Martin, estas com vontade de ler???
O excesso de informacao ou por vezes a falta da informacao adequada e correcta em relacao a equipamentos ou acessorios torna complicado a escolha ou ate a aplicacao dos mesmos.
Uma das questoes e' saber se o equipamento "xis" da para aplicar ou nao.
Em regra tudo e' possivel...viva a Engenharia!
Mas este tudo ser possivel tem muitas palavras pelo meio e correccoes ou alteracoes a caracteristicas tecnicas originais ao equipamento que vai receber "xis".
Em resumo para respeitar regras de engenharia e fisica nao se pode simplesmente respeitar o "aperto" ou "passe" desta ou daquela peca.
Se um fabricante de um veiculo construiu determinada seccao do mesmo veiculo e considerou resistencias de material, comportamentos "TABELADOS" de certos materiais etc estao la calculos e antes de se fazer algo ou "comprar acessorios" temos que saber que valores e' que trabalham nessa seccao/area desse veiculo.
Complicando, e para fazer as coisas "as direitas" vais ter mesmo que queimar a pestana (o que nao e' impossivel + saber colher informacao na NASCENTE e correcta) e saber e estudar TODO o percurso inverso desde a peca nova a adquirir (neste caso espacador) e ver ate onde a "influencia" deste novo "corpo estranho" vai alterar ou danificar comportamentos do "conjunto" que ate a data estava em "harmonia".
"Harmonia" ate certo ponto pois toda a peca mecanica por si so sofre desgaste pelo desempenho de todas as pecas de friccao dada a sua funcao e contacto fisico entre elas.
Resumindo muito sucintamente tens que ver ou saber interpretar os valores em que:
- as porcas UMM trabalham, valores de tolerancia de carga, flexao, resistencia...
- os pernos UMM trabalham, valores de tolerancia de carga, flexao, resistencia...
- os semi eixos UMM trabalham, valores de tolerancia de carga, flexao, resistencia...
- ...e ate poderas parar, mas ate aos pistoes tudo e' desgaste e material de contacto/friccao.
Entendendo que "carga" nao e' tonelagem ou capacidade fisica de carga do UMM ja nao e' mau.
Entendendo que todos esses indicadores / ficha "tecnica" de cada componente sao indicadores do material em optimas condicoes de conservacao = NOVO,
podes entao dizer que estas a trabalhar numa base "certa".
Todo e qualquer "calculo" feito em material em condicoes de conservacao duvidosa ou OBSOLETA e' arriscado e brincas com a tua e a seguranca dos outros utentes da via publica.
Sao inumeros os casos de veiculos em que por ignorancia ou alheamento das condicoes fisicas por parte do proprietario do veiculo certos componentes mecanicos "cedem" e colapsam.
Um semi eixo nunca vai partir se nao estiver em carga como qualquer outro componente mecanico, e para estar em carga tem que estar em rotacao/movimento, e quem se refere a um semi eixo obrigatoriamente tambem menciona os pernos onde apertam as jantes por exemplo.
Serao imensos os casos em que por pessima manutencao ou alheamento por parte do proprietario veiculos com fraca manutencao vao colapsar e ver componentes mecanicos vao "ceder".
Para por em perspectiva se um veio de transmissao partir....a estabilidade do veiculo pelo menos nao sera afectada (mas ja vi de tudo) e a seguranca dos passageiros e outros nao sera afectada tambem.
Outros componentes que interferem directamente com a "estabilidade" = "estar de pe" do veiculo a historia nao sera infelizmente igual.
Aqui um amigo proprietario UMM vitima desta caso:
Caso peculiar desde nosso amigo UMM em que usou o que e' chamada na rua de "BOLACHAS". (disco furado ali perto da chave de rodas)
Pessima solucao para qualquer alargamento de vias minimamente responsavel.
Neste caso em particular ate foi uma jante mal apertada, situacao que "desgasta" tao rapidamente os pernos onde as jantes apertam que foi uma sorte nao ter havido "danos". Isto se o condutor nao tiver nocao que algo vai mal com a estabilidade do veiculo, podendo ir a tempo de imobilizar o veiculo, neste caso foi tarde demais.
Nao faltam "discos espacadores" no mercado, como nao faltam pontos de comercio que dizer cozinhar este ou aquele prato...nem todos fazem ou saber fazer como deve de ser.
Nunca se pode pegar num item/acessorio e "chapar" sem considerar todo o restante conjunto ja existente e as consequencias positivas ou negativas.
Para pensar e imaginar bem fica mais uma imagem que tambem ajuda a por em perspectiva comportamentos ate da suspensao/estabilidade e "toque de estrada" com o recurso a espacadores:
Espacadores de qualidade sao espacadores que minimamente obedecem a pelo menos:
- Fabricacao em ligas de aluminio de aeronautica
- Maquinacao com precisao e devidamente adequadas e balanceados para um encaixe perfeito no veiculo.
- Com resultados em exames de teste de carga/stress mecanico
- Normas de tratamento de superficies de acordo com os standards DIN EN ISO 9227
- Ou com homologacoes T.U.V.
- Consideravel reducao de peso comparado com espacadores em aco.
Dentro destas linhas sera o ideal e existem algumas casas profissionais bem presentes no mercado, podes dar uma vista de olhos em
http://eibach.com/america/en/performance-suspension/wheel-spacers
...Como li uma vez num post de um falso profeta UMM dizia ele que ate discos de travao dao para adaptar e fazer passar por discos espacadores...ui??? ate me benzi...(na)
Espacadores para os nossos UMM respeitando o acima referido a configuracao sera algo dentro deste tipo:
Martim,
Nao te assustes pois anda muita boa gente nas "americas" com e sem espacadores...olha aqui os nossos eixos e com a solucao que bem apresentam o flipeumm e outros,
mas nao penses que basta "virar" ou alterar o off set as jantes...acontece exactamente o mesmo com ou sem espacadores...ate mesmo com jantes de origem.
O desmazelo ou falta de manutencao e' o inimigo silencioso...todo o cuidado e' pouco.
Todo o veiculo "com idade" carece de manutencao ainda mais apurada e claro...toca a "gastar"...
Que ninguem pense que "e' baratinho" ou nao me acontece a mim...
Cada vez mais o pessoal e' "separado" a forca, ora os que preservam e sabem manter ou tentam, entre os que pensam que a coisa "dura sempre".
Pensa bem no que queres fazer com o teu UMM.
Abraco e boas compras.
Carlos Pires