mjcm
Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Boas Companheiros
Ultimamente tem acontecido o seguinte com o meu Cournil:
1 - Se estiver com o motor parado, as mudanças entram na perfeição e com uma precisão fantástica.
2 - Quando está a trabalhar, mas ainda frio, as mudanças entram de forma suave sem problema algum.
3 - Quando faço uma viagem maior ou quando ando fora de estrada, começo a ter dificuldade em meter as mudanças, principalmente as de maior força, R 1.ª e 2.ª
A 3.ª e 4.ª entram bem mesmo com a caixa quente.
A recua arranha bastante quando a caixa aquece.
Normalmente as caixas ficam mais macias quando aquecem e no meu caso está a acontecer exactamente o contrário.
Recentemente mudei a valvulina e por isso não será por falta de lubrificação.
A minha caixa é de ferro com a R ao lado da 1.ª
A embraiagem é acionada por cabo.
O que poderá estar a acontecer?
Necessidade de afinação no cabo?
Disco de embraiagem a entregar a alma ao criador?
Prensa que já teve melhor dias?
Um sintoma que eu noto é que quando a caixa está quente, tenho a sensação que a embraigem não abre na totalidade, isto é, com o pedal no fundo, se meter a 1.ª o jipe dá um pequeno impulso para a frente.
Antes de colocar mãos à obra ou provávelmente entregar a um mecânico que saiba mais do que eu, gostaria de poder contar com as opiniões dos Companheiros que entendem da poda para não estar a fazer asneira nem caír no conto do vigário.
Desculpem a extensão do texto! :disappointed_relieved:
Obrigado pela ajuda!
cUMMprimenTTos
Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu
Ultimamente tem acontecido o seguinte com o meu Cournil:
1 - Se estiver com o motor parado, as mudanças entram na perfeição e com uma precisão fantástica.
2 - Quando está a trabalhar, mas ainda frio, as mudanças entram de forma suave sem problema algum.
3 - Quando faço uma viagem maior ou quando ando fora de estrada, começo a ter dificuldade em meter as mudanças, principalmente as de maior força, R 1.ª e 2.ª
A 3.ª e 4.ª entram bem mesmo com a caixa quente.
A recua arranha bastante quando a caixa aquece.
Normalmente as caixas ficam mais macias quando aquecem e no meu caso está a acontecer exactamente o contrário.
Recentemente mudei a valvulina e por isso não será por falta de lubrificação.
A minha caixa é de ferro com a R ao lado da 1.ª
A embraiagem é acionada por cabo.
O que poderá estar a acontecer?
Necessidade de afinação no cabo?
Disco de embraiagem a entregar a alma ao criador?
Prensa que já teve melhor dias?
Um sintoma que eu noto é que quando a caixa está quente, tenho a sensação que a embraigem não abre na totalidade, isto é, com o pedal no fundo, se meter a 1.ª o jipe dá um pequeno impulso para a frente.
Antes de colocar mãos à obra ou provávelmente entregar a um mecânico que saiba mais do que eu, gostaria de poder contar com as opiniões dos Companheiros que entendem da poda para não estar a fazer asneira nem caír no conto do vigário.
Desculpem a extensão do texto! :disappointed_relieved:
Obrigado pela ajuda!
cUMMprimenTTos
Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu