Tem várias diferenças... No Alter 1 as principais características são:
O que se nota mais pelo exterior é na frente os brincos são mais estreitos, a secção de longarina onde apertam os brincos, acaba em cunha no topo da longarina principal e tem uma barra que liga um brinco ao outro, igual aos Cournil.
Na traseira notas logo o patim com o engate de reboque aperta em dois pontos no topo das duas longarinas na traseira ao lado da matricula e o terceiro ponto aperta por baixo. No alter 2 apertam todos por baixo e vês o patim a nascer debaixo do carro.
Os espelhos de origem são diferentes, iguais aos do Cournil.
Tens caixa de 4 velocidades em ferro (ZF) e no interior tens 3 alavancas compridas, uma com uma bola amarela outra vermelha e uma preta.
Não tens direcção assistida;
Não tens travão de disco na frente, se olhares os cubos das rodas da frente são de tambores. O tambores de trás são maiores que os do Alter 2.
Por falar em cubos, os cubos manuais são Warn iguais aos dos Cournil.
O servo-freio é mais pequeno, igual ao do Cournil com dois recipientes acoplados directamente por cima da bomba central.
No tablier o isqueiro está à direita da saída de ar do lado do pendura.
Os Alter 1 foram fabricados entre 1985 e 1987, os últimos em 87 e 88 começaram a sair com caixa de 4 velocidades em alumínio mas ainda com travões de tambor... depois foram surgido aos poucos com as melhorias do Alter 2 (direcção assistida, etc...) até que passaram oficialmente a ser "Alter 2" com caixa de 5 velocidades em Alumínio e todos as melhorias já mencionadas bem como diferenças nos brincos, na fixação das molhas, barra estabilizadora, etc...
cUMMprimentos;