• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Embraiagem

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Boas a todos,
O meu UMM, depois de algum tempo sem me dar grandes chatisses, apesar de já estar habituado a travar mal, decidiu começar a chatear com a embraiagem...

O que acontece é que a frio, as mudanças não entram bem, tenho de forçar um bocadinho para meter as mudanças, especialmente a 1ª, a 2ª e a marcha atras.
Depois de fazer 5 ou 6 Kms aqui na aldeia, com cruzamentos, etc, fica normal, e todas as mudanças entram bem.

Não tenho falta de oleo dos travoes, e os depositos estao desligados um do outro, ou seja, tenho o circuito de oleo da embraiagem independente do dos travões...

Algem me diz o que poderá estar a acontecer?

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

mrbooo

UMMzito
Registo
20 Mar 2009
Ca pra mim é quase de certeza a bomba principal que já teve melhores dias e quando esta parado deixa recuar mais oleo que o que deve. Mas isto digo eu. Também podes ter o disco engordurado...

ambulancia

Iniciado
Registo
24 Jan 2013
cá para mim é falta de pressão e folga no pedal da embraiagem, dá-lhe uma afinação no parafuso ao pé do pedal que fica bom

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Ok, obrigado pelas dicas.
Assim que tiver um bocado vou ver isso do pedal e depois digo aqui se resolveu...

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Boas,
ambulancia, obrigado pela dica. Apertei um pouco o parafuso, e, aparentemente ficou bom.
O tempo trará a confirmação, mas para já, fui experimentar e nada a dizer.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by taranto

Boas,
ambulancia, obrigado pela dica. Apertei um pouco o parafuso, e, aparentemente ficou bom.
O tempo trará a confirmação, mas para já, fui experimentar e nada a dizer.

Viva Octávio, dá uma olhadela pelo lado de dentro da bomba principal da embraiagem e verifica se está muito babada de óleo de travões!
A bomba pode estar começar a ter fuga pelas borrachas e se isso estiver a acontecer é melhor ires pensado em reparar essa ou em comprar uma nova...
Abraço.

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Boas a todos.
Afinal, a afinação do parafuso não resolveu.
O que é esquisito é que se andar vários dias seguidos com o UMM, a coisa tolera-se, mas como só ando com ele ao fim de semana, quando lhe pego, só meto a 1ª e a marcha atras com ele desligado. Mesmo a 2ª custa um bocadinho a entrar.
Passado 15 minutos de andar com ele, as mudanças entram normalmente, mas tenho o pedal a pegar muito em baixo...
Não tenho perdas de oleo dos travoes.

O mecânico disse que era da caixa e inclusive trocou-lhe o oleo. Apanhou poucas mas algumas limalhas...
Até acredito que a caixa tenha problemas, mas não acredito que seja por isso que de inicio não consigo por a 1ª e a M.A., certo?
Se fosse da caixa, o problema mantinha-se mesmo com o carro a quente, não era? E além disso não conseguia pô-las com o carro desligado, certo?

Como devo despistar este problema? Por onde começar?

Registo
21 Mai 2008
Boas.
Se for bomba da embraiagem, isso nao é muito caro e troca-se com alguma facilidade.

AbracUMM

Joao Cabral.

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
oLÁ

Eu pelo pouco que percebo, mas pelo que me tem acontecido inclino-me para que tenhas a bomba secundária da embraiagem estragada ( a que está junto á prensa) tira o parafuso que fica por baixo da embraiagem (chave 22') e vê se não pinga oleo de travoes.

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Não tenho perdas de oleo... Nem 1 gota...

Antes de mais gostava de iddentificar o problema... não me apetece comprar material novo ou usado recondicionado, e depois não resolver o problema...
Se for da caixa tenho de parar o UMM pois não posso dispender o valor que vejo que elas custam...
Se for da embraiagem, até é possivel o conserto dependendo do que seja... Peço ajuda aos entendidos para identificar o problema, e depois decido o que fazer...

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá,

Embraiagem a pegar muito em baixo, é da afinação do parafuso.

Se deres varias bombadas na embraiagem consegues por as mudanças sem arranhar?

Costumas deixar o carro inclinado?

UMM abraço
Samuel Sousa

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Samuel, as respostas ás tuas perguntas são: não, não e não
Por parafuse referes-te ao parafuso do pedal? Está quase no máximo...
Se bombear a embraiagem fica igual, não facilita nada.
O carro fica a direito na garagem.

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá,

Pensei que podia estar a criar ar no circuito e por isso a dificuldade.

Sim referia-me a esse veio que empurra a bomba, tens folga no pedal?

UMM abraço
Samuel Sousa

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Tinha folga, até que apertei um pouco esse parafuso...

Achas que há alguma maneira de ter a certeza que é da embraiagem e não da caixa?

E depois como despisto se é das bombas ou do disco da embraiagem?

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá,

Na caixa tens Oleo ou valvulina?

Acho que só testando com material diferente.

Tens o deposito pequeno do oleo para embraiagem e travões ou só embraiagem?

UMM abraço
Samuel Sousa

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Oleo.
É um turbo com caixa de 5.
O mecãnico disse-me que achava que era da caixa, e mudou-lhe o óleo. Apareceram algumas limalhas...
No entanto, volto a perguntar, se fosse da caixa, não teria a dificuldade em por mudanças sempre? Mesmo com o carro desligado?

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Repetindo a pergunta do Samuel, tens oleo ou valvolina na caixa de velocidades?

André Santos
HF Integrale Evo2
Bowler Wildcat 200
Altura - Algarve

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá

A mim parece-me um problema algures na embreagem. Só acho estranho que a quente não tenhas dificuldades a mudar as mudanças.

Volta a Sangrar o circuito de embreagem e se puderes separa-o dos travões.

UMM abraço
Samuel Sousa

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
O problema pode muito bem ser do tubo de borracha que liga na bomba secundária da embraiagem!
Pede a alguém que carregue várias vezes no pedal de embraiagem, enquanto isso vai para baixo do UMM e agarra no tubo de borracha da bomba secundária para verificares se o tubo incha sempre que ganha pressão!
... Só mais uma coisa, o mecânico colocou óleo de motor ou valvolina na caixa de velocidades?
Como sabes essas caixas não querem valvolina, mas nem todos os mecânicos sabem disso!
cumps

Top Inferior