço e obrigado!

ricardo_umm

Iniciado
Registo
27 Jan 2011
Amigo Abreu,

fiz esse teste, rodei a roda para a frente e para trás. Nota-se alguma folga na cruzeta mas não me parece que seja muita mas também não tenho mta experencia nessa área!Reparei é que já não tem o plastico preto em relação á outra.

nota: rodando a roda a outra roda no sentido contrário.

vou testar de novo em 4x2 se ouvir os estalos na mesma é porque o problema não é da cruzeta correcto?

Abraço

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Esse estalos parece-me que virão da caixa de transferências. Contudo uma inspecção visual ao interior do diferencial dianteiro deve ser feita. Mas eu aponto para a caixa de transferências.

UMM abraçUMM

j.aldeia

ricardo_umm

Iniciado
Registo
27 Jan 2011
Boas Amigos!

fiz um novo teste em 4x2 em altas ou baixas em arranque mais rápido do que o normal...ouço os tais estalos ou uma coisa parecida com " take, take"..logo sendo em 4x2 a hipotese de ser do diferencial da frente tá colocada de parte!

disseram-me que por norma a corrente que fica ko é a das baixas. não acham estranho ser logo as 2?

eu tenho a c.t ko ( https://for-umm.pt/oldthreads/14898 ), ta gripada e o veio transmissão tem um pouco de folga onde entra na c.t! isto não poderá ter influencia?

será mesmo as correntes?ou poderá haver outra hipótese?

1 abraço.

L

LTmaverick

Guest
faz em altas e em baixas??? se sim acho estranho as 2 correntes terem dado o berro ao mesmo tempo.. ve la isso bem..

I commend your courage, but I will show you no mercy!

Top Inferior