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desapareceram as "pás" Aquecimento

vitor1979

UMM
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30 Mar 2006
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bom dia, no meu cournil tenho o motor 2300 turbo, sempre teve alguns problemas de aquecimento, estava para colocar umas ventoinhas para arrefecimento mas, desque que troquei a bomba de água, que estava com uma fuga, e tambem alterei a linha de escape por uma linha directa, com o diamtro do escape do motor turbo a jipe começou a aquecer muito mais, será que tem que se ferrar o circuito de água no fim de colocar a bomba nova?
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
As bombas de água dos motores turbo dos alters costumam ter uma turbina com mais pás do que as bombas de água dos motores atmosféricos! Não sei se nos motores dos cournis não acontece a mesma coisa!

Talvez tenhas colocado uma bomba de água nova mas com menos pás do que a que substituíste!

Se for o caso, agora é normal que tenhas o motor a aquecer mais do que seria de esperar.

Mas aproveito para te dizer que deves ter alguma coisa a funcionar mal.

Não é normal haver problemas de aquecimento nos UMMs, sejam eles turbinados ou não!

Será que o teu radiador não está a ficar assoreado?

O radiador que está no teu UMM é original ou é fruto de alguma alteração?

Cumprimentos.
 

vitor1979

UMM
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30 Mar 2006
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boas o meu radiadir era o de origem do cournil foi reparado recentemente, apó conversar com pessoal que tem este motor no cournil todos se queixam do mesmo, aquecimento quando está esm esforço e quye resolvia com uma ventoinha mas eu alna sempre devagar e controlava a temperatura não havia problemas após a alteração de escape e da troca da bomba de água exactamente igual á que já estava anteriormente ficou com este problema.
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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Boas Companheiro

Será que o diâmetro das pás está de acordo com o diâmetro do furo da cabeça?
Pode acontecer que o diâmetro das pás seja muito abaixo do diâmetro do furo, originando que o fluido faça cavitação/turbilhão e não circule com o caudal necessário para refrigerar o motor.

cUMMprimenTTos

M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 

vitor1979

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30 Mar 2006
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a bomba pareceu-me igual á outra, estou a pensar arranjar uma poli mais pequena de modo a poder mais ritação quer á bomba de água quer á ventoinha.
que dizem?
agora o problema é arranjar uma poli mais pequena.
 
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11 Out 2007
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Boas Vitor

Tenho o mesmo motor e o mesmo carro, Cournil 2.3turbo e nao tenho nenhum problema com aquecimentos.
Ao inicio tinha uma bomba de agua com diametro 56mm e o furo da cabeça do motor do 2.3turbo usa uma bomba de 62mm(nao tenho certeza das medidas, mas acho que é isto)e essa bomba originava o problema que o Marcelo fala, cavitação/turbilhão.
Depois de colocar a bomba certa para este motor, mandei limpar o radiador, e coloquei tb um radiador de oleo. Qd falo em limpeza de radiador, refiro-me a abertura do mesmo e desentupimento dos canais de circulaçao de agua.
Só para ter uma ideia, coloquei uma valvula que acende uma luz no quadrante aos 87º e a mesma nunca ligou, e o meu Cournil nao "passa frio".
Espero ter ajudado.

UMM abraço

 

vitor1979

UMM
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30 Mar 2006
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boas,agora descobri o que se passou, olhei com maior atenção para a bomba de água e detectei que a ventoinha de arrefecimento ficou sem uma unica pá.
o que se terá passado, eu tinha trocado a bomba de água recentemente será que fiz alguma coisa mál, ou foi de uma pancada frontal que dei contra uma parede mas que não estragou nada o umm porque foi em cheio nas longarinas.
dante de isto ter acontecido o motor poderia aquecer um pouco mas só em esforço extremo mas não tenho nenhuma ventoinha auxiliar.
e tu pedro, tens alguma ventoinha auxiliar?
tens a referencia da bomba que meteste no teu?
 

bruno-991

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31 Jan 2010
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O teu radiador está correctamente preso, não terá balançado com a porrada?
Tens marcas das pás baterem no miolo do radiador?

 

kanguru

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13 Abr 2009
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A mim aconteceu-me duas vezes, so que no alter atmosferico, ter ficado com a ventuinha desdentada, ou neste caso "despasada" devido a saltos, solução suporte entre radiador e frente novo mais forte. Nunca mais tive problemas.

UMM... mais do que duas longarinas e chapa quinada é a mistura de liberdade e prazer.

 

Alterumm

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16 Jan 2007
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Por acaso não fizeste nenhuma passagem de água a dar "mais calor"?

A água se entrar com um fluxo forte ao embater nas pás da ventoinha, é bem capaz de as "limpar"...

já me aconteceu algumas vezes em competição nos troféus...

AbraçUMM
Pedro Marques
 

vitor1979

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30 Mar 2006
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o problema é que não sei ao certo quando ela desapareceu, tambem me apercebi que duma viz ia a gundo cerca de 100kmh e derrepente cheirou a borracha queimada, mas depois não me apercebi de mais nada.
O MISTÉRIO DAS PÁS DESAPARECIDAS.
 

lution

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27 Jan 2010
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Boas amigo vitor, n li muito atentamente mas houve uma coisa que me chamou a atenção.
Purgas-te o sistema de água depois de teres colocado a bomba de água nova?????? é que quando se mexe em alguma coisa no sistema de água convém abrir a torneirinha que fica por cima do motor junto ao radiador da sofagem (pelo menos isto nos alter pois n sei se os cournil têm mas penso que sim). Se houver ar dentro do sistema a bomba n irá conseguir "empurrar" a água e a pressão existente no sistema n será suficiente para que o termoestato abra e permita a circulação de água.

Desculpem o testamento se já tiveres feito isso.

Abraço
Pedro Costa
 

bruno-991

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e o não procedimento dessa operação faz desaparecer as pás da ventoinha?
quote:Originally posted by lution

Boas amigo vitor, n li muito atentamente mas houve uma coisa que me chamou a atenção.
Purgas-te o sistema de água depois de teres colocado a bomba de água nova?????? é que quando se mexe em alguma coisa no sistema de água convém abrir a torneirinha que fica por cima do motor junto ao radiador da sofagem (pelo menos isto nos alter pois n sei se os cournil têm mas penso que sim). Se houver ar dentro do sistema a bomba n irá conseguir "empurrar" a água e a pressão existente no sistema n será suficiente para que o termoestato abra e permita a circulação de água.

Desculpem o testamento se já tiveres feito isso.

Abraço
Pedro Costa

 

vitor1979

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30 Mar 2006
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o meu cournil não tem radiador da choufagem e eu realmente não purguei nada seré que este motor tb precise de ser sangrado o circuito de água? o meu mecanico disse-me que não.
 

Aldeia

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quote:Originally posted by bruno-991

e o não procedimento dessa operação faz desaparecer as pás da ventoinha?
quote:Originally posted by lution

Boas amigo vitor, n li muito atentamente mas houve uma coisa que me chamou a atenção.
Purgas-te o sistema de água depois de teres colocado a bomba de água nova?????? é que quando se mexe em alguma coisa no sistema de água convém abrir a torneirinha que fica por cima do motor junto ao radiador da sofagem (pelo menos isto nos alter pois n sei se os cournil têm mas penso que sim). Se houver ar dentro do sistema a bomba n irá conseguir "empurrar" a água e a pressão existente no sistema n será suficiente para que o termoestato abra e permita a circulação de água.

Desculpem o testamento se já tiveres feito isso.

Abraço
Pedro Costa




Não :D

UMM abraçUMM

j.aldeia


 
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