• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Diferenciais

tnt1

Iniciado
Registo
7 Mai 2012
Tenho andado a ler varios posts aqui do forum, para ver se consigo perceber qual o processo e materiais mais adequados, para fazer uma revisão aos diferenciais. Mas sou sincero, estou um pouco confuso!! :thinking:

Assim deixo-vos aqui umas fotos do diferencial da frente:

Ora aqui se vê que têm alguma humidade. Será que a os parafusos (purgadores, etc..., tem que ser substituidos, ou o liquido que anda ali dentro ja perdeu as propriedades ?)

Perguntas:
- Qual a valvolina adequada para fazer a troca? Será igual para o diferencial da frente e para o de tras ?
- Em termos de quantidade, será cerca de 1,5 litros certo ?
- Qual a melhor marca? Onde poderei comprar na zona de Lisboa ?
- Bastará tirar o purgador de baixo (foto2) e depois encher pelo que fica á frente na parte central ? Ao voltar a meter estes 'parafusos' devo colocar algum vedante especial ?
- Será melhor tirar toda a tampa do diferencial ?
- Tirando a tampa, onde posso arranjar uma junta nova?

Aproveito para deixar aqui também as fotos do diferencial traseiro:

Desculpem todas estas questões (...dignas de um verdadeiro amador...)
:anger::blush:
Obrigado.

mauras

UMMzito
Registo
15 Nov 2011
Boas

Apesar de ser maçarico, deixo aqui algumas notas de coisas que tenho lido por aqui.

Este link tem informação de malta que sabe...
https://for-umm.pt/oldthreads/22515

Quais as valvulinas?
https://for-umm.pt/oldthreads/3683
Penso que nenhum deles leve mais de 2L

Marcas... boa pergunta... não sei :clown:

Em lojas de peças auto ou de lubrificantes deve haver as valvulinas. Se bem que algumas podem não ter o do diferencial traseiro 80/90LS. Eu comprei as minhas numa casa de peças em Alverca.

Como retirar e colocar? A descrição que fizeste esta correcta, mas penso que os parafusos/bujons não levam vedante. Mas há muita gente entendida que diz que o melhor é tirar a tampa fora para deixar escorrer toda a porcaria e ver como está o interior; eu fiz isso ainda no fim de semana... (se bem que nunca vi nenhum diferencial assim de perto, por isso tenho dúvidas em ver o que está mal). Podes ver algumas fotos aqui, lá para o fim da página.

https://for-umm.pt/oldthreads/18219/3

Se tirares a tampa, a junta é "feita" com silicone de juntas. Depois da tampa fora, limpar as duas faces colocar um fio de silicone de juntas numa das superfícies (os entendidos que digam se é por fora ou por dentro dos parafusos), encostar e apertar os parafusos. A própria silicone deve ter instruções mais detalhadas... tipo, o tempo que demora a curar quantos minutos se deve esperar antes de encostar.

Depois de um ou dois dias a "curar" é por óleo pelo bujon da frente e ver se pinga...

Isto é o que eu estou a planear fazer...

Entretanto, deve haver mais gente que consegue completar/corrigir o que eu disse.

Abraço

Paulo

tnt1

Iniciado
Registo
7 Mai 2012
Muito obrigado 'mauras' pelas indicações...

Este fim de semana comecei pela revisão do diferencial da frente.
Depois de retirados os bujons e os parafusos da tampa, o aspecto é o seguinte

Para mim (que não percebo nada) parece-me bem. Assim apenas visualmente parece ok. O que vos parece?

Quando retirei a tampa, verifiquei que em termos de silicone de juntas, já não tinha quase nada (se calhar a humidade que tinha era mesmo isto que já não estava a vedar como deve ser) :(
Também me vi á rasca para desapertar os parafusos da tampa, porque deve ser medida inglesa, nem dá a chave 12 nem a 13. Já aconteceu o mesmo com alguem ?
Entretanto, num destes parafusos, havia uma pequena chapa com uns numeros, alguem me pode ajudar o que será isto (alguma referencia ao diferencial ?)

Registo
6 Nov 2009
boas!
esse diferencial parece estar com bom aspecto...
o que está nessa chapa é a relação do diferencial tens relação atmosférica 43-8 ou 5-38

cummp.

Paulo Abreu -962596372
[email protected]
Amares - Braga

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Se dividires 43 por 8 dá 5,375 que arredondado dá 5,38;)
Em que 43 é o nº de dentes da roda de coroa e o 8 o nº de dentes do pinhão de ataque.5,38 é a relação de transmissao.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
De facto a chave ideal para despertar esses parafusos não é 12 nem 13 mas sim 1/2 polgada.;)
abraço

Top Inferior