• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Embraiagem Hidráulica Cournil

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas!

Queria saber se alguém já substituiu o sistema de cabo da embraiagem, para o sistema hidráulico numa caixa de 4 Vel ZF?
Se sim, que bomba secundária (de que carro) usaram para funcionar na forquilha?
Visto que o formato da cloche torna difícil a fixação da bomba...
Penso que há viaturas que tem bombas secundárias a "puxar" a forquilha (aí sim, já a conseguiria fixar) e não a empurrar, mas não me lembro qual é a viatura.
Agradeço a vossa ajuda!

UMM abraço,

Delgado

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Nunca vi tal obra de arte feita e até me pergunto para quê? Os cabos de embraiagem se estiverem optimos e os rolamentos também a embraiagem é porreira.

Acho que isso vai dar mais trabalhar do que proveito mas se alguem o fizer aprecio

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

Gostas de Ajudar os outros UMMistas?
Queres ser ajudado quando precisares de alguma coisa?
Coopera com a nossa lista de UMMistas amigos e entreajudados.
Preenche:
http://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDlpVThZUW9neEVwNkJ1aEx1cHczQXc6MA..
E em breve receberás os contactos e localização de todos os companheiros que cooperaram como tu.

verdinhumm

UMMzito
Registo
29 Set 2008
OLÁ
poço-vos dizer que essa obra fica 5*, depois ponho mais permonores
Abraço Márcio Gonçalves

O Amigo dos Umm's na Madeira

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas Amigo Márcio!

Finalmente alguém que me dá alento!:)
Fico à espera de novidades e de umas fotos se possível!

cUMMprimenTTos,

Delgado

Registo
2 Mai 2007
Boas..
Quando tinha o curnil tambem apliquei embraige hidraulica, a bomba secundaria do meu ficou a trabalhar na balança...

AbraçUMM

Alter II Turbo Intercooler :)
Helder Marques
913069156
[email protected]

Registo
11 Jun 2008
boas pessoal, o meu tambem tem um sistema hidraulico aplicado, agora que bombas sao... isso ja nao sei, sei que UMM nao sao, mas que ta a funcionar muitissimo bem, lá isso ta!
vantagens: ficou mais leve
nao tem cabo pra se estragar na agua (sim, já sei que nao é nenhum submarino pa andar na agua)
desvantagens: n vejo nenhuma
preços: ja nao me recordo, mas nao foi nada de absurdo!

saliento que o meu é um alter 1 com caixa zf de 4 (a do assunto em questao) e pelas palavras do meu mecanico e pelo que vi (ajudei na aplicaçao, passei ferramenta!(y)), é facilissimo de aplicar!

www.UMMistas.com
UMM power,a potência laranja

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas André!

Se não for pedir muito, pode por umas fotos da bomba junto à caixa de velocidades para elucidar o pessoal?
Obrigado pela informação!;)

cUMMprimenTTos,

Delgado

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas!

Será que como entrámos no novo ano, tenho direito a umas fotos?:D
Ao amigo Márcio e André que me responderam que é possível e bastante vantajoso, agradecia que colocassem aqui umas fotos e que material utilizaram, sff!
Para poder prosseguir com essa adaptação!

Desde já obrigado!

cUMMprimenTTos,

Delgado

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas André!

Obrigado pelas fotos!
Agora já consigo começar a "matutar" sobre o assunto.
Como diz o Dias, para a dica ficar completa, era uma foto junto ao pedal!;)

UMM abraço,

Delgado

Registo
11 Out 2007
Boas

No alter I é facil de aplicar, pois tem espaço junto do servofreio. No cournil, a bomba terá que ficar ou na cava da roda(sujeita a levar com pedras e paus) ou no interior, onde nao vejo muito espaço.
A do meu cournil é por cabo, e nao fica nada atras das hidraulicas, mas nao tem o cabo nem a camisa de origem.

Abraço

Registo
11 Jun 2008
ca vai uma do interior da cave de roda

pois, nao sei bem como é a do cournil, mas sei que é diferente, mas se ha pessoal a dizer que ja aplicaram, podem mostrar como o fizeram!
no meu caso, fomos fazendo como pareceu mais simples e funcional, mas nada melhor que umas fotos pra tirar ideias..

www.UMMistas.com

Registo
11 Jun 2008
ah, e aquilo que parece ferrugem, é uma especie de manta que estava agarrada a alcatifa, mas ao arrancar a alcatifa, aquela "bosta" ficou la:angry: mas ferrugem, felizmente nao tem:)

www.UMMistas.com

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas André!

Obrigado pela partilha!
Sem dúvida que com as suas fotos, é muito mais fácil avançar na adaptação!
Em relação ao Alter I, as dúvidas estão tiradas!;)
A ver se o Márcio Gonçalves_verdinhumm segue o seu exemplo e mete aqui umas fotos da adaptação no Cournil!:D

UMM abraço,

Delgado

Registo
11 Jun 2008
correcto Mario foi uma falha no stock de parafusos do meu amigo, e no momento nao tivemos outra alternativa, queriamos era testar a "coisa" e ver a "bombar"... por desleixo meu, ainda la continuam os mesmos... nao embaraçam, e nem me lembro desse pormenor, deste modo, continuarao até que faça falta tirar o servo da embraiagem, e aí a ver se os troco!
como disse, podera nao ser a aplicaçao mais perfeita, mas foi a forma que axamos melhor....

www.UMMistas.com

manuel80

UMM
Registo
16 Ago 2008
Boas
Mais alguém experimentou este sistema.
Alguém sabe marcas de equipamento compativel... e fotos?
cUMMpts!

Registo
18 Jul 2010
viva.
para alterar para uma caixa de aluminio tudo bem agora se é para ficar com a ZF vais perder em fiabilidade.
1ºsão alterações
2ºsão duas bombas,mais problemas,os cabos desde que se tenha algum cuidado são melhores de substituir mais baratos.
abraço moreira

Delgado

UMM
Registo
20 Out 2008
Boas!

Este tópico já tinha uns tempos!:)

Acabei por não seguir em frente com a adaptação, porque mudei o kit de embraiagem, cabos e o rolamento do balancete e fiquei com a embraiagem muito mais macia! (o prato de pressão estava nas couves...)

Nesta altura ainda não tinha magicado a embraiagem dos LR Serie III nas nossas máquinas, senão ainda mais macia tinha ficado!;)

Contudo, se avançasse com a embraiagem hidráulica ia tentar adaptar a bomba primária do Alter II e a bomba secundária do Peugeot 604.

Como disse o Pedro Miguel e bem, a bomba primária na cava da roda não é solução. (visto que no Cournil, esta não cabe no compartimento do motor)
Após muita pesquisa, lembrei-me do Cournil do Dakar, da Petertumble!

Aplicação na pedaleira:

Bomba principal de embraiagem do Alter II a aplicar na pedaleira:

Bomba secundária de embraiagem do Peugeot 604 para trabalhar com a forquilha:
(Com um pouco de bricolage consegue-se fixá-la na coloche)

Apesar de não ter feito este up-grade, fica aqui a minha ajuda após me ter debruçado umas boas horas sobre o assunto!;)

P.S. - A situação da pedaleira é muito válida para quem aplica caixa de 5 velocidades no Cournil.

UMM abraço,

Delgado
91 080 77 16

Top Inferior