• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Direcção com barulho

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, ultimamente no meu cournil tenho reparado que quando viro a direcção ouço uma espécie de estalos "secos" que, inclusivamente, se sentem no volante, não faço ideia do que será. Mas como estas coisas da direcção são serias e assustam acho melhor tentar resolver o problema o mais rápido possivel.
Desde já agradeço qualquer ajuda.

AbraçUMM, André Pires

Registo
8 Jun 2006
Amigo André

Pode ser um caso sério realmente, em termos de despesa, dificilmente o será em termos de uma falha catastrófica na caixa de direcção. O sistema usado nas nossas cx. de dir. é um sistema "dito" seguro.

Convinha saber se sente esses estalos continuamente enquanto vai voltando o volante, por outras palavras, se quando volta o volante e durante esse movimento, vai sentindo sucessivos estalos(?).

Se for esse o caso poderá ser um problema na própria cx. dir. (sem fim/esferas/pendural com graves avarias (perca de cementação/falhas) geralmente causado por falha de lubrificação numa zona de pressões relativamente elevadas e trabalho constante.

Se assim não for e se esses estalos se dão apenas no inicio do movimento (não sendo contínuos), poderá ter folga nas rótulas das rodas da frente (2 em cada roda), ou folga nas rótulas das barras de direcção (4), ou folga nas molas (pendurais ou apoios) (3 por mola). Salvo opiniões em contrário, pensamos que folga nos rolamentos das rodas, mesmo com uma folga grande daria outro tipo de sintomas e sentiria o carro a dançar e com "shimm", quando em andamento.

Ouça outras opiniões e veja, logo que possível, o problema !!! É importante!

UMM BUMM ANUMM

João

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Bem eu no meu tava com o mesmo problema, e depois de ver e rever tudo, la tive a brilhante ideia de ir ver o basico.. a coluna de direcçao. tinha uma fractura enooooooooooorme, depois de devidamente reparada, ficou um mimo, acabaram os estalos secos e ao virar e a folga na direcçao. É só mais uma ideia que o amigo João nao disse, e achei que devia partilhar ;)

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Obrigado colegas amanha vou dar uma vista de olhos para vero meu UMM e cruzar com os vossos conselhos, já agora os estalos não são contínuos são apenas ao mudar de direcção ou então quando paro e começo a virar outra vez.

AbraçUMM, André Pires

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
O meu tava assim sem tirar nem por. Depois diz o que era ;) boa sorte e espero que nao seja nada de grave.

Registo
8 Jun 2006
Amigo ZePill

"a coluna de direcçao. tinha uma fractura enooooooooooorme,"

Em que zona?
E não partia/partiu definitivamente (de vez) PIMBA! Volante para a esquerda e rodas para a direita! Em andamento?
Como é que reparou?

UMM abraço

João

Registo
8 Jun 2006
Amigo André

Veja nesse caso, entre outras coisas, as ponteiras de direcção (4) e o seu aperto nos sem-fins/barras (tubos). "NÃO" pode haver qualquer tipo de folga longitudinal, apenas os cabeçotes das rotulas têm que girar.

Era bom que tivesse um voluntário:devilish: ao volante (carro desligado), estupidamente a imitar uma criança a guiar:clown:, enquanto sentadinho no chão de frente para a viatura, "cervejoca" na não, o meu amigo fazia a tal observação (antes de beber, porque o assunto é sério). Fazer as duas coisa ao mesmo tempo é dificil:p.

Se o tal ajudante seguir à risca a imitação, tem que depois limpar os perdigotos do interior do vidro(n)

João

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Amigo João

A fractura era uma racha longitudinal ao longo do veio da coluna de direcçao. Tive essa sorte, felizmente nao se partiu em andamento mas pela descasca do meu mecanico a sorte foi mesmo muita.

A reparaçao que fizemos nao sei se tera sido a mais correcta, mas o que se fez foi soldar a fractura. Até agora ta porreiro e nao apresenta sinais de degradaçao na zona da solda.

A minha ideia ate ver que era daqui era esse mesmo, ser das ponteiras de direcçao.

Registo
8 Jun 2006
Amigo ZePill
Que raio de fractura!:astonished: É rara.
Se fosse a si apesar de o tarbalho estar a aguentar e não ter dado um grande calor à barra:thinking::thinking::thinking:, tentava arranjar outra usada. Soldaduras e barras de direcção deixam-me (nos) inquietos, a não ser que sejam feitas nas OGMA em Alverca:p.
João

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Boas, o meu Alter1 faz uns estalos secos quando viro de um lado para o outro, após deitar-me sobre o problema (o carrinho e dos duros não da para dormir), pedi a um ajudante para virar a direcção e verificamos que o barulho era proveniente da 2ªfolha que envolve a mestra e que por sinal e mais estreita na ponta, desloca-se lateralmente de um so impulso devido a estar seca e bate nos suportes do chassis.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team

Registo
8 Jun 2006
Amigo João
Veja bem se não estará partida (é frequente) junto aos "Us" que apertam as molas às mangas do diferencial (antes, no meio, ou depois deles). Ou se não estará partida a mestra, também nesse sitio. Veja também os sinoblocos.
UMM BUMM ANUMM
João

ZePill

UMM
Registo
19 Abr 2007
Pois por nao ter conhecimento de muitas fracturas destas é que nem me lembrei de ver ali, achei a hipotese demasiado rebuscada.. afinal nao era :p

Mas obrigado pela dica, assim quando puder a ver se troco aquilo, e que de facto a ideia de soldar ta a resultar sim mas.. tambem nao foi a que mais me agradou.

Tens alguma ligaçao as OGMA?

Registo
8 Jun 2006
Amigo ZePill

Negativo, mas conheço bem o trabalho que lá feito. Outra casa que solda material aeronautico (Air Portugal), é a JOCA perto do aeroporto, o trabalho é geralmente caro, mas garantido.

Ainda voltando à "sua" fractura, o que verdadeiramente acho extraordinário é: ser longitudinal, dar estalos e não ter partido! Tendo en conta que é relativamente fina. Teve sorte!

João

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Boas, faltou-me o voluntário não consegui ver o meu problema, mas acrescento já que tenho a ultima lamina, a mais pequena, partida de um lado.

ZePill pelo que descreves de certeza que tiveste o azar de ficar com uma barra com algum defeito no seu fabrico, algum tipo de micro-ruptura interna do material que se alastrou e provocou a tal racha são coisas raras mas podem acontecer, mas mesmo assim é estranho ser longitudinal.

AbraçUMM, André Pires

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Já estive a ver e parece que o sinobloco da mola do lado esquerdo da parte fixa morreu, pois, quando se vira a direcção a mola desloca-se e bate no apoio, daí a tal pancada seca ou será um caso similar ao do ajoãovm? É muito difícil e caro mudar os sinoblocos, eu já tinha feito um post com esta duvida mas não arranjei referências nem medidas, alguém tem isso??

AbraçUMM, André Pires

Registo
8 Jun 2006
Amigo Pires

Esse trabalho será relativamente fácil se executado por alguém que repare molas:cool:. Por vezes eses sinoblocos gripam dentro dos seus encaixes e são uma grande dor de cabeça para os tirar:dizzy_face::angry::devilish:.

Se for de Lisboa, há na zona do Rêgo uma casa (Sindalta Ldª) que lhe fará isso (fale com o Sr Bacalhau!). Obviamente não tenho qualquer "interesse" nisso, apenas sou cliente e estou satisfeito.

UMM abraço e vá começando a tirar os arames à garrafa de champanhe

João

APires

UMM
Registo
16 Abr 2006
Obrigado João mas sou de Viana do Castelo e ir ai é um bocado fora de mão! Vou ver o que posso fazer para arranjar isto.

Boa sorte com a champanhe não estrague nenhum candeeiro!!!!!:)

AbraçUMM, André Pires

ajoaovm

UMM
Registo
30 Abr 2006
Boas, procura numa casa de peças os casquilhos da peugeot404 pickup. As medidas sao Ø32xØ16x54 (50comprimento tubo exterior). Os casquilhos da mola mestra nao sao dificeis de substituir, basta colocar qualquer coisa afiada no fim da lamina, de modo a abrir o diametro onde esta aplicado o casquilho.

Pior tenho eu no castanho, não se safa nenhum dos 12 :(

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team

Top Inferior