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Espaçadores?

martim

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2 Ago 2013
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Gostava de alargar um pouco a pegada do meu turbo pois vou espertar as molas para a semana e ele vai ficar um pouco mais alto (e finalmente direito). Alguém me sabe aconselhar qual a medida dos espaçadores para não sair para fora do corpo (mas ficar à face) nem dar problemas?

Tenho as jantes 15" de origem do Turbo com Fedima Fronteira 235/75r15.

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MarioMachado

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31 Out 2008
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Não compres espaçadores!!!
O dinheiro que gastas a compra-los dá para adquirires umas jantes usadas em bom estado com o offset necessário para colocares o jipe ao teu gosto sem comprometeres a tua segurança e logicamente das outras pessoas.
Os espaçadpres se não estou em erro são assessórios proibidos, não se fala muito nisso até que um dia alguém se lembre de porem as autoridades e inspectores dos centros de inspecção a estarem atentos aos todos terreno com eles!!!

Eu pelo menos conheço um amigo que teve de sair de uma inspecção com o jipe chumbado por causa deles, no caso dele só teve de ir a casa retira-los e voltar a uma reinspecção sem eles...
cumps

 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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quote:Originally posted by martim

Que perigo representam espaçadores bem feitos?

As únicas jantes q gosto de ver no UMM para além das de origem são estas: http://img139.imageshack.us/img139/703/anuncios031.jpg



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Acredita Amigo, se os espaçadores não representassem qualquer risco para a segurança do veículo eles não seriam álbum de reprovação!!

Se pensares um bocadinho facilmente chegas a essa conclusão, pois são peças que ficam a servir de suporte da roda precisamente entre a mesma e as bases dos semieixos.

Cumps.
 

martim

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2 Ago 2013
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As reprovações nas IPO estão longe de ser lógicas ou baseadas na segurnça e tenho uma longa experiência disso. O chumbo numa inspecção não é sinal de falta de segurança, é apenas sinal que algo foi alterado.

Se eu colocar discos atrás e o sistema funcionar (e obviamente for melhor) e não tiver um pingo de deficiência como é fácil comprovar nas próprias inspecções, o jipe chumba à mesma... apesar de ser uma melhoria à segurança em TODOS os aspectos. O mesmo se aplica a componentes da suspensão, e já nem falo dos pneus/ jantes. Basta ser uma alteração ao original para resultar num (possível) chumbo.

De qualquer forma, se o único problema for a inspecção, considero algo de fácil resolução: tiram-se os espaçadores, vai-se à inspecção e volta-se a colocar... mais fácil que mudar pneus, jantes, escape ou suspensões.

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aloevera

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2 Mai 2008
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Ola martim,

Sera que podes partilhar aqui uma ou duas fotos para demonstrar que tipo de espacador estas a pensar aplicar?

Popularmente o pessoal atribui DOIS nomes a pecas bem diferentes;
- "bolachas"
Ou
- "espacadores"

Ora partilha ai o que e' que vais po no "prato" pa comer?



 

martim

UMMzito
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quote:Originally posted by aloevera

Ola martim,

Sera que podes partilhar aqui uma ou duas fotos para demonstrar que tipo de espacador estas a pensar aplicar?

Popularmente o pessoal atribui DOIS nomes a pecas bem diferentes;
- "bolachas"
Ou
- "espacadores"

Ora partilha ai o que e' que vais po no "prato" pa comer?


Quero "comer" disto: :)



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UMManiac

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22 Jan 2008
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Pois Martim dou-te o meu exemplo, tinha espaçadores no meu UMM AlterII Turbo, com 235/75/15 e comecei a notar um gasto muito prematuro dos rolamentos, mas o mais grave foi um dia em que tive um pequeno grande susto, que só não teve consequências mais graves por sorte, circulava na estrada a uns bons 100km/h, quando ouço estouro e a roda traseira passa por mim, felizmente não bateu em ninguém, consequência um semi-eixo partido. Se foi devido aos espaçadores, não existem certezas mas que provoca um maior stress a rolamentos e semi-eixos isso provoca. Mas a escolha e tua. Para mim as jantes foram a solução.
 

martim

UMMzito
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Eram espaçadores como os da foto ou simples bolachas apertadas com os pernos de origem?

Tecnicamente consigo perceber que uma maior distancia/ alavanca vai criar um esforço maior nos rolamentos, mas de que modo é q isso não acontece com as jantes de offset diferente?

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filipeumm

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29 Mar 2006
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O maior problema destes espaçadores é as porcas de aperto ao semi-eixo estarem "escondidas",como a largura das vias está maior o esforço nos pernos tambem é maior e com mais risco de se partirem, com espaçadores só se ve que estão partidos quando parte o ultimo...quando salta a roda fora...ou as porcas começam a alargar e não se dá por isso.
Tambem há o comum montador de peças que dá um aperto "áh HOME" porque como as porcas estão "escondidas" "é melhor apertar bem isto"...e lá ficam os desgraçados dos pernos moidos ou perto.Isto já tendo em conta que os espaçadores foram bem feitos e com as porcas indicadas...
Com umas jantes 15 de origem com os centros virados resolves o problema pelo mesmo preço dos espaçadores e escusas de ter chatices com IPO e autoridades.
 

UMManiac

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22 Jan 2008
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Pois mas o meu problema nao foram pernes partidos ou desapertados foi mesmo semi-eixo partido. Sem aviso nenhum simplesmente partiu e com um corte certinho, parecia cortado a laser. Mas ja passou semi-eixo "velhinho em folha", (impresionante o preço que pedem por um semi-eixo novo),espaçadores fora e jantes com offset negativo de 7" probelma revolvido :)
 

aloevera

UMMzão
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2 Mai 2008
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Martin, estas com vontade de ler???

O excesso de informacao ou por vezes a falta da informacao adequada e correcta em relacao a equipamentos ou acessorios torna complicado a escolha ou ate a aplicacao dos mesmos.

Uma das questoes e' saber se o equipamento "xis" da para aplicar ou nao.

Em regra tudo e' possivel...viva a Engenharia!
Mas este tudo ser possivel tem muitas palavras pelo meio e correccoes ou alteracoes a caracteristicas tecnicas originais ao equipamento que vai receber "xis".
Em resumo para respeitar regras de engenharia e fisica nao se pode simplesmente respeitar o "aperto" ou "passe" desta ou daquela peca.

Se um fabricante de um veiculo construiu determinada seccao do mesmo veiculo e considerou resistencias de material, comportamentos "TABELADOS" de certos materiais etc estao la calculos e antes de se fazer algo ou "comprar acessorios" temos que saber que valores e' que trabalham nessa seccao/area desse veiculo.

Complicando, e para fazer as coisas "as direitas" vais ter mesmo que queimar a pestana (o que nao e' impossivel + saber colher informacao na NASCENTE e correcta) e saber e estudar TODO o percurso inverso desde a peca nova a adquirir (neste caso espacador) e ver ate onde a "influencia" deste novo "corpo estranho" vai alterar ou danificar comportamentos do "conjunto" que ate a data estava em "harmonia".

"Harmonia" ate certo ponto pois toda a peca mecanica por si so sofre desgaste pelo desempenho de todas as pecas de friccao dada a sua funcao e contacto fisico entre elas.

Resumindo muito sucintamente tens que ver ou saber interpretar os valores em que:
- as porcas UMM trabalham, valores de tolerancia de carga, flexao, resistencia...
- os pernos UMM trabalham, valores de tolerancia de carga, flexao, resistencia...
- os semi eixos UMM trabalham, valores de tolerancia de carga, flexao, resistencia...
- ...e ate poderas parar, mas ate aos pistoes tudo e' desgaste e material de contacto/friccao.

Entendendo que "carga" nao e' tonelagem ou capacidade fisica de carga do UMM ja nao e' mau.
Entendendo que todos esses indicadores / ficha "tecnica" de cada componente sao indicadores do material em optimas condicoes de conservacao = NOVO,
podes entao dizer que estas a trabalhar numa base "certa".

Todo e qualquer "calculo" feito em material em condicoes de conservacao duvidosa ou OBSOLETA e' arriscado e brincas com a tua e a seguranca dos outros utentes da via publica.

Sao inumeros os casos de veiculos em que por ignorancia ou alheamento das condicoes fisicas por parte do proprietario do veiculo certos componentes mecanicos "cedem" e colapsam.
Um semi eixo nunca vai partir se nao estiver em carga como qualquer outro componente mecanico, e para estar em carga tem que estar em rotacao/movimento, e quem se refere a um semi eixo obrigatoriamente tambem menciona os pernos onde apertam as jantes por exemplo.

Serao imensos os casos em que por pessima manutencao ou alheamento por parte do proprietario veiculos com fraca manutencao vao colapsar e ver componentes mecanicos vao "ceder".

Para por em perspectiva se um veio de transmissao partir....a estabilidade do veiculo pelo menos nao sera afectada (mas ja vi de tudo) e a seguranca dos passageiros e outros nao sera afectada tambem.

Outros componentes que interferem directamente com a "estabilidade" = "estar de pe" do veiculo a historia nao sera infelizmente igual.
Aqui um amigo proprietario UMM vitima desta caso:







Caso peculiar desde nosso amigo UMM em que usou o que e' chamada na rua de "BOLACHAS". (disco furado ali perto da chave de rodas)
Pessima solucao para qualquer alargamento de vias minimamente responsavel.

Neste caso em particular ate foi uma jante mal apertada, situacao que "desgasta" tao rapidamente os pernos onde as jantes apertam que foi uma sorte nao ter havido "danos". Isto se o condutor nao tiver nocao que algo vai mal com a estabilidade do veiculo, podendo ir a tempo de imobilizar o veiculo, neste caso foi tarde demais.

Nao faltam "discos espacadores" no mercado, como nao faltam pontos de comercio que dizer cozinhar este ou aquele prato...nem todos fazem ou saber fazer como deve de ser.


Nunca se pode pegar num item/acessorio e "chapar" sem considerar todo o restante conjunto ja existente e as consequencias positivas ou negativas.

Para pensar e imaginar bem fica mais uma imagem que tambem ajuda a por em perspectiva comportamentos ate da suspensao/estabilidade e "toque de estrada" com o recurso a espacadores:




Espacadores de qualidade sao espacadores que minimamente obedecem a pelo menos:

- Fabricacao em ligas de aluminio de aeronautica
- Maquinacao com precisao e devidamente adequadas e balanceados para um encaixe perfeito no veiculo.
- Com resultados em exames de teste de carga/stress mecanico
- Normas de tratamento de superficies de acordo com os standards DIN EN ISO 9227
- Ou com homologacoes T.U.V.
- Consideravel reducao de peso comparado com espacadores em aco.

Dentro destas linhas sera o ideal e existem algumas casas profissionais bem presentes no mercado, podes dar uma vista de olhos em http://eibach.com/america/en/performance-suspension/wheel-spacers


...Como li uma vez num post de um falso profeta UMM dizia ele que ate discos de travao dao para adaptar e fazer passar por discos espacadores...ui??? ate me benzi...(na)

Espacadores para os nossos UMM respeitando o acima referido a configuracao sera algo dentro deste tipo:



Martim,
Nao te assustes pois anda muita boa gente nas "americas" com e sem espacadores...olha aqui os nossos eixos e com a solucao que bem apresentam o flipeumm e outros,
mas nao penses que basta "virar" ou alterar o off set as jantes...acontece exactamente o mesmo com ou sem espacadores...ate mesmo com jantes de origem.


O desmazelo ou falta de manutencao e' o inimigo silencioso...todo o cuidado e' pouco.

Todo o veiculo "com idade" carece de manutencao ainda mais apurada e claro...toca a "gastar"...
Que ninguem pense que "e' baratinho" ou nao me acontece a mim...
Cada vez mais o pessoal e' "separado" a forca, ora os que preservam e sabem manter ou tentam, entre os que pensam que a coisa "dura sempre".

Pensa bem no que queres fazer com o teu UMM.


Abraco e boas compras.
Carlos Pires


 

martim

UMMzito
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O que eu quero do meu UMM é que dure, seja seguro e esteja ao meu gosto. Comprei-o em muito pior estado do que pensava estar e tenho-o arranjado aos poucos. Diferenciais, embraiagem, semi-eixos, retentores, muitos o-rings em muito lado, bomba de direcção, escape de origem (de que estou arrependido), colectores... são algumas das reparações que já fiz nele. Faço revisões de 5 em 5 mil. Mudo o óleo e filtros de 5 em 5 mil. Planeio ir fazendo muito mais mas aos poucos. Planeio que o carro seja para ficar... espero que fique. É o meu carro do dia a dia. Faço tudo com ele.

Excelente texto e bons exemplos e pelo que percebi sugeres espaçadores da eibach, certo? Agora eu comecei por perguntar qual a medida recomendada para ficarem à face. Tens ideia? Claro que posso ir medir e seguir as instruções do próprio site da eibach, mas se alguém já tiver feito escuso de correr o risco de me enganar e posso confirmar as medidas que irei tirar de qualquer forma. A forma de medir que todos sugerem é fácil num carro, mas num jipe, não tanto. Há ali um grande espaço entre a roda e o pára lamas. Se me quiseres sugerir onde ir para fazer o trabalho como deve de ser, agradeço. Seja publicidade ou não. :)

filipeumm: Confesso que não faço a menor ideia do que é que quer dizer "Com umas jantes 15 de origem com os centros virados resolves o problema". Centros virados??

aloevera: já agora que te apanho por aqui, onde se compram jantes daquelas que estão no longo laranja do Peter Tumble? Aquilo é encaixe directo ou tem de se fabricar alguma coisa? Isso era mesmo o que preferia fazer já que planeio um restauro mais completo... mas não sei bem quando.

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MarioMachado

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31 Out 2008
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Não querendo roubar protagonismo a quem já se prestou a ajudar-te a decidir qual o melhor caminho para colocares o teu UMM ao teu gosto, posso antecipar-me para te ajudar a esclarecer as duvidas que ainda te restam ok.
Se ainda assim ficares com dúvidas já sabes o que fazer, a malta está cá para ajudar no que puder e claro, para aprender também;)

Não te vou falar dos espaçadores porque em relação a esse assunto já sabes qual é a minha opinião, espaçadores só se for para alargar um carro que seja para estar parado em exposições ou num outro sitio qualquer, mas sempre parado!!!

Em relação à duvida que tens sobre virar o centro das jantes de origem trata-se de uma operação relativamente simples mas que só poderá ser feita por quem sabe e com equipamento especifico, isso é nada mais nada menos do que dessoldar o centro das jantes, virar a parte de dentro para fora e voltar a soldar, feito desta forma vai fazer com que as jantes fiquem com um maior off-set negativo.
No fundo vai trazer a parte de fora da jante para mais próximo do alinhamento exterior do guarda lamas.
Com esta intervenção ficas com o jipe bem ao teu gosto.
Agora pensa um pouco, achas que vale a pena fazeres um investimento destes numas jantes de ferro???
Queres saber a minha opinião?
Deixa isso para lá, até porque já te vejo a esquecer o assunto dos espaçadores e a falar de coisas como devem ser...;)

Vamos então ao que interessa;)
As jantes do longo laranja, isso é que é falar, essas são jantes que se não estou em erro são conhecidas como jantes (BAJA), são de aplicação direta nos nossos UMM, não tens que inventar nem alterar nada porque o que havia para fazer já foi feito.
Tens aqui no tópico a pessoa certa para te ajudar a encontrar umas jantes dessas a bom preço,(Aloevera) se ele não te puder ajudar vais aos classificados e colocas lá um anuncio de compra de jantes dessas pois já por aqui as tenho visto à venda com pneus e tudo.

Espero que te tenha ajudado.
Cumps
 

filipeumm

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Mário para ficar com as a jantes á face da carroceria a maneira mais em conta é mesmo virar umas jantes de ferro,falo nas de origem do UMM pois são bem resistentes para se poder fazer esta operação.
A maior parte de jantes de aluminio que se vêm por aí em UMM e que ficam á face tambem tem bolachas montadas,arranjar umas jantes de aluminio com offset de -35 ou superior não é facil.
 

MarioMachado

Mestre
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Filipe, sei que as jantes de ferro são uma grande mais valia para quem faz uso do jipe em condições extremas, quando essas não aguentarem dificilmente outras o farão, mas são e serão sempre jantes de ferro e para quem quer dar um ar mais civilizado ao jipe umas jantes de liga leve todas (pipís) ficam sempre melhor.
quanto a custos não sei quanto é preciso pagar para mandar virar os centro de jantes de ferro, mas se uma pessoa andar nas calmas há procura de jantes de liga leve consegue encontra-las a excelentes preços e com o off-set que quer.

Posso dar o meu caso como exemplo, tenho em casa 8 jantes de liga leve que ficam como a malta gosta, 4 mesmo à face do guarda lamas e as outras 4 a saírem 4 cm para fora dos guarda lamas, claro que no caso destas ultimas não estamos a falar de jantes de 7 polegadas, para jantes destas já é preciso subir a fasquia para as 9 polegadas, até já vi quem as montou com 10.

Cumps



 

martim

UMMzito
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2 Ago 2013
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então só me resta esperar que o aloevera diga qq coisa... :)

Quanto a jantes, confesso que gosto bastante do aspecto "rústico" das de origem. Acho q tem tudo a ver com o UMM. Odeio ver jantes (obviamente) de outros carros no UMM assim como também não gosto nada de ver jantes modernas no UMM. As Baja são um pouco excepção pq não são especificamente de lado nenhum e o aspecto já é "clássico".

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martim

UMMzito
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Gostava de mais informações... mandei PM

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