• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Designações UMM

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
Não sei se já foi criado antes, mas achei engraçado criar este tópico.
Quais as desiganações que os UMM tiveram em Portugal e nos estrangeiro? Por aquilo que investiguei creio que em Portugal se fabricaram os seguintes modelos durante os seguintes anos:

- UMM 4x4 Cournil (1977-1979)
- UMM 4x4 (1979-1984) (nesta altura deixou de ter a designação Cournil, portanto os "Cournil" de porta larga já não são oficialmente "Cournil")
- UMM Alter (1985)
- UMM Alter II (1986-1994)
- UMM Alter 2000 (2000-2004)

Inglaterra:

- UMM Transcar
- UMM Alter

Espanha

- UMM 100
- UMM Jabato

Que mais nomes houve para os nossos UMM?

Cumps

Gonçalo Marques
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
O nome Cournil foi apenas derivado à original marca "Cournil" francesa, mas nunca foi adoptada essa designação oficialmente... cá em Portugal a designação foi, ou "UMM 4x4 Randoneur" primeiro (os mais curtos) e depois "UMM 4x4 Entrepreneur", tanto de porta curta como de porta larga.
 

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
Aos poucos isto vai-se compondo ;)

Mas os Randoneur foram um modelo à parte ou uma versão do mesmo? Porque eu tinha lido que em 1977 a UMM começou a fabricar modelos sob a designação UMM 4x4 Cournil: estando disponiveis as versões Entrepeneur, Randoneur e Tracteur (já agora alguém já ouviu falar destes???) sendo estes todos os chamados de "porta curta", sendo que a "porta larga" apareceu em 1979.

Raios partam não conseguem ter isto 100% definido, mesmo À portuguesa! eh eh :)

Cumps
Gaiseric
 

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Mensagens
557
Localização
-
Os tracteur, existe uma foto no forumm algures, é um modelo curtíssimo, cm distância entre eixos muito curta..
 

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Mensagens
1.696
Localização
Portugal
Os Tracteur, penso q n exista nenhum em Portugal, e só conheço como "Cournil Tracteur".
Os Randoneur conheço apenas 3 em Portugal "UMM 4x4 Randoneur", em que já apareceram fotos neste Forumm com imagens deles.
Os Entrepreneur foram a designação final e adoptada até sair o "Alter".

De qq forma o que tenho da história dos UMM, em que se refere as suas designações, reza o seguinte:

1960
Nova carroceria monobloco, de formas angulosas características: o Tracteur Cournil tipo JA1, equipado do diesel Hotchkiss dos tractores Fergusson

1976
Associação com a sociedade Stemat (com sede em Decazeville) para tornar-se fornecedor dos exércitos e de bombeiros. Negociações com Gevarm, sucursal do grupo Gevelot, fabricando armas e munições, e UMM, Uniao Metalo Mecanica, sociedade portuguesa.


Partição da marca Cournil, dando origem à UMM e à Auverland

1977
UMM compra a licença e os direitos de comercialização do Cournil longo para o resto do mundo. Cournils carimbados UMM vêem o dia em Portugal, sob a denominação "Empresário". Gevarm guarda o monopólio de fabrico do Cournil para a França.
Os primeiros modelos adoptaram o nome do seu criador, ficando deste modo com a designação UMM 4x4 Cournil disponíveis em três versões, o Tracteur, o Randonneur e o Entrepreneur.

Segundo o q está aqui, aparece a designação "UMM Cournil", mas penso que na documentação das viaturas n aparece referido o nome Cournil, pois era a marca Francesa... e tb aparece que a UMM adoptou a versão "Tracteur", mas n tenho conhecimento de nenhum modelo desses UMM.
 

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
"Os primeiros modelos adoptaram o nome do seu criador, ficando deste modo com a designação UMM
4x4 Cournil disponíveis em três versões, o Tracteur, o Randonneur e o Entrepreneur."

Foi precisamente isso que sempre vi escrito como sendo o primeiro modelos da UMM nas suas três versões, estando estes equipados com o motor 2.1 Diesel e com a porta curta. Depois em 1979, aparece o UMM 4x4 com apenas uma versão, o Intrepeneur, com porta larga e motor 2.3 Diesel. Será mesmo assim?

Cumps
Gonçalo Marques
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.239
Localização
Portugal
Encaixando no que foi dito anteriormente, o meu "Cournil" de Set. de 1983, tem no livrete como marca "UMM 4x4" e como modelo "Entrepreneur 4x4D (A11AOL)". Aqui fica mais um pau para a fogueira.
UMM abraço Entrepreneur.
João
 

Gaiseric

UMM
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
175
Localização
Portugal
Já agora: "UMM compra a licença e os direitos de comercialização do Cournil "longo"??? para o resto do mundo."

Não sabia que a UMM havia feito "Cournils" longo, apenas tenho conhecimento de "Cournils" LONGOS mesmo da "Cournil" (um ex-militar da rodesia)

Cumps
Gonçalo Marques
 

futuroUMM

UMM
Registo
30 Abr 2007
Mensagens
306
Localização
-
Boa Tarde.

Já agora tambem vou deixar aqui mais um pau para a fogueira...O meu Cournil
tem como marca: UMM 4X4 COURNIL
e como Modelo: ENTREPRENEUR 4X4 DIESEL

e é de 1981

Octavio Freitas
 
N

NA-22-83

Guest
Eu também tive 2 UMM 4x4 Cournil Entrepeneur, 2.1, porta curta.

Ambos de 1982.
 
Top Inferior