• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Dana 30 Rótulas

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Bom dia caríssimos, é normal depois de montar estás rótulas de direcção e apertar tal como está no manual, 11mkgs a de baixo e 14mkgs a de cima, quando tento mover o “braço” ter que fazer uma força tremenda?
514F5AC0-E888-405D-8F35-8E4FF368859F.jpeg

Registo
4 Out 2016
Boas, não te sei responder a isso, mas vou estar atento pois também quero fazer esse processo num futuro próximo. Mas na minha modesta opinião, deve ser normal. O aperto que deste foi só para unir a rótula ao U. Penso que não interfere em nada a força a fazer pois acho que o que roda é a rotula em si. Verifica se não existe nenhum ponto de lubrificação para colocar massa consistente. Caso não exista, tenta levantar a borracha e colocar massa directamente na rótula.

Depois dá feedback, assim já evito vir cá fazer a mesma pergunta.

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Boas, não te sei responder a isso, mas vou estar atento pois também quero fazer esse processo num futuro próximo. Mas na minha modesta opinião, deve ser normal. O aperto que deste foi só para unir a rótula ao U. Penso que não interfere em nada a força a fazer pois acho que o que roda é a rotula em si. Verifica se não existe nenhum ponto de lubrificação para colocar massa consistente. Caso não exista, tenta levantar a borracha e colocar massa directamente na rótula.

Depois dá feedback, assim já evito vir cá fazer a mesma pergunta.
Ora caríssimo, na realidade o meu até estava a fazer uma força tremenda, mais que o normal, mas porque eu tinha feito uma coisa errada, e passo a dizer o que foi para não fazeres o mesmo que eu:

Aquela porca(anilha) que vem junto com a rotula de cima, tem que ficar bem "apertada" quero com isto dizer que tem que ficar a facear com a parte de baixo da rosca, e não com a parte de cima, ainda assim lubrifiquei a rotula em si. Entretanto também descobri que nas rotulas de cima não dão para colocar o copo de lubrificação, não te dês ao trabalho porque toca no semi-eixo. As rotulas têm que ficar encaixadas mesmo até a junta, não podem ficar nem 2mm de fora, isto porque depois vai tocar no semi-eixo. E mesmo assim no meu caso no deu para colocar o anel por baixo da rotula, não há margem para isso. quanto ao movimento, depois de colocares a manga de eixo tudo se move mais facilmente :)

Já agora a porca da rotula de baixo aperta a 11MKGS e a de cima a 14MKGS.

Há e quero aqui também deixar um abraço ao @Eduardo Filipe que me aturou mais um fim de semana com todas as minhas questão de como faço isto... e como faço aquilo... :D

AbraçUMM

Última edição:
Top Inferior