• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Escapes UMM´s

Jovan

Iniciado
Registo
7 Out 2013
Tenho UMM Atmosférico e a minha linha de escape estava com demasiadas fugas e algo podre.(Tira e faz de novo)

Andei a pesquisar aqui no forumm qual seria a melhor solução para mim e depois de muito vasculhar encontrei algumas coisas. Acabei por optar por uma replica do que tinha, não era original mas penso que idêntico.

Gostava de propor aos mais entendidos falar um pouco sobre as diversas opções para cada motorização.

JovanUMM
"Desarrumado não é sujo"

Registo
30 Mar 2006
Se é atmosférico, o ideal é ser o mais direito e largo por forma a que o escoamento dos gases de escape seja feito à maior velocidade possível.

Num motor com turbo, o mesmo já não se aplica, pois ao libertar o escape, vai-se perder a contra-pressão que equilibra o turbo. Isto é, a parte do compressor, terá a sua rotação sempre limitada pela quantidade de ar que consegue comprimir e introduzir no motor, já a turbina, se lhe aliviar-mos essa limitação a tendência é aumentar a rotação. Começa a haver esforços de torção no veio do turbo, que levam a vibrações, "descalibragem" do mesmo, desgaste prematuro, e em casos raros, extremos, mas ainda assim, possíveis, de falha catastrófica e quebra do mesmo devido a esses esforços.
Portanto, num motor com turbo, para aumentar um pouco a resposta no que toca ao escoamento dos gases de escape, eu faria uma das seguintes opções, em alternativa à de origem:
1º - Mantinha a linha com todas as curvas mas punha 1 ou 2 panelas ocas, ou com um miolo um bocadinho diferente...
2º - Mudava a linha para uma a direito, excepto no final que punha a sair para o lado, mas mantinha 1 ou 2 panelas com um miolo standard, ou até mesmo mais apertado

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

Registo
30 Mar 2006
A diferença é que tens mais espaço livre, logo os gases que estão no tubo de escape, não atrapalham tanto os que estão a sair do motor e a entrar na tubagem, logo, tens um desenvolvimento do trabalhar do motor mais "desafogado". Experimenta mandar o ar fora com o nariz ligeiramente apertado, e livre, é exactamente o mesmo ;)

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

Jovan

Iniciado
Registo
7 Out 2013
Obrigado, excelente explicação.

Um dia que achar que devo ter um pouco mais de rendimento no motor já sei que posso arranjar um escape mais largo.

JovanUMM
"Desarrumado não é sujo"

Top Inferior