• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Esquema Eléctrico Piscas

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010
Boas,

Como alguns sabem o meu COURNIL anda em restauro à uns bons 20 meses tendo agora entrado no que parece ser a recta final (já tá na recta final à uns bons 2 meses mas pronto é o que é).

https://for-umm.pt/oldthreads/13546/7

No entanto persistem alguns problemas que parecem não me querer largar e deixar-me usufruir do jipe, neste momento o COURNIL levou uma instalação elétrica novinha em folha, e se graças ao forumm muitos dos problemas elétricos foram resolvidos, como foi o caso da ajuda obtida neste tópico https://for-umm.pt/oldthreads/19690 pela mão do Ravediver,Alex e jmpp.

Persiste um problema no minimo insólito pelo que o eletricista me diz, não "existe" cablagem nem reles na instalação elétrica nova para o piscas e mesmo seguindo o esquema elétrico que lhe arranjei não consegue por os mesmos a funcionar.

Como foram artistas a desmontar sem marcar nada, já que era para por uma nova, agora não fazem ideia do como por tudo de volta no sitio, uma vez que quando o jipe lá entrou tinha os piscas a funcionar pelo menos de um lado se bem me lembro.

Assim sendo pedia mais uma vez a ajuda de algum UMMISTA da zona do Porto que tivesse a disponibilidade de levar o seu COURNIL à garagem onde tenho o meu COURNIL, ou em alternativa posso levar o eletricista à garagem de alguém para que possa visualizar a dita cuja instalação elétrica e perceber onde anda a fazer borrada.

O carro esta a ser alvo de intervenções na rua Damião de góis, depois do cruzamento com a rua de S. Brás, a seguir ao stand da Mini, para quem segue em direção ao Jardim do Marques.

A ajuda vale uma francesinha no hotspot, quando finalmente conseguir lá aparecer, já que a vida profissional não tem permitido. E no mínimo umas minis na hora a quem poder ajudar.

Qualquer dúvida ou ajuda é só mandar PM ou responder aqui no tópico

Obrigado

CUMMprimentos

André Lopes
UMM COURNIL Jan-83

Registo
11 Mai 2012
Se a parte electrica for igual a dos alter 2 disponobilizo o meu mas so quando sair da garagem...(esta semana)

titorodrigues

Iniciado
Registo
16 Mai 2012
E só os piscas

Vou fazer um esquema

E já o posto aqui

Haja Pó, Lama, Sol, e Chuva UMM sempre a mãumm

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010
Boas,

Alex penso que a instalação eléctrica do alter nada tem haver com a do COURNIL, mas obrigado pela oferta.

Tito o problema é mesmo só a questão dos piscas e presumo que o interruptor de luzes emergência. Já vi as restantes luzes a funcionar, mínimos, médios e máximos à frente, quadrantes, stop e presença atrás.

Imprimi-lhes este esquema electrino em A3 para não terem de forçar mto a vista, mas mesmo assim nada feito

http://img855.imageshack.us/img855/8396/esquemaelctcournilhd.jpg

CUMMprimentos

André Lopes
UMM COURNIL Jan-83

titorodrigues

Iniciado
Registo
16 Mai 2012
Lopes aqui vai o esquema, peço desculpa, mas foi feito no paint depois faço outro em condições para o pessoal do forumm

ja agora qual é o relê que estas a usar?

Este esquema é para um relê bimetalico ou tambem se chama relê termico, eram os relês usados antigamente.

titorodrigues

Iniciado
Registo
16 Mai 2012
Atenção o fio que vai a manete deve de passar na saída da alimentação do canhão de ignição, porque como eu meti aí vais conseguir fazer piscas com o carro desligado, e para o botao de emergencia tem de sair de outra alimentação que venha direta da bateria. Sori pelo erro.

A cor dos fios e irrelevante.

Se quiseres manda uma foto do relê, que se veja o esquema que esta pintado nele, e qual a referencia do mesmo

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010
Boas

Tito o melhor que consegui com o telemóvel foi isto ajuda alguma coisa?

O ultimo é o que esta montado no COURNIL para "testes"

Abraço e Obrigado

CUMMprimentos

André Lopes
UMM COURNIL Jan-83

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
a diferença entre a cablagem do Cournil e a do Alter está apenas no facto de sobrarem fios com terminais que não têm uso no Cournil; o resto é igual e claro que o Alter também tem piscas!
o meu está longe daí, mas se por cá passares... ;)

titorodrigues

Iniciado
Registo
16 Mai 2012
Esses 3 relês que tens aí, nao são reles de piscas, mas sim usados para as luzes, são reles que quando accionados, ficam apenas ligados, como acontece nas luzes

Tens de ter um relê bimetálico, que tem apenas 3 contactos, 2 dos contactos são para a bonine (resistência), e o 3 para a luz avisadora no painel

Atenção com o botao de emergência, se este nao estiver bem ligado, os piscas nunca vão trabalhar

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010
Obrigado Tito.

Vou levar o esquema ao eletricista para ver se finalmente descobre o problema.

CUMMprimentos

André Lopes
UMM COURNIL Jan-83

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boa tarde.
Se quiseres vir à Trofa, tem lá um cournil e o dono de certeza que não se importa que vejas isso.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

titorodrigues

Iniciado
Registo
16 Mai 2012
Lopes se quiseres levar um esquema em condições, espera por amanha, na minha hora do almoço meto aqui um esquema em condições, com esse esquema o teu electricista, nao vai lá da perna, esse esquema e só para demonstrar como funcionao os piscas, para teres uma ideia, no esquema que fiz só meti 1 fio e duas saídas no butao de emergência para demonstrar como e mas na realidade o butao de emergência usa 6 fios, e o esquema e um pouco mais complexo.

Já agora o manete onde tens os piscas, que mais e que faz, ou e só os piscas, e que já vi um esquemas em que a manete dos piscas faz as luzes buzina, etc

Vê lá isso da manete, que eu dou-te o esquema para o teu electricista confirmar as ligações

Vou meter aqui um esquema em que a manete e só dos piscas

titorodrigues

Iniciado
Registo
16 Mai 2012
Aqui esta

Atenção a ligacao que eu meti a tracejado, se por acaso como esta os piscas funcionarem mas quando carregares no botao de emergência deixarem de dar, fazes o seguinte, em vez de ir buscar os 12v a alimentação desse relê, podes ir ao fio 12v da alimentação da sofagem ou ainda podes adicionar um novo fusível, vindo de uma alimentação directa da bateria na caixa de fusíveis.

O relê bimetálico que te dizia esta descrito como 17 no esquema

O teu electricista que use um multimetro e que verifique os contactos, do botao de emergência. Nao te posso fazer isso porque neste momento nao estou em Portugal, e nao tenho um botao comigo.

Mas e como te digo este esquema e se tiveres a manete só para os piscas, se for outra manete, o esquema e outro.

lopes83

UMM
Registo
9 Mai 2010
Boas Tito

És o maior... o esquema tá do camandro... se o gajo assim não perceber mais vale trocar de profissão.. mais papinha feita do que esta é impossível!!!

A manete dos piscas só faz mesmo piscas por isso o esquema é mesmo este a outra é k tem as luzes e a buzina e essa já tenho com tudo a funcionar.

Só te posso agradecer e quando tiveres de volta a Portugal avisa porque estou-te a dever uma francesinha, uns finos, café e uma voltinha no COURNIL com os 4 piscas ligados para ver o resultado do teu esforço :D

Tozé se tudo o resto falhar rumo à trofa :D Obrigado

Pedia também a administração que passa-se este tópico para o folder da Electricidade, face a informação que aqui está parece-me ser esse o local mais correcto... já troquei o nome ao tópico para ficar mais percetivel a quem pesquisa

CUMMprimentos

André Lopes
UMM COURNIL Jan-83

Top Inferior