• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

diferencial traseiro

Registo
26 Mar 2012
boas. este sabado fui mudar o retentor do pinhao do diferencial traseiro, e por curiosidade tirei a tampa do mesmo para verificar o seu interior. desde que comprei o umm a cerca de um ano o gajo sempre fez uma zoada estranha e nunca consegui perceber se era normal ou não ou de onde vinha, diferencial!? caixa de velocidade!?
agora em principio ja sei o porque?
satelites planetarios pinhão e roda de coroa esta tudo ok.
estranho e que tenho uma chumaseira toda raspada com mais ou menos 3mm de profundidade do lado da roda de coroa. apesar de me faltar bocados dos discos do bloqueio e so tinha duas meias luas de travamento dos discos , quando deveria ter 4 não tenho nenhum detrito no fundo da ponte do diferencial. estranho não!?
o que me leva a concluir que algo se passou, e de grave com o conjunto no passado e fizeram uma reperaçaõ incompleta.
a minha questão e a seguinte: posso montar o conjunto sem os discos do auto-blocante? ou então fazer umas bolachas para substituir os discos? apesar de saber que fico sem auto blocante, mas e na boa.
ja alguem fez esta operação? obrigado

Registo
26 Mar 2012
URL=http://imageshack.us/photo/my-images/32/9x6b.jpg/]
[/URL]

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us
URL=http://imageshack.us/photo/my-images/22/a8h4.jpg/]
[/URL]

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Parece-me uma boa análise, mas a zoada não é daí. Para substituir o conjunto das anilhas podes fazer uns casquilhos de enchimento, ou como fiz, cortar as orelhas e voltar a montar o conjunto só para fazer altura.

O retentor do pinhão normalmente estraga-se porque ou anda um rolamento gripado a aquecer ou a porca do pinhão anda larga e faz uma zoada a desacelerar.

cUMMprimentos;

Registo
26 Mar 2012
quanto a porca desapertada não e por ai que faz a zoada porque esta ok. pode ser e a afinação do pinhão.
quando a cortar as orelhas e meter os discos so a fazer enchimento parece me uma boa ideia, mas no meu caso tenho discos partidos e como e obvio não os posso montar. sendo assim fica com folga.

quanto a fazer umas bolachas de enchimento as ditas têm de ficar justas na espessura? com muito rigor? tambem tem que se fazer as estrias ou não e necessaio?
faço em aço ou em duro aluminio? no caso de as estrias não serem necessarias nas bolachas
penso que em aluminio era um boa opção ,porque assim a haver frição entre o diametro interior das bolachas e os estriados dos planetarios em principio os estriados aguentam. quem sabe se no futuro não poderei por uns discos novos no auto blocante e assim tinha as estrias boas

Registo
26 Mar 2012
então pessoal! ninguem ja fez esta operação que me possa esclarecer!
o auto blocante não me faz muita falta porque não faço tt com o umm

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Esses enchimentos têm que ficar justos ou partes os dentes dos satélites num instante. Quanto ao material para as fazer. Acho que tanto dá com um como com outro, mas o melhor mesmo será falar com um torneiro. Essa é para mim uma boa alteração a fazer, melhoras a fiabilidade do diferencial em 500% e não tens que gastar balúrdios em valvulinas especiais.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Registo
26 Mar 2012
ok. eu falei em duro aluminio porque no meu local de trabalho temos um torno mecanico e uns vergalhoes de duro aluminio bons para o efeito. aço não temos. e em relação as estrias? tens que se feitas nas bolachas ou não tem importancia? obrigado

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Na minha opinião as estrias não são relevantes desde que o enchimento entre justo e sem folgas. Mas acho que qualquer das opções é viável.

UMM abraçUMM

j.aldeia

Registo
26 Mar 2012
ja esta resolvido. foi feito duas bolachas em aço, e sendo assim o umm ja esta a bonbar.
quero agradecer a todos e em especial ao andre santos `batrakio´ pela ajuda dada.

Top Inferior