• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Direção maluca

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.601
Localização
Portugal
Boas!
Hoje aconteceu-me uma boa que já não acontecia há muito.
Vinha eu todo porreiro numa estrada com piso de alcatrão irregular devido às raízes das arvores e de repente a direcção começa a gincar por tudo quanto é lado, nem conseguia segurar o volante. Parei e investiguei e não vi nada de especial.
Continuei e passados uns km numa saliencia da estrada em que o carro salta um bocado e pimba outra vès. Reduzo a velocidade e volta tudo ao normal.
Há uns tempos atrás acontecia isto quando vinha a uns 70/80 km à hora
e depois de calibrar as rodas nunca mais aconteceu.
Já aconteceu algo assim a algum de vós ? Será mesmo descalibração das rodas ?

UMM abraço
Pedro R
 

Wardog

UMM
Registo
19 Out 2006
Mensagens
325
Localização
Portugal
Já aconteceu. As rodas até parece que saltam ou abanam? pelos vistos eram as rotulas da suspensão.

Rui Oliveira



UMM - Orgulho Nacional

www.utopiaisbanished.deviantart.com
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.601
Localização
Portugal
Boas!
Identifica "rotulas da suspensão" .
O UMM não é só molas e amortecedor ?
Para mim isto é direcção vs calibração !

UMM abraço
Pedro Reis
 

xanumm

UMM
Registo
29 Fev 2008
Mensagens
224
Localização
Portugal
Pedro verifica o aperto do diferencial nas molas, naqueles Us...
Já me aconteceu isso várias vezes e eram esses Us desapertados.

UMM Abraço,
Alexandre

"O que é nacional... é bom!"
 

kingstar

UMM
Registo
18 Jun 2008
Mensagens
1.601
Localização
Portugal
Boas!
Aqui deixo o resultado do diagnóstico e a solução:

- Nada de folgas embora tenha de começar a pensar em substituir as borrachas de toda a parte da frente mas nada de grave ou sério
- as rodas foram colocadas na máquina e voilá o problema : 1 tinha um desvio de 34 do lado de
fora e 68 do lado de dentro enquanto a outra apenas tinha 19 e 37.
Em suma : rodas completamente descalibradas e exactamente o problema que tive em 2008.
Como as n/ direcções são o que são, ao saltar colocando as rodas no ar a descalibração das rodas é suficiente para provocar aquele gincar todo na direcção e quando as rodas tocam no chão senão travarmos ou reduzirmos a velocidade mantem-se.
Portanto, fiquem com isto em mente porque pode ser um caso a ver no meio de muitos mais existentes deste tipo.

UMM abraço
Pedro Reis
 
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
611
Localização
Portugal
Boas! Só hoje vi este tópico, acontecia exactamente o mesmo a um colega meu (que já se apresentou cá no forUMM GutUMM) em que o UMM dele parecia que se ia desfazer todo tal eram as vibrações nas rodas, até colocou um tópico a mencionar o problema "rodas malucas" e após muitas dores de cabeça e muito euros gastos veio a descobrir que tinha a direção deslinhada, as rodas estavm muito "abertas" o que causava uma vibração tal nas rodas que que o jipe saltava!! Isso tambem pode ser uma das causas para este tipo de problemas para quem acontecer algo parecido no futuro.
Espero ter contribuido para alguma dúvida que restasse....
AbraçUMM e bons passeiUMM´s!!!






Ultimate Mountain Machine
www.umm-aventura.com
www.gallumms.blogspot.com/
 

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Mensagens
574
Localização
Portugal
Boas

Com o UMM nunca me aconteceu mas uma vez com um autocarro carregado de passageiros, aconteceu-me isso ao passar por um ressalto provocado por raizes, parece que alguem com uma força enorme estava a virar as rodas para um lado e para o outro; parei meti-me lá debaixo dei uns pontapés nas várias barras e nada solto, largo ou partido! Foi feita uma inspecção á viatura e nada de anormal, a explicação possivel que foi dada a de ter feito efeito de elástico com o oleo da direcção entre o embolo da caixa de direcção e a bomba. o que é certo é que nunca mais fez isso, vai se lá saber?

Cumprimentos
Rui Martins
 
Top Inferior