• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Diferenciais do atmosférico no turbo

vitorproa

UMM
Registo
10 Mai 2008
Tenho visto aqui pelo forumm que muito boa gente com Alter turbo tenciona ou substituiu os diferenciais por uns com relação do atmosférico.
Como não percebo cheta de mecánica, gostava que alguem me ajudasse a entender o porquê de tal alteração? Será por o turbo ter melhores prestações assim? Será problema dos diferenciais do turbo? ou será apenas gosto pessoal?

Bem, fica aberta a discução:D:D:D eheheh!

Obrigado

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Os diferenciais são iguais em tudo menos nas relações das rodas de coroa e pinha. A troca faz-se porque os diferenciais do atmosférico tem uma relação mais curta, ou seja faz com que o UMM tenha mais força e perca alguma velocidade.:p

Eu estou nesse momento a fazer essa troca:p, só depois te posso dizer se realmente a diferença nota-se muito, mas pelo que tenho visto é uma boa maneira de calçar sapatos maiores no UMM sem ter grandes perdas de prestação.:cool:

Para que faças uma ideia, uma vez ao voltar do passeio da Serra da Estrela "piquei-me" com sr. Alberto(?):blush: aka "cheiraaventura" na auto-estrada. A descer e em recta fugi-lhe:cool: mas quando começou a subir no demorou muito a levar com o fumo do seu escape:clown::clown:. Mesmo em recta a diferença era minima. O UMM dele é um atmosférico que levou com um motor turbo (acho que de uma 505) e nem sequer tem intercooler (acho eu).

Mas mesmo que não queiras calçar ums sapatos maiores acho que a alteração é uma boa opção, sobretudo para quem vivem em regiões montanhosas como é o meu caso. Não esforças tanto o motor nas subidas e com jeitinho até acabas com recuperar o investimento nos consumos (mas claro, isto é um bocado relativo).

Para terminar, esta combinação foi a escolhida para a montagem do Troféu, principalmente porque ganhas mais potência em arranque.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

LUISUMM

UMMzito
Registo
18 Jun 2008
Boas. Eu fiz essa alteracao e o meu Alter turbo ficou com mais pica so que com os extreme 235/85/16 da pouco mais de 110 (ao lado dum patrol porque o meu nao conta hehehe).
UMMabraco.

LUISUMM

vitorproa

UMM
Registo
10 Mai 2008
Ora aqui vai!:D
Aproveitando a deixa do tópico já aberto e para não abrir outro...

Será que os diferenciais do turbo podem ser alterados para a relação do atmosférico poupando assim uns cobres comprando só as peças que diferem de uns para os outros?
Consultando o catálogo de peças vi que existem 3 tipos de diferencial ( C, C1 e D); como é que eu sei quem é quem nestas designações?? Como é que eu sei quais são as peças do turbo e as do atmosférico?

Se alguém poder ajudar fico imensamente grato :D:D...

Obrigados, Vitor Proa

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Boas

Como o Aldeia já referiu atrás a unica coisa que muda é relação do pinhon e coroa(não sei se há algum rolamento especifico, mas penso que não)! Ou seja apenas tens de mudar isso! Vê o que te fica mais barato, trocar um diferencial inteiro por outro, ou apenas montar o pinhon e coroa do atmosferico ns teus diferenciais!

Aproveita e troca rolamentos!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by vitorproa

Ora aqui vai!:D
Aproveitando a deixa do tópico já aberto e para não abrir outro...

Será que os diferenciais do turbo podem ser alterados para a relação do atmosférico poupando assim uns cobres comprando só as peças que diferem de uns para os outros?
Consultando o catálogo de peças vi que existem 3 tipos de diferencial ( C, C1 e D); como é que eu sei quem é quem nestas designações?? Como é que eu sei quais são as peças do turbo e as do atmosférico?

Se alguém poder ajudar fico imensamente grato :D:D...

Obrigados, Vitor Proa

Como já foi dito o que difere dos turbo para o atmosferico é o pinhão de ataque e roda de coroa,a diferença entre o pinhao e coroa do turbo para o atm. é o nº de dentes,no atm. a roda de coroa tem 43 dentes e o pinhao de ataque tem 8(do turbo já não sei de cor mas acho que é 39-coroa e 8-pinhao de ataque),mesmo que o pinhao de ataque tenha 8 dentes o pinhao de ataque não é igual pois os dentes têm outra inclinação,e mesmo que fossem iguais nunca podemos trocar so a coroa e manter o pinhao porque cada roda coroa foi feita para trabalhar com aquele pinhao!
Os diferenciais mais usuais nos UMM são os C1,mas no diferencial não tens nenhuma referencia gravada que te diga isso,mas são os 3 diferentes uns dos outros(C,C1 e D)
Mesmo sendo só preciso trocar o pinhão e roda de coroa,parece simples,mas obriga á afinação do pinhao e coroa o que obriga a tirar rolamentos e isso muitas vezes obriga a substituição dos mesmos.Para quem tem pouca pratica , o minimo aceitavel é trocar o miolo todo(coquilha incluida) e pinhao de ataque,ou então trocar os diferenciais completos.

vitorproa

UMM
Registo
10 Mai 2008
Como já foi dito o que difere dos turbo para o atmosferico é o pinhão de ataque e roda de coroa,a diferença entre o pinhao e coroa do turbo para o atm. é o nº de dentes,no atm. a roda de coroa tem 43 dentes e o pinhao de ataque tem 8(do turbo já não sei de cor mas acho que é 39-coroa e 8-pinhao de ataque),mesmo que o pinhao de ataque tenha 8 dentes o pinhao de ataque não é igual pois os dentes têm outra inclinação,e mesmo que fossem iguais nunca podemos trocar so a coroa e manter o pinhao porque cada roda coroa foi feita para trabalhar com aquele pinhao!
Os diferenciais mais usuais nos UMM são os C1,mas no diferencial não tens nenhuma referencia gravada que te diga isso,mas são os 3 diferentes uns dos outros(C,C1 e D)
Mesmo sendo só preciso trocar o pinhão e roda de coroa,parece simples,mas obriga á afinação do pinhao e coroa o que obriga a tirar rolamentos e isso muitas vezes obriga a substituição dos mesmos.Para quem tem pouca pratica , o minimo aceitavel é trocar o miolo todo(coquilha incluida) e pinhao de ataque,ou então trocar os diferenciais completos.
[/quote]

Aproveito para agradecer desde já a partilha da vossa sapiência que tanto me ilumina de cada vez que consulto esta enciclopédia virtual sobre UMMs (eheheh:D).

Ora vejamos! O meu problema prende-se muito na questão de colocar uns diferenciais usados no Bálu, é que para ser sincero eu não sou um ás de mecánica e desde que comprei o Bálu, e este mo foi vendido como estando excelente de mecánica que suspeito muito da credabilidade da expressão como novo :disappointed_relieved:...
O Bálu, infelizmente, para um Alter II de 93 excelente de mecánica, já foi para o estaleiro por 3 vezes e na 1º vez foi logo com um despendio de 730 aerios:dizzy_face:!

Adorava meter uns diferenciais "atmosféricos" no Bálu, só que o € não abunda e ao mesmo tempo tenho receio de comprar gato por lebre ao comprar usado e acabar a perder mais do que ganho(n)...

Fico aberto a sugestões, ainda assim vou deliberar sobre o assunto e logo posto uma decisão e respectivo resultado (caso opte por trocar os diferenciais).

Novamente muito obrigado a todos e desculpem lá o testamento e o desabafo...

PS- Para breve uma fotos do Bálu quando ele voltar do estaleiro.

Top Inferior