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Dúvidas de motor, muitas!!!

migumm

UMM
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10 Ago 2008
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Como muitos membros sabem em Dezembro vários umms rumam a Dakar com o objetivo de regressar a Portimão fazendo o trajecto do mítico Paris Dakar ou pelo menos parte do mesmo.
Neste sentido e com o objecto de preparar para um umm para este trajecto pergunto qual a motorização aconselham a usar??

Atmosférico
2.300cc turbo
2.500cc turbo
2.100cc turbo 12v xud com bomba injectora mecânica.

Agradeço todas as opiniões!!!!
Miguel Esteves

 

lution

UMM
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27 Jan 2010
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na minha opinião qualquer um menos turbo, atenção que tenho turbo.
Justifico, para além do desgaste que terás extra, tens tb um aquecimento extra quando puxas pelo motor, logo o atmosférico é mais "fresquinho" que o turbo. Perdes em andamento.
Agora se apenas tens essas motorizações á escolha optaria pelo 2.100, mas recente, mais económico, não tão exigente com o turbo, mais equilibrado para o umm.

é apenas uma opinião e vale o que vale,
se disse algo errado que me corrijam por favor.

Abraço
Pedro Costa
 

migumm

UMM
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10 Ago 2008
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Obrigado Pedro,

mas quando dizes "só tens essas motorizações à escolha" em que estás a pensar?

cUMMps
 
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8 Fev 2012
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Depende do estado das coisas.

Explico, um 2500 turbo ou um 2300 turbo revistos com uma cabeça ou colaça que esteja capaz, com o sistema de refrigeração direito é perfeitamente capaz de ir e vir sem grandes problemas.

Mas para isso é preciso que o material esteja realmente direito.
o bloco sem perder compressão, a cabeça impec, o turbo verificado os radiadores e a bomba de água direitinhos.

Com esta montagem não devem haver stress.
Para uma coisa mais económica sem dúvida um 2,5 atmosferico mas é sempre necessário que o sistema de refrigeração esteja bom.

Este ano tenho a minha pekenita, e o tempo agora é dedicado exclusivamente a ela.
Mas O WhiteBoy alinhava numa viagem dessas com um 2.5 bmw...

Vamos ver em 2014 a caravana UMM rumo ao deserto grande.

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com
 

TomHuli

UMM
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2 Jan 2013
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Boas, eu de mecânica sou práticamente um zero à esquerda, mas no que toca à ida a marrocos alinhava nisso assim mesmo à grande!!! Hehe!!! :D

Tomás Palma

tomhuli - Instagram

Orgulhoso pertence aos Bubedanas, e dono de um UMM, para que havia de ir chatear o Aladino?
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Não chegas nem a meio do caminho com nenhuma dessas motorizações caso a mecânica dos mesmos não esteja a 100%!!!!
...se tudo estiver bem com estes motores e respectivos sistemas de refrigeração vais e vens com qualquer um deles sem problemas, embora eu preferisse como primeira opção o motor 2.1 XUD com BI mecânica por ser um motor mais recente, mais potente e menos guloso nos consumos.
Como segunda opção optava pelo 2.5 td, depois o 2.3 td, por ultimo o atmosférico, pessoalmente neste não vejo nenhuma vantagem quando comparado com os outros!
A falta de cvs do atm leva a que se exija dele um esforço acrescido podendo comprometer a sua fiabilidade e elevando os consumos para muito mais do que se possa esperar!!!
Esta é apenas a minha opinião, seja qual for a opção que tomes desejo-te muita sorte;)
cumps
 
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29 Abr 2012
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Tenho um colega dos Lands que diz que o melhor jipe para TT é o jipe ...dos amigos pois não dá despesa.Há quem vá a Marrocos de X5 e há quem vá de 4L.Qualquer um dles se não estiver em condições dá buraco.Como o pessoal disse, o que quer que leves tem de ir a 100%.


Alcobaça

[email protected]
 
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21 Mai 2008
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Nao te posso aconselhar em mecanica, mas posso-te desejar muita sorte nessa aventura!
UMM grande abraco.

AbracUMM

Joao Cabral.
 

migumm

UMM
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10 Ago 2008
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dizem que o mais fiável seria o atmosférico!!!entendo o que querem dizer e tb concordo, obvio que qualquer turbo como o Mário disse não precisa de ser tão solicitado, mas o 2.1 xud de origem com bomba mecânica todo reparado não é uma boa opção??
 

JummP

UMM
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9 Jan 2007
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Na minha opinião, um motor a 100% é difícil de conseguir
è preferível um motor já rodado que não consuma óleo/água do que estar
a montar um motor "novo" e partir para uma viagem de tantos kms sem estar
devidamente testado.
Os nossos motores são mais resistentes do que imaginamos e funcionam muito bem
em longas distancias, não podemos é exagerar no pedal direito

Conheço um UMM que consumia tanto óleo como gasóleo(exagero ;) ) e fez
uma viagem de quase 5.000kms

a escolha seria sem duvida o turbo 2.5 ou 2.3

boa sorte na aventura
 

Benjamim

UMM
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28 Ago 2006
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quote:Originally posted by migumm


Como muitos membros sabem em Dezembro vários umms rumam a Dakar com o objetivo de regressar a Portimão fazendo o trajecto do mítico Paris Dakar ou pelo menos parte do mesmo.
Neste sentido e com o objecto de preparar para um umm para este trajecto pergunto qual a motorização aconselham a usar??

Atmosférico
2.300cc turbo
2.500cc turbo
2.100cc turbo 12v xud com bomba injectora mecânica.

Agradeço todas as opiniões!!!!
Miguel Esteves



Boas!

O meu vai com 2.300 Turbo, cabeça nova e encamisado de novo...turbo revisto e reparado, BI revista, etc.

Muito importante e praticamente por ordem (foi um conselho MUITO recomendado) do Tucha (alguém diria eu, 'minimamente' entendido em UMM's e em África!), trabalhar muito bem a refrigeração do carro! Radiador de Turbo (maior que o atmosférico), radioador de oleo, intercooler e se for possivel expandir a refrigeração com radiador extra ou ventoinhas, melhor ainda!

Das vezes que tenho falado com ele, seja o motor que for (de atmosferico a turbo), se não for bem refrigerado, é bem provavel que fique pelo caminho!

Aliado a isto, a mecanica deve estar devidamente revista e em condições. Se estes cuidados forem tidos em conta, tanto lá chega o turbo como o atmosferico!

De resto, é pegares no que tens disponivel e gerir isso com o teu orçamento e necessidades de reparação/revisão que cada motor exija!

cUMMprimentos
Benjamim


http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com
 

lution

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27 Jan 2010
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quando falei nas motorizações disponíveis referia-me as que tinhas mencionado.
Mantendo o que disse concordo com o *******, e confesso que não pensei no ponto importantíssimo que ele referiu, no que toca a logística. Se tiveres uma motorização comum aos demais participantes terás mais hipóteses de ajudar e ser ajudado visto que o material de maior desgaste neste tipo de trajeto é comum.
Lembra-te que por onde passam não existe oficina nem loja de peças e tenho duvidas que o passarinho consiga um albatroz para entregar as peças atempadamente para que possam prosseguir viajem.

Desculpem a brincadeira, não foi para ofender nimguém nem com segundas intenções, foi mesmo para brincar.

Pondera o que tens e qual o estado do que tens, e a partir daí qualquer motorização é válida desde que a refrigeração esteja BOA se não conseguires melhorada.

Abraço
Pedro Costa
 
Registo
19 Jan 2012
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Aí é que se engana! Do meio do deserto aparece tudo... Claro que peças especificas UMM não aparecem mas os Marroquinos aparecem com peças do meio do nada que a malta fica maluca... É só eles verem um carro de capot aberto...

cUMMps
 
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