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DIY - Coluna de Direcção Electrica

HUGO_NSS

UMM
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28 Mar 2019
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Caríssimos este será o meu primeiro DIY (do it yourself) ou (Faça você mesmo) e será sobre a aplicação de uma coluna de direcção eléctrica no meu Cournil, depois de muito ponderar sobre manter ou não 100% original, com já tinha esta ideia na cabeça vai ter que ser. (Eu sou daqueles que quando mete uma coisa na cabeça, é mais fácil perder a cabeça do que a coisa :) ).

Resumindo, a minha opção foi para uma coluna de direcção eléctrica de um Opel corsa C, que já comprei e mostro a imagem abaixo:

IMG_7003.JPEG


Que depois de desmontada para ficar so o essencial fica assim:

IMG_6980.JPEG


Para o correto funcionamento, é necessário a coluna mais a unidade de controlo (centralina que vem com a caixa. ) e também é necessário comprar um pequeno controlador:

IMG_20120524_153145.jpg


Este controlador vem com manual de instalação e é muito fácil de se conectar.
O primeiro teste já foi feito, controlador conectado a centralina, centralina conectada a coluna e voilá, a coisa funcionou.

Entretanto depois coloco fotos deste procedimento.

Com o devido tempo e com o avanço deste procedimento vou actualizando este tópico

Ora mais uma atualização, peças necessárias para o projecto da coluna de direção eléctrica.


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A coluna foi cortada a medida do lado da caixa para encaixar aquele “joelho” original e foi soldado uma extensão para encaixar no joelho:


Até
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Do parte de cima da coluna também foi aproveitada a ponta original que foi estriada da parte interna para encaixar na coluna de direccao eléctrica, essa ponteira original está inserida dentro de um tubo com um rolamento para funcionar perfeitamente:

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E tudo montado fica assim:

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Só falta tratar da parte dos suportes e ensaiar
 
Última edição:
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29 Jun 2018
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Eu, nem quero imaginar, o que virá a seguir, quando resultar.........

Tcharannnnnnnnnnnnnnn, senhoras e senhores, meninos e meninas, respeitáveis, ilustres e menos lustrosos, eis :

O UMM COURNIL ..........reinventado!!!


⭐⭐⭐⭐⭐💥💥💥💥💥☄☄☄☄☄⭐⭐⭐⭐⭐💥💥💥☀☀☀🌈🌈🌈
 

HUGO_NSS

UMM
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28 Mar 2019
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Pois segundo o que já li e reli e testei e vi .... posso quase assegurar que é muito mais fácil do que aquilo que se imagina, mas vamos ver os próximos episódios 🤣

Há e mais económico, pelo menos ..... até agora 🤪
 

HUGO_NSS

UMM
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Eu, nem quero imaginar, o que virá a seguir, quando resultar.........

Tcharannnnnnnnnnnnnnn, senhoras e senhores, meninos e meninas, respeitáveis, ilustres e menos lustrosos, eis :

O UMM COURNIL ..........reinventado!!!


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Ainda vou ter que ir instalar uma ao azulão 🤣
 
Registo
29 Jun 2018
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Pois segundo o que já li e reli e testei e vi .... posso quase assegurar que é muito mais fácil do que aquilo que se imagina, mas vamos ver os próximos episódios 🤣
Hugo:
Que não fiquem dúvidas, o que escrevi, (Eu, nem quero imaginar, o que virá a seguir, quando resultar.........), foi de confiança. Do que já vi, da tua intervenção, não tenho dúvidas que o bluff, não é a tua forma de jogar. Continuação de boas experiências e votos de sucesso.
 

HUGO_NSS

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28 Mar 2019
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Só tenho pena, que estejas longe, pois rapidamente percebias, que a manobra da direcção é muito "normal"!!
Mas registo a "oferta", para os meus 85anos, acompanhada de uma plataforma elevatória...:D

Esteja descansado que eu percebi o comentário 🤪 e obrigado pela confiança 😉.
Quanto a plataforma elevatório era caso a pensar, daqui a pouco o @Eduardo Filipe pode precisar.... 🤔 🤣🤣🤣🤣
 

NMoutinho

UMM
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23 Ago 2016
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Gosto de ver estas bricolages, em particular "invenções" de melhoria.

Desconheço por completo como funciona isso!
O potenciómetro serve para quê?
Tenho curiosidade em saber os consumos de corrente. Que fusível geral vais precisar de aplicar?

Por acaso é coisa que no meu UMM não sinto falta, pois a direcção hidráulica funciona relativamente bem, mas no teu lugar com um Cournil optava também por essa solução, procurava era no mercado algo com menos electrónica possível, eu em particular apesar dos conhecimentos eléctricos tenho tendência a fugir da electrónica.

Já agora os componentes de potência aguentarão bem com a pouca desmultiplicação da caixa de direcção e dos "grandes" pneus do UMM, em comparação com o Corsa C. Uma Coluna de um furgão não será mais sobre-dimensionada?
 
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Parece ser uma boa alternativa. Só levanto duas questões, esse motor nessa posição cabe na baia do motor? Não bate em nenhum componente? A outra também é igual à do Nuno, a resistência desse conjunto, será suficiente para um veículo como o UMM?
 
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Parece ser uma boa alternativa. Só levanto duas questões, esse motor nessa posição cabe na baia do motor? Não bate em nenhum componente? A outra também é igual à do Nuno, a resistência desse conjunto, será suficiente para um veículo como o UMM?
Pedro, penso que aquilo não é colocado na "baia" do motor,mas sim logo a seguir ao volante, penso que vi ali fixações para esse efeito...!!!
 

HUGO_NSS

UMM
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Gosto de ver estas bricolages, em particular "invenções" de melhoria.

Desconheço por completo como funciona isso!
O potenciómetro serve para quê?
Tenho curiosidade em saber os consumos de corrente. Que fusível geral vais precisar de aplicar?

Por acaso é coisa que no meu UMM não sinto falta, pois a direcção hidráulica funciona relativamente bem, mas no teu lugar com um Cournil optava também por essa solução, procurava era no mercado algo com menos electrónica possível, eu em particular apesar dos conhecimentos eléctricos tenho tendência a fugir da electrónica.

Já agora os componentes de potência aguentarão bem com a pouca desmultiplicação da caixa de direcção e dos "grandes" pneus do UMM, em comparação com o Corsa C. Uma Coluna de um furgão não será mais sobre-dimensionada?
Ora viva, com o Potenciometro consegue-se definir o nível de assistência desejada, segundo li a coluna tem 3 níveis que no caso do corsa eram selecionados de forma automática conforme a velocidade a que o carro ia, como isso não é possível nos nossos carros, pelos menos no meu, usa-se o potenciometro ☺ há e a coluna funciona sempre, mesmo que desligada, ou seja de forma mecânica.

A partida só necessito de aplicar um fusível de 60amp mas amanhã posso confirmar quando estiver na garagem.

Quanto a questão de a coluna aguentar ou não com a caixa e pneus, já vi caixas destas aplicadas em carros de corrida e em alguns jipes la para o lados dos estates, foi o que me levou a meter nisto! Se nos deles aguenta porque não nos nossos !
 

HUGO_NSS

UMM
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28 Mar 2019
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Parece ser uma boa alternativa. Só levanto duas questões, esse motor nessa posição cabe na baia do motor? Não bate em nenhum componente? A outra também é igual à do Nuno, a resistência desse conjunto, será suficiente para um veículo como o UMM?
Pedro, tal como disse o Sr. @Eduardo Filipe a coluna fica logo seguir ao volante, ele tem mesmo olho de Lince 😊 eu já fiz o suporte e entretanto já fui ao torneiro para fazer umas adaptações. Mal esteja pronto coloco aqui e vais ver como fica.
Quanto a resistência do conjunto, tal como disse ao @NMoutinho ja vi colunas destas aplicadas em carros de rally e jipes, por isso deve aguentar com um UMM, vamos lá ver, nada como testar.
 
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Ora viva, com o Potenciometro consegue-se definir o nível de assistência desejada, segundo li a coluna tem 3 níveis que no caso do corsa eram selecionados de forma automática conforme a velocidade a que o carro ia, como isso não é possível nos nossos carros, pelos menos no meu, usa-se o potenciometro ☺ há e a coluna funciona sempre, mesmo que desligada, ou seja de forma mecânica.

A partida só necessito de aplicar um fusível de 60amp mas amanhã posso confirmar quando estiver na garagem.

Quanto a questão de a coluna aguentar ou não com a caixa e pneus, já vi caixas destas aplicadas em carros de corrida e em alguns jipes la para o lados dos estates, foi o que me levou a meter nisto! Se nos deles aguenta porque não nos nossos !
Força com isso, ou vai ou racha...!!!

O mal é eu não viver em Braga, isso já estava montado...!!!:cool::alien:
 
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