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E mais um fumador!

Brummble

UMM
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28 Out 2008
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O meu cournil também lhe dá para a fumaça! Apenas fiz uns poucos quilómetros na minha quintarola e na grande propriedade confinante de um amigo. Ainda estou a fazer a avaliação da situação. Vou desmontando, já que possuo uma pequena oficina com um leque de ferramentas aceitável, mas a verdade é que sou muito ignorante em montes de questões.Verifiquei que o motor não aquece,não gasta água,não noto ruidos estranhos ao "ralenti", pelo contrário o som parece saudável.Também "puxa" confortávelmente. Sinto Como que "falhas" em rotações elevadas mas não sempre.Sai fumo branco por vezes cruzado com baforadas de fumo negro.não vejo saída de óleo nem no interior do colecctor de escape que desmontei, nem no filtro de ar. por vezes o fumo passa,para logo regressar. Se acelero muito parece que vem lá o D. Sebastião! Será que tem a ver com o facto de ter estado parado penso que dois anos? Como é em termos de fumos e gases para a inspecção ? Há facilidade em encontrar um novo motor? ou tentar reparar ?
Alguém que já passou por isto me pode auxiliar?
Agradecido.
P Farmer


Brummble
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Antes de mais aconselho-te uma boa limpeza dos injectores (mudas-te o óleo? se não muda-o JÁ!!!) Muda também os filtros todos, inclusivé o do gásoleo.

Depois dá-lhe algum uso (tanto quanto te seja possivel) e uma afinadela à bomba injectora também não é de descartar (mas numa segunda fase).

O problema de estar parado é que depois demora algum tempo a limpar. Se o tens que levar à IPO e ainda faz muito fumo fazes uma batota. experimenta (em casa) retirar o filtro do ar (só o filtro, deixa ficar a "carcaça") e vê se faz menos fumo. Se resultar vais com o UMM à IPO e um pouco antes (e escondido) retiras o filtro para aprovar. Á saída voltas a montar assim que seja possivel. Continuas a andar que com o tempo e umas esticadelas ele vai melhorando gradualmente (assumindo que o motor está saudável).

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?




 
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30 Mar 2006
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E o gasóleo não terá agua? Ou será muito velho?

E estava bem quente. É que em frio todos fazem fumo.

Acho que não deves começar a desmontar nada sem que primeiro tenhas certezas do que estás a fazer. Como disse e muito bem o Aldeia, começa pela mudança de óleo e filtros e depois passa ao sistema de injecção bomba injectores etc. Só depois é que podes começar a pensar no motor.

Se não estás à vontade para fazer este tipo de intervenções deixa isso para que sabe, normalmente sai mais barato.


cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt
 

vpmrato

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26 Out 2008
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Bom dia

Concordo com os posts anteriores, mas volto a referir como já o fiz noutro post que um aditivo no gasóleo para limpar o circuito de alimentação pode fazer milagres. Limpa o carvão que se deposita nos bicos dos injectores. Podes utilizar por ex. da Redex ou STP.

Experimenta 2 vezes seguidas, para remover todas as impurezas.
Os aditivos custam menos de 5€, portanto não há muito a perder e podes resolver o problema.

De cada vez que se atesta o depósito adiciona-se o centeudo da embalegem.

1 abraço
VR
 

vpmrato

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26 Out 2008
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Boas amigo

As embalagens a que me refiro são pequenas +- 250ml. Vê por ex. no Modelo ou feira nova. (passo a publicidade).

1 abraço
VR
 

vpmrato

UMM
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26 Out 2008
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Boas novamente

as embalagens que uso são redex:
1 embalagem dá para tratar 5 depósitos cheios

STP - 1 por depósito (+- 50 litros)


Vê asinstruções

1 abraço
VR
 

Brummble

UMM
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28 Out 2008
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Agradecido aos caros UMMistas!
Vou seguir todos esses conselhos.
Mas já agora gostaria de mais umas quantas informações: Vou mudar todos os fluidos que o cournil contém. Sei que devo usar óleo 15w40 no motos e na caixa de velocidades mas desconheço quais os mais indicados para a caixa de transferência e para os diferenciais.
Trata-se de um cournil de 84. Outra dúvida ainda me resta: Não sei dse o motor que tem (indenor) é da antiga peugeot 404 ou da peugeot 504. Vou fotografá-lo em detalhe e apresentar algumas fotos logo que o tempo mo permita. No livrete diz que tem 2304 cc.
Cumprimentos!

Brummble
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Obrigado pela indicação!

O teu motor deve ser o XD2, o da 504.

Como o teu é cournil, não tenho a certeza do que levam as caixas, se 15w40 se valvulina. Virá pessoal que sabe mais que eu...
Diferencial da frente valvulina normal.
Diferencial traseiro, tem que ser valvolina especial, LS 80w90. LS - Limited Slip, é muito importante!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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No motor mete óleo 15w40. Nas caixas de velocidades e tranferências mete valvulina 80/90 porque as tuas são de ferro. Só nas caixas de alumínio é que se mete o mesmo óleo do motor.

UMM abraçUMM

j.aldeia

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mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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Boas Companheiro :)
Concordo com o que aqui já foi dito.
A parte dos aditivos é que eu não sou tão adepto.
Usados convenientemente poderão ajudar, mas se o motor estiver doente (espero que não) não resolvem nada.
Faz uma boa revisão, filtros, oleos, liquido de refrigeração, purga do depósito de combustível e vais ver que a máquina fica impecável.
Não te esqueças do filtro de ar! Se estiver muito sujo pode ser a causa de baixo rendimento e emissão anormal de fumos.
Oleo do motor: 10w40 (o meu Cournil que é do ano do teu - motor XD2 2.304cc, tem um autocolante original na tampa de entrada de oleo a dizer "MOBIL 10w40". Se aplicares oleo 15w40 também fica bem.
Valvulina das 2 Caixas (velocidades + transferências) e diferencial da frente: 80w90
Diferencial de trás: Valvulina LS 80w90 (Limited Slip)
O que a tua máquina precisa é de uma boa revisão e uns passeios à maneira e vais ver que tens motor para toda a vida.. :)
Se depois da revisão os sintomas permanecerem, convém ver se não há passagens internas de fluidos para as camaras de combustão (situação mais delicada) e/ou bomba injectora a precisar de intervenção.
Vai dando notícias e se for preciso alguma ajuda apita que a malta está sempre pronta para colaborar.
cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

Brummble

UMM
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28 Out 2008
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Obrigado.
Estive a verificar isso das caixas de ferro e aluminio.
O que vi é que a caixa de velocidades é de facto de ferro mas a tampa superior de onde sai a alavanca e o interruptor de marcha atrás é de aluminio. Mas estive em lavagens, tentando remover uma crosta que me fez gastar uma quantidade apreciável de diluente:D. vou colocar algumas fotos do "tenório" (não gosto daquela cor amarelo "Tenório" "Bom petisco" ou "general".Quando puder mudo! Gostaria Que depois de ver as fotos alguém me indicasse a melhor solução para recuperar o apoio partido da caixa de transferências.
Os que vi em idênticas condições tem duas placas de ferro ensanduichando a ponta partida. Alguèm pode dar uma olhadela nas fotos?


IMG]http://i456.photobucket.com/albums/qq283/brummble/P1020752-1.jpg

Brummble
 
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8 Jun 2006
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Amigo Brummble

Tem as caixas ditas "de ferro", neste caso uma "ZF" (com a MA ao lado da 1ª e com apenas a tampa em alumínio). É uma caixa muito boa e resistente.

Cuidado com lavagens com diluente, a borracha dos retentores não se dá muito bem com ele, utilize preferencialmente o petróleo ou o gasóleo.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

Dias

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16 Mai 2007
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Boas
em referencia ao fumo branco o meu ultimo Cournil o JB depois de lhe ter montado outro motor passados 2 dias tambem começou por fazer fumo branco e quebras de potencia em andamento o problema foi resolvido depois de ter substituido o filtro de gasoleo e toda a tubagem desde o deposito até á bomba injetora e coloquei um pré-filtro á saida do depósito, o depósito foi retirado e lavado. A tubagem antiga estava toda emtupida com a sugidade, neste momento só faz um pouco de fumo e manda algumas bufadas em frio depois do motor quente fica impecavel.


cUMMprimentos

Dias
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Brummble

UMM
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28 Out 2008
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Purguei o depósito, e fiquei admirado com a cor do gasóleo (verde). Havia colocado eu 20 litros do puro, mas eventualmente o anterior movia-se a gasóleo agrícola, já que o veículo era utilizado na caça. Bem ! Saiu água, porcaria sólida e sacudimos o que pudemos a fim de evitar desmontar o depósito. Resultado: Fui experimentar na rampa aqui na quinta, com aprox. 45graus de inclinação, e apesar de ter enfiado novos 20 litros no depósito desferra-se! Fartei-me de dar á bomba! Alguém me pode dizer se existe a possibilidade do tubo que chupas o gasõleo ter saído do lugar? ou 20 litros é pouco? Quanto ao fumo: Utilizei os aditivos que me indicaram e de facto melhorou muito. No entanto tenho poucas esperanças no motor. Penso que terei que reparar ou substituir,uma vez que depois do motor quente, se aliviar a vareta do nivel de óleo parece uma panela de pressão a vapor!!! Mas isso pretendo resolver depois!
O melhor de tudo é a instalação electrica!!! Para dar á igni~ção tenho que ligar o botão dos quatro piscas! Quando travo acendem os piscas da frente! ´Só falta buzinar para ter luz nos faróis! Mas isso é também outra história. O que me intriga mesmo é desferrar-se o gasóleo nas subidas.
Agradeço todas as explicações!
P Farmer

Brummble
 

alex

UMMzão
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Vamos a apostas!

Dois jogos!

Primeiro jogo: já verificaste se não tens os tubos do depósito trocados? O que leva o gasóleo para a bomba e o que o leva de volta para o depósito. Cheira-me que deverão estar trocados no depósito...

Segundo jogo: os problemas electricos que descreves podem ser inseridos num quadro de cabos mal isolados. Investiga bem todos os cabos, ou melhor, refaz a instalação.

Esperemos por outras opiniões, mas desde já deixo as minhas apostas!!! Vale uma mini por jogo!!! :)


cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

Brummble

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28 Out 2008
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Caro amigo Alex.
Estava 100% correctissimo. Troquei os tubos do depósito e agora sobe e desce muito bem! Andei uma hora por aqui na propriedade do vizinho a empinar o Tenório por tudo quanto é barroco e não voltou a desferrar! Por outro lado , passado meia hora de baixas e tracção ligada, o fumo quase desapareceu. Continuo a achar que deita muito pela vareta, mas vou agora ter em atenção o consumo de oleo. Quanto á água não perdeu nada nem aqueceu apesar da velocidade muito reduzida.
Agradecimentos e cumprimentos.
P Farmer

Brummble
 

alex

UMMzão
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O que esse menino quer é bom trato!

P.S.: Não sei se já leste o glossário do forUMM... bom trato = lama, patinar, e outros afins, mas sempre na dose certa. Como qualquer outro medicamento, a sobredosagem pode ser perigosa! Os nossos meninos têm uma saúde de ferro, por isso evita a água...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 
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