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e fez *Puff*

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boa noite,

depois de uma ausencia prolongada deste forum, venho novamente pedir ajuda referente ao meu cournil de 80.

Hoje decidi abusar um pouco mais da viatura, e divertir-me aqui pelos montes, quando depois de 2 batidas fortes seguidas, algo fez *crack* e um barulho esquesito vindo de debaixo da capota surgiu, seguido de uma perda de agua acentuada.

Pelo que reparei a agua vem do radiador, escorre debaixo deste e provavelmente parti o radiador. Agora como e porque a razao do barulho que se faz ouvir é que me assusta.

Que poderá ter sido? Estive a dar uma olhadela e nao me parece nada fora do sitio, tubagens, etc...

>Cumprimentos

UMM 4x4 Entrepreneur 1980
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Reparei que duas pás da ventoinha estao partidas, mas nao sei se já estavam antes. A ventoinha parece algo "deslocada", muito perto dos favos do radiador, quase a tocar neles.

Quanto a bomba de àgua, nao sei, pois nem sei localizá-la, que os meus conhecimentos sao poucos.

Metendo agua no deposito, a agua simplesmente passado uns segundos, jorra do radiador abaixo.


UMM 4x4 Entrepreneur 1980
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Então o que me parece que aconteceu foi...

Gripaste os rolamentos da ventoinha, e ela ao sair do sítio partiu as duas pás ao bater no radiador, o que fez com que ele furasse e perdesse a água.
se paraste o UMM de imediato e ele n aqueceu o prejuizo é menor.
Tens os rolamentos a colocar novos mais uma pá e mandares reparar o radiador. Aproveita e mete um ninho novo.

Provavelmente já tinhas a ventoinha a abanar e n te apercebeste, e foste continuando a andar com o UMM até que ela gripou mesmo os tais rolamentos.
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Amanha vou ver se o mecanico dá uma espreitadela ao carro.

Pelo que tenho lido, mais vale mandar arranjar o radiador que comprar um novo (2ª mao). É coisa para custar quanto?

Quanto aos rolamentos e ventoinha, onde posso arranjar isso e o preço ronda o que?

Obrigado

UMM 4x4 Entrepreneur 1980
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Para um ninho de radiador novo conta aí com cerca de 200€...
Uma ventoinha tenta arranjar uma usada... cerca de 20€
Os rolamentos n sei...
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Li sobre uma oficina de radiadores ali na pontinha, que reparava radiadores a preços simpáticos. Alguem sabe-me dizer algo sobre isso?

Quanto a ventoinha, posso usar de que modelos?

Obrigado novamente pela ajuda que neste forUMM sempre é rapida e prestavel!

UMM 4x4 Entrepreneur 1980
 

Samuel

UMM
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28 Mar 2006
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Olá, se vais á pontinha levar o radiador passa no Silvino e compra lá a ventoinha nova.
O radiador tens em alcantara na Rua de Cascais uma casa que faz esse trabalho e segundo o que consta ficam novos.
<em relação á bomba penso ser preferivel comprares uma nova a reparares os rolamentos.


UMM abraço
Samuel Sousa

 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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pode ter acontecido o que ja foi dito.e o mais provavel!
mas verifica tambem se tems os apoios do motor boms:astonished:
ja me aconteceu eles desvulcanizarem ou rasgarem e depois o motor arreia um pouco e as pás da ventoinha batem no tunel de vento que esta preso ao radiador...

Paulo Alves
 
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8 Jun 2006
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Amigo Bronson

Já agora q minha "posta"!

Veja os tubos e veja o radiador bem visto, pode ter rebentado, o topo ou a parte de baixo(n), não é tão raro assim:cool:. Geralmente aconteçe quando existe um problema no termostacto, ou se ele já não morar lá, uma avaria na tampa do radiador e um radiador já muito enfraquecido podem ter esse resultado. Já os vi parecerem uma bomba:astonished:

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Hoje de manha já com mais luz la estive a analisar melhor o radiador, quando descobri que esta parte da ventoinha do mesmo presa entre a correia e o motor, sendo uma das causas provaveis dos barulhos esquesitos, portanto confirmando-se que foi provavelmente a ventoinha que se soltou ou bateu no radiador furando-o.

Entretanto fico a espera que lá vá o mecanico dar uma opiniao.

Quanto a desmontar o radiador, vi que eram só duas porcas e desapertar os tubos. É necessario alguma cuidado extra?

Verdes radios, os tubos parecem estar bons, a agura escorre mesmo de dentro do radiador para fora, na parte debaixo.

>Cumprimentos&obrigado pela ajuda!

UMM 4x4 Entrepreneur 1980
 
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8 Jun 2006
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Amigo Bronson

É só preciso desapertar os dois tubos grandes junto ao radiador, as duas porcas de baixo e conforme for a montagem que tiver (?), uma barra metálica que o liga (o radiador) à grelha e eventualmente o tubo de aspiração do filtro de ar (?).

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Bem, hoje lá consegui desmontar o radiador, e consegui ver o dano como deve ser. A ventoinha da bomba de agua perfurou-me o ninho do radiador no fundo e fez alguns estragos.

Levei o radiador entao a Radiprol ali ao pé da Pontinha, e ele fez-me um orçamento de 45euros que achei bastante decente (um ninho novo seriam 250 euros!).

Após isto e como estava ali ao lado decidi ir ao tao famoso Silvino comprar a ventoinha, que a antiga faltavam-lhe 3 pás. Aquilo realmente é um museu de UMM's, com fotos entre outras coisas.

Levou-me 25 euros pela ventoinha que tambem me parece decente.

Agora a minha questão é se vale a pena ir a um mecanico montar a ventoinha&radiador ou se feito em casa aquilo fica bom e em principio nao há mais chatices.

>Cumprimentos

UMM 4x4 Entrepreneur 1980
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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N tens os rolamentos do suporte da ventoinha gripados?
Montar a ventoinha e o radiador é fácil, mas o resto que possas ter avariado é que talvez já exija algum conhecimento maior.
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Quanto aos rolamentos não sei, a ventoinha parece estar bem fixa, o que o mecánico disse é que a bomba de agua tem folga e dai ter-me provavelmente danificado o radiador com a violencia do embate.

Como se ve se os rolamentos estao gripados?

Quanto a mais danos possiveis, nao estou a ver quais, pois tudo parece no sitio.

Outra pergunta, onde consigo arranjar os tubos que ligam ao radiador, etc?



UMM 4x4 Entrepreneur 1980
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Se a bomba de agua tem folga no veio,logo a ventoinha tambem vai andar por onde não deve(já andou:dizzy_face:)pois a ventoinha está apetada directamente ao veio da bomba de agua.Se os rolamentos têm folga quase de certeza que tambem há fuga de agua pelos empanques,ou então estás prestes a haver...o melhor seria pelo menos desmontar a bomba de agua e fazer uma inspecção detalhada,mas em todo o caso se o que originou o movimento da ventoinha ao radiador foi a tal folga do veio da bomba de agua é 100% aconselhavel pôr uma bomba de agua nova.
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Isto de dinheiro está escasso, mas mais vale prevenir que remediar (normalmente sai sempre mais caro).

Isso da bomba de agua, quanto podera custar uma e a montagem requer muito trabalho?

>Cumprimentos!

UMM 4x4 Entrepreneur 1980
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Hoje fui finalmente buscar o radiador (parece novo, todo pintado de preto mate) e aproveitei para montar a ventoinha nova e o radiador. Depois de muito ler aqui no forum fui comprar 10l de liquido de radiador, verti lá para dentro e fui meter a viatura a andar.

Apesar de recear que algo fosse sair por ali disparado, tudo parece estar a funcionar como deve. Reparei que o radiador anteriormente deveria estar mal montado, pois estava muito alto, o que fazia com que a ventoinha batesse provavelmente no fundo do mesmo.

Depois de retirar uma borracha de cada lado nos apoios do mesmo, montei e apertei ao máximo, mas a estabilidade do mesmo nao me parece convincente.

Algume sabe dar umas dicas de como prender melhor o radiador, borrachas, apoios extras, etc?

>Cumprimentos

UMM 4x4 Entrepreneur 1980
 

stretx

UMM
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31 Mar 2006
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primiro ve bem a bomba de agua! arranja-se uma bomba de agua nova mas sem ser de origem na casa dos 60 euros. axo que nao queres gastar novamente dinheiro na reparacao do radiador nem uma ventuinha nova daqui a ums tempos...ja para nao falar de aquecimentos no motor:astonished:

segundo nao devias ter tirado as borrachas que estao de baixo do radiador, pois essas borrachas fazem de cinobloco amortecendo vibraçoes do chaçi para o radiador, prevenindo fissuras no metal por fadiga.
volta a meter la as burrachinhas e afinas e o tunel de vento que tem furos rasgados que te permitem mover o tunel para cima ou para baixo
esta e a minha openiao...:cool:

Paulo Alves
 
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