• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

DIY - reparação fuga óleo pela bicha do conta km

Registo
4 Out 2016
Boas, o meu UMM andava com uma fuga de óleo pela bicha do conta km. Finalmente reparei a fuga e deixo aqui o procedimento. Espero que seja útil.

Dificuldade: fácil

Duração: 30 min

Custo: +-10€

Material usado:

- chave 22
- chave 13
- chave de fendas
- spray limpeza de travões
- rolo de papel
- retentor 13-08-03
- o-ring 19mmx2,65mm
- óleo 15w40
- balde para óleo

Procedimento:

1º Lavei o carro por fora e por baixo para tirar o máximo de lama e pó possível.

2º tirei a travessa de proteção da caixa de transferências

3º limpei com um spray desengordurante toda a zona envolvente

4º Tirei a bicha do conta km

5º tirei o parafuso que bloqueia o mecanismo do conta km

6º Retirei o mecanismo, bastou puxar e rodar que saiu sem grande esforço. Nesta fase coloquei um balde por baixo por causa do óleo que vai sair. É uma quantidade pequena.

7º retirei o o-ring e o retentor. Usei uma chave de fendas para tirar ambos. O o-ring tirei com a ponta da chave de fendas e o retentor empurrei pelo lado contrário. Convém colocar o novo retentor na mesma posição do antigo.

8º limpei todo o sistema muito bem com spray desengordurante e onde foi necessário lixei com uma lixa muito fina.

9º Coloquei o novo retentor. Usei uma chave 9mm para empurrar o retentor.

10º Coloquei o o-ring

11º coloquei o mecanismo no sitio, sem forçar e com o cuidado da ranhura do bloqueio ficar virada para o sitio certo

12º Voltar a colocar o parafuso de bloqueio

13º Voltar a colocar a bicha

14º Repor nível com óleo indicado

15º Voltar a colocar a travesa de proteção.

Pedro Faria
Barcelos

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
muito bem!!

obrigado pela partilha!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

Registo
29 Abr 2014
boa! Facilitaste-me muito com as medidas! Assim trato ja de comprar e depois logo me jogo ao tido.

neca172

UMM
Registo
4 Jan 2017
Boas, Pedro,

gostei do topico, acho que faz falta aqui no Forumm topicos tipo, (como fazer),
vai ajudar muitos de nós. Obrigado.

Umm abraço, Rui

Registo
29 Jun 2018
Olá Pedro,

Senti que devia agradecer esta forma de partilhar, o fazer e o saber fazer, que aparecem neste e noutros post's semelhantes, de reparação/manutenção regular ou restauro !

A comunicação é muito directa, e muito bem ilustrada.

Pela parte que me toca, não servem rigorosamente para nada.
Não sei nada de mecânica, não tenho ferramentas, e sinceramente a vontade de começar agora, não me aparece, de todo.:cool:
Então......, aprecio muito e gosto de ver, até pela curiosidade de descobrir o que está dentro das "caixas" e imaginar o funcionamento.

Ficar a perceber a complexidade de cada peça, é simplesmente fabuloso. Cada vez que se carrega num pedal, se vira o volante, se faz uma passagem de caixa, imaginar o que está a "mexer" e conseguir visualizar, a partir destas imagens, é magia.

Quando vejo, algumas "habilidades" de alguns "pilotos", interrogo-me muito, se terão a noção do que estão a exigir, de sistemas tão complexos. Ou simplesmente se paga, ou se desconhece o que está por trás!

Acredito, que o que estou a escrever, não se aplica a quase todos os do Forum, mas tambem penso que anda por aqui muita gente, que tal como eu, só aprecia ver, e fazer parte desta partilha.

Espero que continue, e pela minha parte o meu sincero agradecimento, por poder partilhar este saber.

Casaleirofml

Iniciado
Registo
17 Mar 2017
Parabéns pelo topiko!

Já tinha expressado noutro lado a minha tristeza com os tão poucos topikos de DIY no ForUMM...

Seja um de muitos que tenhamos aqui no futuro.

Obrigado :)

hpedro33

Iniciado
Registo
22 Jan 2019
Boas, hoje desloquei-me a uma casa de retentores e infelizmente com as medidas mencionadas disseram que não tinham, alguém me consegue confirmar as medidas que aqui estão referenciadas “ 13_8_3”, alguém tem uma peça que consiga verificar a medida do veio e a sede.

Muit obrigado a todos

quote:Originally posted by herrdoctor

Boas, o meu UMM andava com uma fuga de óleo pela bicha do conta km. Finalmente reparei a fuga e deixo aqui o procedimento. Espero que seja útil.

Dificuldade: fácil

Duração: 30 min

Custo: +-10€

Material usado:

- chave 22
- chave 13
- chave de fendas
- spray limpeza de travões
- rolo de papel
- retentor 13-08-03
- o-ring 19mmx2,65mm
- óleo 15w40
- balde para óleo

Procedimento:

1º Lavei o carro por fora e por baixo para tirar o máximo de lama e pó possível.

2º tirei a travessa de proteção da caixa de transferências

3º limpei com um spray desengordurante toda a zona envolvente

4º Tirei a bicha do conta km

5º tirei o parafuso que bloqueia o mecanismo do conta km

6º Retirei o mecanismo, bastou puxar e rodar que saiu sem grande esforço. Nesta fase coloquei um balde por baixo por causa do óleo que vai sair. É uma quantidade pequena.

7º retirei o o-ring e o retentor. Usei uma chave de fendas para tirar ambos. O o-ring tirei com a ponta da chave de fendas e o retentor empurrei pelo lado contrário. Convém colocar o novo retentor na mesma posição do antigo.

8º limpei todo o sistema muito bem com spray desengordurante e onde foi necessário lixei com uma lixa muito fina.

9º Coloquei o novo retentor. Usei uma chave 9mm para empurrar o retentor.

10º Coloquei o o-ring

11º coloquei o mecanismo no sitio, sem forçar e com o cuidado da ranhura do bloqueio ficar virada para o sitio certo

12º Voltar a colocar o parafuso de bloqueio

13º Voltar a colocar a bicha

14º Repor nível com óleo indicado

15º Voltar a colocar a travesa de proteção.

Pedro Faria
Barcelos

Registo
4 Out 2016
Sim, confirmo que as medidas são essas 13mm exterior, 8mm interior e 3mm altura. Podes sempre tirar a peça e levas a uma casa de retentores. Assim não restam dúvidas.

Pedro Faria
Barcelos

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Boa partilha! Obrigado!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92

hpedro33

Iniciado
Registo
22 Jan 2019
Muito obrigado pela confirmação, o problema é que já contactei duas casas e nada o mais próximo que se encontra é 8x14x3 , ou seja terei de desbastar o retentor para dar, tens possibilidade de me comprares um e enviares, eu pago por MBway antes de enviares é só dizeres o valor #128512;

Sim, confirmo que as medidas são essas 13mm exterior, 8mm interior e 3mm altura. Podes sempre tirar a peça e levas a uma casa de retentores. Assim não restam dúvidas.

Pedro Faria
Barcelos

Registo
4 Out 2016
Desculpa lá, só vi agora o tópico. O meu quem arranjou foi o Bruno TerraX4. O preço não sei dizer porque ele ofereceu-mo. Mas estou a ficar curioso, será assim tão difícil de encontrar? Liga-lhe.

Pedro Faria
Barcelos

StreetGT

UMM
Staff
Developer
Registo
22 Jan 2019
Eu acho estas a procurar errado.

D = 13mm
d= 8mm
b = 3mm

Formula = dxDxb

Segundo a nomenclatura não será 8x13x3mm?

Em polegadas com representação fraccionaria 5/16"x33/64"x1/8" e em imperial 0.315"x 0.591"x 0.118"

O mais perto que consegui encontrar é 8x12x3mm.

-----------------------------------------------------------------------------

Se as medidas forem da forma como disseste será então.

33/64"x5/16"x1/8"
0.591"x 0.315"x 0.118"

Registo
4 Out 2016
quote:Originally posted by hpedro33

Muito obrigado pela confirmação, o problema é que já contactei duas casas e nada o mais próximo que se encontra é 8x14x3 , ou seja terei de desbastar o retentor para dar, tens possibilidade de me comprares um e enviares, eu pago por MBway antes de enviares é só dizeres o valor #128512;

Pedro Faria
Barcelos
Penso que 8x14x3 deve dar. Fica mais justo. Até estou com vontade de tirar o meu só para confirmar.

Pedro Faria
Barcelos

hpedro33

Iniciado
Registo
22 Jan 2019
Muito obrigado pela explicação técnica, já encontrei um mas tem 5mm de espessura, só estou há espera que chegue para ver se dá, em alternativa vou comprar um com os 14-8-3

quote:Originally posted by hpedro33

Pedro Faria
Barcelos
Penso que 8x14x3 deve dar. Fica mais justo. Até estou com vontade de tirar o meu só para confirmar.

Pedro Faria
Barcelos

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
O meu velocímetro deixou de funcionar, aproveitando a troca da bicha, e encorajado por este tópico, (obrigado Pedro Faria, pelo
descritivo e fotos da intervenção), decidi tirar o mecanismo da caixa pois estava a babar óleo.
Amanhã vou tentar comprar o oring e o retentor.
Fiquei com duvidas em relação ás medidas do retentor, qual é a medida de origem?
20200402_215601.jpg
20200402_215628.jpg

Top Inferior