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DIY - reparação fuga óleo pela bicha do conta km

Registo
4 Out 2016
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Barcelos
Boas, o meu UMM andava com uma fuga de óleo pela bicha do conta km. Finalmente reparei a fuga e deixo aqui o procedimento. Espero que seja útil.

Dificuldade: fácil

Duração: 30 min

Custo: +-10€

Material usado:

- chave 22
- chave 13
- chave de fendas
- spray limpeza de travões
- rolo de papel
- retentor 13-08-03
- o-ring 19mmx2,65mm
- óleo 15w40
- balde para óleo

Procedimento:

1º Lavei o carro por fora e por baixo para tirar o máximo de lama e pó possível.

2º tirei a travessa de proteção da caixa de transferências

3º limpei com um spray desengordurante toda a zona envolvente

4º Tirei a bicha do conta km

5º tirei o parafuso que bloqueia o mecanismo do conta km



6º Retirei o mecanismo, bastou puxar e rodar que saiu sem grande esforço. Nesta fase coloquei um balde por baixo por causa do óleo que vai sair. É uma quantidade pequena.



7º retirei o o-ring e o retentor. Usei uma chave de fendas para tirar ambos. O o-ring tirei com a ponta da chave de fendas e o retentor empurrei pelo lado contrário. Convém colocar o novo retentor na mesma posição do antigo.



8º limpei todo o sistema muito bem com spray desengordurante e onde foi necessário lixei com uma lixa muito fina.

9º Coloquei o novo retentor. Usei uma chave 9mm para empurrar o retentor.





10º Coloquei o o-ring



11º coloquei o mecanismo no sitio, sem forçar e com o cuidado da ranhura do bloqueio ficar virada para o sitio certo



12º Voltar a colocar o parafuso de bloqueio

13º Voltar a colocar a bicha

14º Repor nível com óleo indicado

15º Voltar a colocar a travesa de proteção.


Pedro Faria
Barcelos
 

Jagoz

Administrator
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28 Mar 2006
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Djibouti
muito bem!!

obrigado pela partilha!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 
Registo
29 Abr 2014
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boa! Facilitaste-me muito com as medidas! Assim trato ja de comprar e depois logo me jogo ao tido.
 

neca172

UMM
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4 Jan 2017
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V. N. De Gaia, Portugal
Boas, Pedro,

gostei do topico, acho que faz falta aqui no Forumm topicos tipo, (como fazer),
vai ajudar muitos de nós. Obrigado.

Umm abraço, Rui
 
Registo
29 Jun 2018
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Olá Pedro,

Senti que devia agradecer esta forma de partilhar, o fazer e o saber fazer, que aparecem neste e noutros post's semelhantes, de reparação/manutenção regular ou restauro !

A comunicação é muito directa, e muito bem ilustrada.

Pela parte que me toca, não servem rigorosamente para nada.
Não sei nada de mecânica, não tenho ferramentas, e sinceramente a vontade de começar agora, não me aparece, de todo.:cool:
Então......, aprecio muito e gosto de ver, até pela curiosidade de descobrir o que está dentro das "caixas" e imaginar o funcionamento.

Ficar a perceber a complexidade de cada peça, é simplesmente fabuloso. Cada vez que se carrega num pedal, se vira o volante, se faz uma passagem de caixa, imaginar o que está a "mexer" e conseguir visualizar, a partir destas imagens, é magia.

Quando vejo, algumas "habilidades" de alguns "pilotos", interrogo-me muito, se terão a noção do que estão a exigir, de sistemas tão complexos. Ou simplesmente se paga, ou se desconhece o que está por trás!

Acredito, que o que estou a escrever, não se aplica a quase todos os do Forum, mas tambem penso que anda por aqui muita gente, que tal como eu, só aprecia ver, e fazer parte desta partilha.

Espero que continue, e pela minha parte o meu sincero agradecimento, por poder partilhar este saber.

 

Casaleirofml

Iniciado
Registo
17 Mar 2017
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Parabéns pelo topiko!

Já tinha expressado noutro lado a minha tristeza com os tão poucos topikos de DIY no ForUMM...

Seja um de muitos que tenhamos aqui no futuro.

Obrigado :)
 

hpedro33

Iniciado
Registo
22 Jan 2019
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Boas, hoje desloquei-me a uma casa de retentores e infelizmente com as medidas mencionadas disseram que não tinham, alguém me consegue confirmar as medidas que aqui estão referenciadas “ 13_8_3”, alguém tem uma peça que consiga verificar a medida do veio e a sede.

Muit obrigado a todos

quote:Originally posted by herrdoctor

Boas, o meu UMM andava com uma fuga de óleo pela bicha do conta km. Finalmente reparei a fuga e deixo aqui o procedimento. Espero que seja útil.

Dificuldade: fácil

Duração: 30 min

Custo: +-10€

Material usado:

- chave 22
- chave 13
- chave de fendas
- spray limpeza de travões
- rolo de papel
- retentor 13-08-03
- o-ring 19mmx2,65mm
- óleo 15w40
- balde para óleo

Procedimento:

1º Lavei o carro por fora e por baixo para tirar o máximo de lama e pó possível.

2º tirei a travessa de proteção da caixa de transferências

3º limpei com um spray desengordurante toda a zona envolvente

4º Tirei a bicha do conta km

5º tirei o parafuso que bloqueia o mecanismo do conta km



6º Retirei o mecanismo, bastou puxar e rodar que saiu sem grande esforço. Nesta fase coloquei um balde por baixo por causa do óleo que vai sair. É uma quantidade pequena.



7º retirei o o-ring e o retentor. Usei uma chave de fendas para tirar ambos. O o-ring tirei com a ponta da chave de fendas e o retentor empurrei pelo lado contrário. Convém colocar o novo retentor na mesma posição do antigo.



8º limpei todo o sistema muito bem com spray desengordurante e onde foi necessário lixei com uma lixa muito fina.

9º Coloquei o novo retentor. Usei uma chave 9mm para empurrar o retentor.





10º Coloquei o o-ring



11º coloquei o mecanismo no sitio, sem forçar e com o cuidado da ranhura do bloqueio ficar virada para o sitio certo



12º Voltar a colocar o parafuso de bloqueio

13º Voltar a colocar a bicha

14º Repor nível com óleo indicado

15º Voltar a colocar a travesa de proteção.


Pedro Faria
Barcelos
 
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4 Out 2016
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Sim, confirmo que as medidas são essas 13mm exterior, 8mm interior e 3mm altura. Podes sempre tirar a peça e levas a uma casa de retentores. Assim não restam dúvidas.

Pedro Faria
Barcelos
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Boa partilha! Obrigado!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92
 

hpedro33

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22 Jan 2019
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Muito obrigado pela confirmação, o problema é que já contactei duas casas e nada o mais próximo que se encontra é 8x14x3 , ou seja terei de desbastar o retentor para dar, tens possibilidade de me comprares um e enviares, eu pago por MBway antes de enviares é só dizeres o valor #128512;

quote:Originally posted by herrdoctor

Sim, confirmo que as medidas são essas 13mm exterior, 8mm interior e 3mm altura. Podes sempre tirar a peça e levas a uma casa de retentores. Assim não restam dúvidas.

Pedro Faria
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4 Out 2016
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Desculpa lá, só vi agora o tópico. O meu quem arranjou foi o Bruno TerraX4. O preço não sei dizer porque ele ofereceu-mo. Mas estou a ficar curioso, será assim tão difícil de encontrar? Liga-lhe.

Pedro Faria
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StreetGT

UMM
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22 Jan 2019
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Eu acho estas a procurar errado.



D = 13mm
d= 8mm
b = 3mm

Formula = dxDxb

Segundo a nomenclatura não será 8x13x3mm?

Em polegadas com representação fraccionaria 5/16"x33/64"x1/8" e em imperial 0.315"x 0.591"x 0.118"

O mais perto que consegui encontrar é 8x12x3mm.


-----------------------------------------------------------------------------

Se as medidas forem da forma como disseste será então.

33/64"x5/16"x1/8"
0.591"x 0.315"x 0.118"
 
Registo
4 Out 2016
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quote:Originally posted by hpedro33

Muito obrigado pela confirmação, o problema é que já contactei duas casas e nada o mais próximo que se encontra é 8x14x3 , ou seja terei de desbastar o retentor para dar, tens possibilidade de me comprares um e enviares, eu pago por MBway antes de enviares é só dizeres o valor #128512;

quote:Originally posted by herrdoctor

Sim, confirmo que as medidas são essas 13mm exterior, 8mm interior e 3mm altura. Podes sempre tirar a peça e levas a uma casa de retentores. Assim não restam dúvidas.

Pedro Faria
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Penso que 8x14x3 deve dar. Fica mais justo. Até estou com vontade de tirar o meu só para confirmar.

Pedro Faria
Barcelos
 

hpedro33

Iniciado
Registo
22 Jan 2019
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Muito obrigado pela explicação técnica, já encontrei um mas tem 5mm de espessura, só estou há espera que chegue para ver se dá, em alternativa vou comprar um com os 14-8-3

quote:Originally posted by herrdoctor

quote:Originally posted by hpedro33

Muito obrigado pela confirmação, o problema é que já contactei duas casas e nada o mais próximo que se encontra é 8x14x3 , ou seja terei de desbastar o retentor para dar, tens possibilidade de me comprares um e enviares, eu pago por MBway antes de enviares é só dizeres o valor #128512;

quote:Originally posted by herrdoctor

Sim, confirmo que as medidas são essas 13mm exterior, 8mm interior e 3mm altura. Podes sempre tirar a peça e levas a uma casa de retentores. Assim não restam dúvidas.

Pedro Faria
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Penso que 8x14x3 deve dar. Fica mais justo. Até estou com vontade de tirar o meu só para confirmar.

Pedro Faria
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JummP

UMM
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9 Jan 2007
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O meu velocímetro deixou de funcionar, aproveitando a troca da bicha, e encorajado por este tópico, (obrigado Pedro Faria, pelo
descritivo e fotos da intervenção), decidi tirar o mecanismo da caixa pois estava a babar óleo.
Amanhã vou tentar comprar o oring e o retentor.
Fiquei com duvidas em relação ás medidas do retentor, qual é a medida de origem?
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