• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Duvida nos manometros

Dantas

Iniciado
Registo
5 Dez 2008
Boas pessoal.

Tive a ver num topico mais abaixo imensos manometros e gostava de saber para que serve:

Pressão do oleo
Temperatura da agua na culaça (o que é a culaça)
Temperatura da culaça
Temperatura do oleo
Qual a diferença (vantagem/desvantagem) entre
Amperimetro
Voltimetro.

Gostaria de por o meu UMM todo "pipi", mas sem coisas desnecessarias.

CUMMprimenTTOs

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Vou tentar ajudar...

Manometro de pressão do oleo,como o nome diz serve para monitorizar a pressão do oleo no motor,o oleo que o vai lubrificar interiormente.
Temperatura de oleo,serve para monitorizarmos a temperatura que esta o oleo do motor.
No quadrante do UMM temos já de origem o manometro de temperatura de agua do sistema de arrefecimento do motor,esta sonda é montada na cabeça pois a cabeça(culaça) é um dos pontos criticos se a temperatura da agua for muito elevada,e se a agua estiver muito quente é sinal que o arrefecimento do motor não está a funcionar correctamente.
Há quem monte uma sonda de encosto na cabeça do motor para ter a leitura exacta da temperatura a que esta a cabeça,enquanto que a original mede a temperatura da agua.
Amperimetro serve para lermos a carga que o alternador está a fornecer á bateria,basicamente consegue-se ver se o consumo de energia é muito ou pouco ou se o alternador esta a funcionar ou não.
O voltimetro dá-nos a tensão que a bateria tem,e com o carro a trabalhar quantos Volts temos no circuito electrico,uma bateria com saude e com o carro com o motor parado tem á volta de 11,5/12v com o motor em funcionamento terá á volta de 14v que é a tensão que o alternador fornece,com este manometro tambem podemos ver se o alternador esta ou não a funcionar correctamente.

Para mim os mais importantes destes será um voltimetro e pressão do turbo,o voltimetro dá para ter a percepção se o alternador está a funcionar ou não,e o da pressão do turbo ajuda nos consumos e claro ver se o valor de pressao do mesmo é o correcto.É claro que os outros tambem serão importantes mas o da temperatura original se estiver a funcionar correctamente é suficiente,e o da pressao do oleo temos a luz da pressao de oleo original que acende quando o oleo atinge uma pressao minima.

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Boas
Venho só acrescentar que o manómetro de pressão de oleo é importante porque nos dá a leitura da quantidade de oleo em kg que o motor tem..as nossas maquinas, especialmente os motores turbinados gastam oleo, dai ser indispensável na minha opiniao.Até porque essa situação de deixar andar até acender a luz não me parece ser muito saudavel para o motor pois quando a luz acende o nivel de oleo no motor já é muito baixo!
Abraços fortes
RaminiUMM

Registo
30 Mar 2006
Só uma pequena correção o manometro de pressão do oleo como o nome indica não mede a quantidade de oleo, ele só mede a pressão que pode ser apresentada em bares, kg/cm2 ou libras por polegada quadrada.
Para medir a quantidade só arranjando maneira de meter a funcionar o sensor de nivel que vem em quase todos os motores turbo mas que não está ligado a nada.
Mas mesmo assim não ficavas com uma leitura proporcional à quantidade pois este sensor só te diria se tens o oleo acima ou abaixo do nivel.

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Para controlar o nivel de oleo temos a vareta:D,um manometro de pressao de oleo num caso de consumo de oleo até chegar a um nivel de perder a pressão vai dar exactamente a mesma informação que te dá a luz vermelha do tablier,no manometro vai para zero e no caso da luz esta acende.No manometro a leitura que temos podemos usala para tirarmos algumas conclusoes como por exemplo a perda da viscosidade do oleo,um funcionamento anormal da bomba de oleo em varios regimes do motor etc.
Não disse que o da pressão de oleo era importante porque se tivermos os cuidados normais com o carro(controlar niveis e mudanças de oleo a tempo)dificilmente teremos problemas com a pressão de oleo.Eu por acaso tenho um montado no meu mas gosto de lá ver os ponteirinhos:D,para quem quer deixar o tablier discreto e não tem noções do que é que os ponteiros estão a ler não vale a pena o custo e sempre são menos uns furos no tablier;)

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Boas
Concordo com tudo o que disseram..se fosse isso que eu escrevi..mas como está escrito acima,em bom português,dá para ter uma leitura da quantidade de oleo porque o ponteiro vai descendo se for consumindo oleo..porquê??porque a pressão vai diminuindo conforme for baixando a quantidade de oleo que estiver no motor..obviamente que a vareta é que nos dá a leitura correcta, mas com o manómetro evito andar sempre a abrir o capot para confirmar se está para chegar ao nivel para evitar que a luz acenda,porque como tambem escrevi acima..
QUANDO A LUZ ACENDE OS NIVEIS DE OLEO SÂO REDUZIDOS E PODEM SER PREJUDICIAIS PARA A SAUDE DO MOTOR!!
Quanto a viscosidade do oleo deve ter inventado isso agora.. pois não estou a ver como esse ponteiro lhe indica tal informação.

Quanto a este comentário: "..para quem quer deixar o tablier discreto e não tem noções do que é que os ponteiros estão a ler não vale a pena o custo e sempre são menos uns furos no tablier"
Nem comento porque não entendo o que quis dizer com isso nem quero entender!!

Abraços fortes
RaminiUMM

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
raminiUMM espero que não tenhas levado a mal alguma coisa do que escrevi,não quis de qualquer forma "mandar piadas" ou insinuar o que quer que seja!Se interpretaste assim so tenho a pedir desculpa,não era essa a intenção.
Mas continuo a discordar contigo quando dizes que quando o nivel de oleo baixa a pressão tambem baixa,o oleo ou chega á bomba ou não chega.
Eu não invento nada...se o oleo perde as suas qualidades mais facilmente se "passa" nas folgas que possam existir no circuito.Se em vez de oleo puser-mos outro liquido com densidade/viscosidade diferente tem obrigação de dar valores diferentes.
E quanto ao meu comentario pode dar azo a más interpretações,mas é apenas a minha opinião.
E que fique bem claro que tambem sou da opinião que não podemos estar á espera da luz do oleo acesa para irmos verificar o nivel!!

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mario,sim o amperimetro tem mais vantagens nesse aspecto,mas para mim são aspectos que não são muito usuais acontecer,só defendo o voltimetro pela simplicidade de montagem e custo do mesmo.
E por outra razão que me acontece varias vezes que é com a lama as escovas do alternador ficam presas,logo quando gastam já não avançam até ao indutor e deixa de carregar a bateria,mas a luz do alternador fica apagada na mesma e o amperimetro neste caso ficaria a dar a indicação de zero,ou seja,sem consumo de energia do alternador que é a leitura ideal durante um funcionamento normal,enquanto que no voltimetro neste caso passa de 14v+- para uns 11,5v.

raminiUMM

UMM
Registo
15 Dez 2007
Boas
Óptimo agora todos ficamos a saber mais..que aliás parece me que era o objectivo da dúvida aqui levantada inicialmente..não sabia como ver também a viscosidade do oleo através do manómetro..mas mantenho o que disse e em relação aos outros manómetros são para mim igualmente importantes..quanto mais informação melhor se pode controlar umá possivel avaria!!
Abraços fortes
RaminiUMM

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Penso que todos os indicadores de dados que possamos colocar no UMM serão muito importantes se souber-mos para que servem. Só não penso o mesmo de um amperimetro e acrescentaria um manómetro de pressão de água.

Se as mudanças de oleo forem feitas de 6 em 6 meses ou a cada 5 mil km o manómetro de pressão de oleo apenas serve para atestar o funcionamento da bomba. Agora se o oleo andar lá muito tempo poderemos ver a deterioração do mesmo através do manómetro de pressão de oleo, e sim é correcto dizer que o oleo ao perder as suas propriedades flui com muito mais facilidade o que faz com que a pressão baixe. Outo indicador do manómetro de pressão de oleo é consguir fazer a leitura de sobreaquecimento do motor porque ao subir demasiado a temperatura do oleo, este muda a sua densidade, logo terá mudanças na pressão.

Em tempos tive um carrito que tinha manómetros de pressão de oleo, pressão de água, temperatura de oleo e temperatura de água.

Pedro
For every piece to fall in place
Forever gone without a trace
you'll rise it takes its shape
No turning back, don't turn that page
Come now im leavin here tonight
Come now lets leave it all behind
Is that the price you pay?
Runnin through hell, heaven can wait

Top Inferior