• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Dúvidas de motor, muitas!!!

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Como muitos membros sabem em Dezembro vários umms rumam a Dakar com o objetivo de regressar a Portimão fazendo o trajecto do mítico Paris Dakar ou pelo menos parte do mesmo.
Neste sentido e com o objecto de preparar para um umm para este trajecto pergunto qual a motorização aconselham a usar??

Atmosférico
2.300cc turbo
2.500cc turbo
2.100cc turbo 12v xud com bomba injectora mecânica.

Agradeço todas as opiniões!!!!
Miguel Esteves

lution

UMM
Registo
27 Jan 2010
na minha opinião qualquer um menos turbo, atenção que tenho turbo.
Justifico, para além do desgaste que terás extra, tens tb um aquecimento extra quando puxas pelo motor, logo o atmosférico é mais "fresquinho" que o turbo. Perdes em andamento.
Agora se apenas tens essas motorizações á escolha optaria pelo 2.100, mas recente, mais económico, não tão exigente com o turbo, mais equilibrado para o umm.

é apenas uma opinião e vale o que vale,
se disse algo errado que me corrijam por favor.

Abraço
Pedro Costa

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Obrigado Pedro,

mas quando dizes "só tens essas motorizações à escolha" em que estás a pensar?

cUMMps

Registo
8 Fev 2012
Depende do estado das coisas.

Explico, um 2500 turbo ou um 2300 turbo revistos com uma cabeça ou colaça que esteja capaz, com o sistema de refrigeração direito é perfeitamente capaz de ir e vir sem grandes problemas.

Mas para isso é preciso que o material esteja realmente direito.
o bloco sem perder compressão, a cabeça impec, o turbo verificado os radiadores e a bomba de água direitinhos.

Com esta montagem não devem haver stress.
Para uma coisa mais económica sem dúvida um 2,5 atmosferico mas é sempre necessário que o sistema de refrigeração esteja bom.

Este ano tenho a minha pekenita, e o tempo agora é dedicado exclusivamente a ela.
Mas O WhiteBoy alinhava numa viagem dessas com um 2.5 bmw...

Vamos ver em 2014 a caravana UMM rumo ao deserto grande.

Humberto Pinto

www.ArnaldoGomes.com

TomHuli

UMM
Registo
2 Jan 2013
Boas, eu de mecânica sou práticamente um zero à esquerda, mas no que toca à ida a marrocos alinhava nisso assim mesmo à grande!!! Hehe!!! :D

Tomás Palma

tomhuli - Instagram

Orgulhoso pertence aos Bubedanas, e dono de um UMM, para que havia de ir chatear o Aladino?

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Não chegas nem a meio do caminho com nenhuma dessas motorizações caso a mecânica dos mesmos não esteja a 100%!!!!
...se tudo estiver bem com estes motores e respectivos sistemas de refrigeração vais e vens com qualquer um deles sem problemas, embora eu preferisse como primeira opção o motor 2.1 XUD com BI mecânica por ser um motor mais recente, mais potente e menos guloso nos consumos.
Como segunda opção optava pelo 2.5 td, depois o 2.3 td, por ultimo o atmosférico, pessoalmente neste não vejo nenhuma vantagem quando comparado com os outros!
A falta de cvs do atm leva a que se exija dele um esforço acrescido podendo comprometer a sua fiabilidade e elevando os consumos para muito mais do que se possa esperar!!!
Esta é apenas a minha opinião, seja qual for a opção que tomes desejo-te muita sorte;)
cumps

Registo
29 Abr 2012
Tenho um colega dos Lands que diz que o melhor jipe para TT é o jipe ...dos amigos pois não dá despesa.Há quem vá a Marrocos de X5 e há quem vá de 4L.Qualquer um dles se não estiver em condições dá buraco.Como o pessoal disse, o que quer que leves tem de ir a 100%.

Alcobaça

[email protected]

Registo
21 Mai 2008
Nao te posso aconselhar em mecanica, mas posso-te desejar muita sorte nessa aventura!
UMM grande abraco.

AbracUMM

Joao Cabral.

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
dizem que o mais fiável seria o atmosférico!!!entendo o que querem dizer e tb concordo, obvio que qualquer turbo como o Mário disse não precisa de ser tão solicitado, mas o 2.1 xud de origem com bomba mecânica todo reparado não é uma boa opção??

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
Na minha opinião, um motor a 100% é difícil de conseguir
è preferível um motor já rodado que não consuma óleo/água do que estar
a montar um motor "novo" e partir para uma viagem de tantos kms sem estar
devidamente testado.
Os nossos motores são mais resistentes do que imaginamos e funcionam muito bem
em longas distancias, não podemos é exagerar no pedal direito

Conheço um UMM que consumia tanto óleo como gasóleo(exagero ;) ) e fez
uma viagem de quase 5.000kms

a escolha seria sem duvida o turbo 2.5 ou 2.3

boa sorte na aventura

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
quote:Originally posted by migumm

Como muitos membros sabem em Dezembro vários umms rumam a Dakar com o objetivo de regressar a Portimão fazendo o trajecto do mítico Paris Dakar ou pelo menos parte do mesmo.
Neste sentido e com o objecto de preparar para um umm para este trajecto pergunto qual a motorização aconselham a usar??

Atmosférico
2.300cc turbo
2.500cc turbo
2.100cc turbo 12v xud com bomba injectora mecânica.

Agradeço todas as opiniões!!!!
Miguel Esteves

Boas!

O meu vai com 2.300 Turbo, cabeça nova e encamisado de novo...turbo revisto e reparado, BI revista, etc.

Muito importante e praticamente por ordem (foi um conselho MUITO recomendado) do Tucha (alguém diria eu, 'minimamente' entendido em UMM's e em África!), trabalhar muito bem a refrigeração do carro! Radiador de Turbo (maior que o atmosférico), radioador de oleo, intercooler e se for possivel expandir a refrigeração com radiador extra ou ventoinhas, melhor ainda!

Das vezes que tenho falado com ele, seja o motor que for (de atmosferico a turbo), se não for bem refrigerado, é bem provavel que fique pelo caminho!

Aliado a isto, a mecanica deve estar devidamente revista e em condições. Se estes cuidados forem tidos em conta, tanto lá chega o turbo como o atmosferico!

De resto, é pegares no que tens disponivel e gerir isso com o teu orçamento e necessidades de reparação/revisão que cada motor exija!

cUMMprimentos
Benjamim

http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com

lution

UMM
Registo
27 Jan 2010
quando falei nas motorizações disponíveis referia-me as que tinhas mencionado.
Mantendo o que disse concordo com o *******, e confesso que não pensei no ponto importantíssimo que ele referiu, no que toca a logística. Se tiveres uma motorização comum aos demais participantes terás mais hipóteses de ajudar e ser ajudado visto que o material de maior desgaste neste tipo de trajeto é comum.
Lembra-te que por onde passam não existe oficina nem loja de peças e tenho duvidas que o passarinho consiga um albatroz para entregar as peças atempadamente para que possam prosseguir viajem.

Desculpem a brincadeira, não foi para ofender nimguém nem com segundas intenções, foi mesmo para brincar.

Pondera o que tens e qual o estado do que tens, e a partir daí qualquer motorização é válida desde que a refrigeração esteja BOA se não conseguires melhorada.

Abraço
Pedro Costa

Registo
19 Jan 2012
Aí é que se engana! Do meio do deserto aparece tudo... Claro que peças especificas UMM não aparecem mas os Marroquinos aparecem com peças do meio do nada que a malta fica maluca... É só eles verem um carro de capot aberto...

cUMMps

Top Inferior