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Duvida nos manometros

Dantas

Iniciado
Registo
5 Dez 2008
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Boas pessoal.

Tive a ver num topico mais abaixo imensos manometros e gostava de saber para que serve:

Pressão do oleo
Temperatura da agua na culaça (o que é a culaça)
Temperatura da culaça
Temperatura do oleo
Qual a diferença (vantagem/desvantagem) entre
Amperimetro
Voltimetro.


Gostaria de por o meu UMM todo "pipi", mas sem coisas desnecessarias.

CUMMprimenTTOs
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
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Vou tentar ajudar...

Manometro de pressão do oleo,como o nome diz serve para monitorizar a pressão do oleo no motor,o oleo que o vai lubrificar interiormente.
Temperatura de oleo,serve para monitorizarmos a temperatura que esta o oleo do motor.
No quadrante do UMM temos já de origem o manometro de temperatura de agua do sistema de arrefecimento do motor,esta sonda é montada na cabeça pois a cabeça(culaça) é um dos pontos criticos se a temperatura da agua for muito elevada,e se a agua estiver muito quente é sinal que o arrefecimento do motor não está a funcionar correctamente.
Há quem monte uma sonda de encosto na cabeça do motor para ter a leitura exacta da temperatura a que esta a cabeça,enquanto que a original mede a temperatura da agua.
Amperimetro serve para lermos a carga que o alternador está a fornecer á bateria,basicamente consegue-se ver se o consumo de energia é muito ou pouco ou se o alternador esta a funcionar ou não.
O voltimetro dá-nos a tensão que a bateria tem,e com o carro a trabalhar quantos Volts temos no circuito electrico,uma bateria com saude e com o carro com o motor parado tem á volta de 11,5/12v com o motor em funcionamento terá á volta de 14v que é a tensão que o alternador fornece,com este manometro tambem podemos ver se o alternador esta ou não a funcionar correctamente.

Para mim os mais importantes destes será um voltimetro e pressão do turbo,o voltimetro dá para ter a percepção se o alternador está a funcionar ou não,e o da pressão do turbo ajuda nos consumos e claro ver se o valor de pressao do mesmo é o correcto.É claro que os outros tambem serão importantes mas o da temperatura original se estiver a funcionar correctamente é suficiente,e o da pressao do oleo temos a luz da pressao de oleo original que acende quando o oleo atinge uma pressao minima.
 

raminiUMM

UMM
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15 Dez 2007
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Boas
Venho só acrescentar que o manómetro de pressão de oleo é importante porque nos dá a leitura da quantidade de oleo em kg que o motor tem..as nossas maquinas, especialmente os motores turbinados gastam oleo, dai ser indispensável na minha opiniao.Até porque essa situação de deixar andar até acender a luz não me parece ser muito saudavel para o motor pois quando a luz acende o nivel de oleo no motor já é muito baixo!
Abraços fortes
RaminiUMM
 
Registo
30 Mar 2006
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Tuvalu
Só uma pequena correção o manometro de pressão do oleo como o nome indica não mede a quantidade de oleo, ele só mede a pressão que pode ser apresentada em bares, kg/cm2 ou libras por polegada quadrada.
Para medir a quantidade só arranjando maneira de meter a funcionar o sensor de nivel que vem em quase todos os motores turbo mas que não está ligado a nada.
Mas mesmo assim não ficavas com uma leitura proporcional à quantidade pois este sensor só te diria se tens o oleo acima ou abaixo do nivel.

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058


 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Para controlar o nivel de oleo temos a vareta:D,um manometro de pressao de oleo num caso de consumo de oleo até chegar a um nivel de perder a pressão vai dar exactamente a mesma informação que te dá a luz vermelha do tablier,no manometro vai para zero e no caso da luz esta acende.No manometro a leitura que temos podemos usala para tirarmos algumas conclusoes como por exemplo a perda da viscosidade do oleo,um funcionamento anormal da bomba de oleo em varios regimes do motor etc.
Não disse que o da pressão de oleo era importante porque se tivermos os cuidados normais com o carro(controlar niveis e mudanças de oleo a tempo)dificilmente teremos problemas com a pressão de oleo.Eu por acaso tenho um montado no meu mas gosto de lá ver os ponteirinhos:D,para quem quer deixar o tablier discreto e não tem noções do que é que os ponteiros estão a ler não vale a pena o custo e sempre são menos uns furos no tablier;)
 

raminiUMM

UMM
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15 Dez 2007
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Boas
Concordo com tudo o que disseram..se fosse isso que eu escrevi..mas como está escrito acima,em bom português,dá para ter uma leitura da quantidade de oleo porque o ponteiro vai descendo se for consumindo oleo..porquê??porque a pressão vai diminuindo conforme for baixando a quantidade de oleo que estiver no motor..obviamente que a vareta é que nos dá a leitura correcta, mas com o manómetro evito andar sempre a abrir o capot para confirmar se está para chegar ao nivel para evitar que a luz acenda,porque como tambem escrevi acima..
QUANDO A LUZ ACENDE OS NIVEIS DE OLEO SÂO REDUZIDOS E PODEM SER PREJUDICIAIS PARA A SAUDE DO MOTOR!!
Quanto a viscosidade do oleo deve ter inventado isso agora.. pois não estou a ver como esse ponteiro lhe indica tal informação.

Quanto a este comentário: "..para quem quer deixar o tablier discreto e não tem noções do que é que os ponteiros estão a ler não vale a pena o custo e sempre são menos uns furos no tablier"
Nem comento porque não entendo o que quis dizer com isso nem quero entender!!

Abraços fortes
RaminiUMM
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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raminiUMM espero que não tenhas levado a mal alguma coisa do que escrevi,não quis de qualquer forma "mandar piadas" ou insinuar o que quer que seja!Se interpretaste assim so tenho a pedir desculpa,não era essa a intenção.
Mas continuo a discordar contigo quando dizes que quando o nivel de oleo baixa a pressão tambem baixa,o oleo ou chega á bomba ou não chega.
Eu não invento nada...se o oleo perde as suas qualidades mais facilmente se "passa" nas folgas que possam existir no circuito.Se em vez de oleo puser-mos outro liquido com densidade/viscosidade diferente tem obrigação de dar valores diferentes.
E quanto ao meu comentario pode dar azo a más interpretações,mas é apenas a minha opinião.
E que fique bem claro que tambem sou da opinião que não podemos estar á espera da luz do oleo acesa para irmos verificar o nivel!!
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Mario,sim o amperimetro tem mais vantagens nesse aspecto,mas para mim são aspectos que não são muito usuais acontecer,só defendo o voltimetro pela simplicidade de montagem e custo do mesmo.
E por outra razão que me acontece varias vezes que é com a lama as escovas do alternador ficam presas,logo quando gastam já não avançam até ao indutor e deixa de carregar a bateria,mas a luz do alternador fica apagada na mesma e o amperimetro neste caso ficaria a dar a indicação de zero,ou seja,sem consumo de energia do alternador que é a leitura ideal durante um funcionamento normal,enquanto que no voltimetro neste caso passa de 14v+- para uns 11,5v.
 

raminiUMM

UMM
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15 Dez 2007
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Boas
Óptimo agora todos ficamos a saber mais..que aliás parece me que era o objectivo da dúvida aqui levantada inicialmente..não sabia como ver também a viscosidade do oleo através do manómetro..mas mantenho o que disse e em relação aos outros manómetros são para mim igualmente importantes..quanto mais informação melhor se pode controlar umá possivel avaria!!
Abraços fortes
RaminiUMM
 

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
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Penso que todos os indicadores de dados que possamos colocar no UMM serão muito importantes se souber-mos para que servem. Só não penso o mesmo de um amperimetro e acrescentaria um manómetro de pressão de água.

Se as mudanças de oleo forem feitas de 6 em 6 meses ou a cada 5 mil km o manómetro de pressão de oleo apenas serve para atestar o funcionamento da bomba. Agora se o oleo andar lá muito tempo poderemos ver a deterioração do mesmo através do manómetro de pressão de oleo, e sim é correcto dizer que o oleo ao perder as suas propriedades flui com muito mais facilidade o que faz com que a pressão baixe. Outo indicador do manómetro de pressão de oleo é consguir fazer a leitura de sobreaquecimento do motor porque ao subir demasiado a temperatura do oleo, este muda a sua densidade, logo terá mudanças na pressão.

Em tempos tive um carrito que tinha manómetros de pressão de oleo, pressão de água, temperatura de oleo e temperatura de água.


Pedro
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Come now lets leave it all behind
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