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Embraiagem Cournil

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
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Portugal - Figueira da Foz
Boas Companheiros

Ultimamente tem acontecido o seguinte com o meu Cournil:

1 - Se estiver com o motor parado, as mudanças entram na perfeição e com uma precisão fantástica.
2 - Quando está a trabalhar, mas ainda frio, as mudanças entram de forma suave sem problema algum.
3 - Quando faço uma viagem maior ou quando ando fora de estrada, começo a ter dificuldade em meter as mudanças, principalmente as de maior força, R 1.ª e 2.ª
A 3.ª e 4.ª entram bem mesmo com a caixa quente.
A recua arranha bastante quando a caixa aquece.

Normalmente as caixas ficam mais macias quando aquecem e no meu caso está a acontecer exactamente o contrário.

Recentemente mudei a valvulina e por isso não será por falta de lubrificação.

A minha caixa é de ferro com a R ao lado da 1.ª
A embraiagem é acionada por cabo.

O que poderá estar a acontecer?
Necessidade de afinação no cabo?
Disco de embraiagem a entregar a alma ao criador?
Prensa que já teve melhor dias?

Um sintoma que eu noto é que quando a caixa está quente, tenho a sensação que a embraigem não abre na totalidade, isto é, com o pedal no fundo, se meter a 1.ª o jipe dá um pequeno impulso para a frente.

Antes de colocar mãos à obra ou provávelmente entregar a um mecânico que saiba mais do que eu, gostaria de poder contar com as opiniões dos Companheiros que entendem da poda para não estar a fazer asneira nem caír no conto do vigário.

Desculpem a extensão do texto! :disappointed_relieved:

Obrigado pela ajuda!

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

Gaby

Iniciado
Registo
2 Mar 2009
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Primeiro experimenta afinar a embraiagem. Se não resultar, provavelmente está nas couves.


Gaby
 
Registo
23 Jan 2009
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Boas Marcelo,
A tempos sucedeu-se o mesmo com a minha embraiagem, com a diferença da menha ser hidraulica, mas pergunto-te, a embraiagem esta a pegar muito em baixo?
Se assim estiver, nao sei se tens um parafuso no pedal, mas se tiveres das uma afinadela, e fica impec!

cUMMps
Mogo
 
Registo
26 Out 2007
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ola

Olha quase de certeza e afinaçao deita-te debaixo do POPO e afinas 1 beca e ja agora ve se o cabo nao precisa de lubrificaçao tambem poem a tua cara metade a dar ao pedal e tu a por oleo no cabo e depois ves a diferença se nao melhorar entao tens que tirar a dita caixa fora e observar o disco pode ter sido uma mola da prensa a dar as ultimas e tens de arranjar isso

Pedro Marques
 

Aldeia

Administrator
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31 Jul 2006
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Lembrei-me agora que tive o mesmo problema com o meu Fiat (ok, não tem nada a ver mas a embraiagem também é por cabo) e foi só uma questão de afinação.

UMM abraçUMM

j.aldeia


Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!



 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
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Portugal - Figueira da Foz
Boas Companheiros

Obrigado pelas vossas sábias opiniões. :)

Este fim de semana quero adiantar ao máximo os trabalhos no Alter para ver se o consigo ter pronto para o 4x4 Gouveia Summer Camp, PiqueniqUMM e Passeio do Clube em Sintra.

Na próxima semana quero ver se consigo tratar da embraigem do Cournil.
Espero que seja só afinação! :)
Se a embraiagem estiver nas couves é que a coisa se complica. :disappointed_relieved:
Eu depois relato aqui o desenvolver da situação.
Se alguém tiver outras sugestões para a resolução do problema agradeço.

Muito obrigado a todos pela partilha de conhecimento e experiências.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 
N

NA-22-83

Guest
Olá Mracelo,

Eu tive 1 Cournil durante 12 Anos tendo feito mais de 300.000 Km's, e de facto passei por várias situações dessas.

Em principio, afinando a Embraiagem no Cabo grande ( 2 chaves de bocas 13 ) deves resolver a coisa.

Se por acaso voltar a aconteçer pouco tempo depois, pode ser que tenhas 1 dos cabos ( grando ou pequeno ) a esgaçar e por isso, alonga e desafina.

Por último, será o disco da embraiagem gasto.

Abraço.

Um Abraço a todos.

José Silva
.....................

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www.aventuraoutdoor.com.pt

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Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
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Portugal
Ou ainda... O rolamento (blindado) da alavanca onde vai ter o cabo grande e de onde parte o cabo pequeno para a forquilha da embraiagem, que deu a alma ao Criador. Este rolamento dá problemas porque é a maior parte das vezes esquecido(n) (coitadinho).

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 
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