• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Embraiagem Cournil

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros

Ultimamente tem acontecido o seguinte com o meu Cournil:

1 - Se estiver com o motor parado, as mudanças entram na perfeição e com uma precisão fantástica.
2 - Quando está a trabalhar, mas ainda frio, as mudanças entram de forma suave sem problema algum.
3 - Quando faço uma viagem maior ou quando ando fora de estrada, começo a ter dificuldade em meter as mudanças, principalmente as de maior força, R 1.ª e 2.ª
A 3.ª e 4.ª entram bem mesmo com a caixa quente.
A recua arranha bastante quando a caixa aquece.

Normalmente as caixas ficam mais macias quando aquecem e no meu caso está a acontecer exactamente o contrário.

Recentemente mudei a valvulina e por isso não será por falta de lubrificação.

A minha caixa é de ferro com a R ao lado da 1.ª
A embraiagem é acionada por cabo.

O que poderá estar a acontecer?
Necessidade de afinação no cabo?
Disco de embraiagem a entregar a alma ao criador?
Prensa que já teve melhor dias?

Um sintoma que eu noto é que quando a caixa está quente, tenho a sensação que a embraigem não abre na totalidade, isto é, com o pedal no fundo, se meter a 1.ª o jipe dá um pequeno impulso para a frente.

Antes de colocar mãos à obra ou provávelmente entregar a um mecânico que saiba mais do que eu, gostaria de poder contar com as opiniões dos Companheiros que entendem da poda para não estar a fazer asneira nem caír no conto do vigário.

Desculpem a extensão do texto! :disappointed_relieved:

Obrigado pela ajuda!

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Gaby

Iniciado
Registo
2 Mar 2009
Primeiro experimenta afinar a embraiagem. Se não resultar, provavelmente está nas couves.

Gaby

Registo
23 Jan 2009
Boas Marcelo,
A tempos sucedeu-se o mesmo com a minha embraiagem, com a diferença da menha ser hidraulica, mas pergunto-te, a embraiagem esta a pegar muito em baixo?
Se assim estiver, nao sei se tens um parafuso no pedal, mas se tiveres das uma afinadela, e fica impec!

cUMMps
Mogo

Registo
26 Out 2007
ola

Olha quase de certeza e afinaçao deita-te debaixo do POPO e afinas 1 beca e ja agora ve se o cabo nao precisa de lubrificaçao tambem poem a tua cara metade a dar ao pedal e tu a por oleo no cabo e depois ves a diferença se nao melhorar entao tens que tirar a dita caixa fora e observar o disco pode ter sido uma mola da prensa a dar as ultimas e tens de arranjar isso

Pedro Marques

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Lembrei-me agora que tive o mesmo problema com o meu Fiat (ok, não tem nada a ver mas a embraiagem também é por cabo) e foi só uma questão de afinação.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intervalo!

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros

Obrigado pelas vossas sábias opiniões. :)

Este fim de semana quero adiantar ao máximo os trabalhos no Alter para ver se o consigo ter pronto para o 4x4 Gouveia Summer Camp, PiqueniqUMM e Passeio do Clube em Sintra.

Na próxima semana quero ver se consigo tratar da embraigem do Cournil.
Espero que seja só afinação! :)
Se a embraiagem estiver nas couves é que a coisa se complica. :disappointed_relieved:
Eu depois relato aqui o desenvolver da situação.
Se alguém tiver outras sugestões para a resolução do problema agradeço.

Muito obrigado a todos pela partilha de conhecimento e experiências.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

N

NA-22-83

Guest
Olá Mracelo,

Eu tive 1 Cournil durante 12 Anos tendo feito mais de 300.000 Km's, e de facto passei por várias situações dessas.

Em principio, afinando a Embraiagem no Cabo grande ( 2 chaves de bocas 13 ) deves resolver a coisa.

Se por acaso voltar a aconteçer pouco tempo depois, pode ser que tenhas 1 dos cabos ( grando ou pequeno ) a esgaçar e por isso, alonga e desafina.

Por último, será o disco da embraiagem gasto.

Abraço.

Um Abraço a todos.

José Silva
.....................

Organização de Eventos Outdoor

www.aventuraoutdoor.com.pt

Consulte-nos...

Registo
8 Jun 2006
Ou ainda... O rolamento (blindado) da alavanca onde vai ter o cabo grande e de onde parte o cabo pequeno para a forquilha da embraiagem, que deu a alma ao Criador. Este rolamento dá problemas porque é a maior parte das vezes esquecido(n) (coitadinho).

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Top Inferior