• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

electricidade

marciumm

UMMzito
Registo
2 Jul 2009
Queria ligar seis farois no tejadilho da minha maquina,alguem me pode arranjar um esquema electrico para essa ligaçao. a diversao começa onde o asfalto acaba.....

vaz

Registo
15 Fev 2009
não tenho grande experiencia em electricidade de carros, mas é algo do tipo:

- recolher material -> rele, fio grosso, fio mais fino, interruptor e farois.

- Recomendo ligar um fios de pelo menos 2,5mm2 aos bornes + e - da bateria e farois.

- Colocar um fusivel em série no fio que liga ao +, depois ao contacto do relé, do outro contacto do relé liga aos farois(ligados em paralelo) e dos farois vai ao - da bateria.
- ligar um terceiro fio ao +, depois ao interruptor(que liga os farois), daí à bobine do relé e termina num ponto de massa qualquer(ou liga ao - da bateria).

creio que é isto, se estiver complicado de perceber apita que faço um desenho.

cumps

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
As massas liga todas no chassis do UMM. É melhor.
Deixa o - da bateria apenas c a massa dela ao chassis e ao motor.

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
E para 6 faróis usa no mínimo 3 relés de saída dupla (relés com 2 "87"), para n teres problemas de sobreaquecimento e excesso de carga nos fios e no próprio relé. Cuidado q os relés tb tem potencias variadas de saída em Watts... compra no mínimo com duas saídas de 30 W.
Tens uns relés excelentes q até tem fusível incorporado. Ou entao usa relés normais e uma caixa de fusíveis à parte.

E os fios a utilizar da bateria ao relé e deste aos faróis nunca menos de 1,5 mm... com 2 mm já estás seguro, mesmo com lâmpadas de 100 W.

A vantagem de ter fios grossos é que n começam a derreter antes de rebentar o fusível... e isso já aconteceu comigo.

Registo
15 Fev 2009
excelente dica nunumm, existem relés com fusiveis incorporados?!! COOL!

Já agora, sabes algum site onde possa aprender um pouco mais sobre electricidade em carros?

fica uma sugestão de aplicação dos farois, é uma foto duma das mais recentes aquisições do forumm:

abraço

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Um site n sei, mas se quiseres combinamos e dou-te umas dicas... a instalação eléctrica do meu Cournil foi toda refeita por mim.

Outra coisa que aconselho é que montes uma caixa de fusíveis mesmo perto da bateria que é para os fios que ligares ao + passarem logo no fusível, e n andarem pelo carro antes de estarem seguros.

No meu Cournil os fios antes de qq fusível tem apenas 10 cm de comprimento... mesmo os fios que saiem da corrente do motor de arranque para o canhão de ignição passei-os logo num fusível mesmo à saida... segurança máxima.

Sou de Lisboa se quiseres umas dicas... apita.

Registo
8 Abr 2009
Já agora aproveito, porque estou a fazer o mesmo ao meu para ligar os farois ao tejadilho, e coloquei 4 botões desses, a ideia é ligar farois, e alguem me sabe dizer como faço para ligar as escovas a um desses botoes?

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
è simples... desliga os fios que accionam os limpa pára-brisas e liga no novo botão.

Top Inferior