• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Dúvida???

Luis XZ

UMM
Registo
16 Nov 2007
Boas a todos. Venho mais uma vez pedir ajuda a esta enciclopédia cibernetica que é o forumm.
Ando a perder o sono pois o meu UMM não trava, abranda...
Já fiz todos os procedimentos, desde afinar os calços, afinar travão de mão, sangrar, enfim tudo! mas ele não quer travar, vai travando à frente mas só com o pedal lá no fim e a fazer uma força de elefante.
Agora a minha dúvida está centrada no repartidor e na balança. Por isso pergunto aqui aos mais entendidos se quando se pressiona o pedal a balança também se mexe, ou seja, se aquela chapa que está presa por baixo do repartidor faz o movimento de cima para baixo empurrando a mola (por cima do eixo) que está na outra extremidade?
Fica a foto do repartidor e balança.
Desde já agradeço as ajudas que possam vir a dar.

cUMMprimenTTos
Luis Filipe Araujo
Sócio Clube UMM n.º 190

Registo
8 Jun 2006
Amigo Luis
O movimento da patilha é dado pela mola e não o contrário.
UMM abraço
João
PS Não haverá aí um problema com o servo freio, ou um tubo entupido, especialmente esse flexivel que se vê na foto??? (não descartando a hipótese dos metálicos).

Luis XZ

UMM
Registo
16 Nov 2007
Boas!

Sr. João, a minha dívida está em saber qual a função da patilha. Neste momento ela abre e exerce pressão sobre a mola sempre que piso o pedal.

Os tubos não podem estar entupidos pois ao sangrar o oleo saiu com pressão, e se estivessem entupidos o pedal ficaria duro, quanto ao servo freio ele apenas serve como auxiliar, para que não tenhamos que fazer uma força brutal no pedal, logo é de descartar problema no mesmo, "penso eu de que..."

Já tenho dúvidas quanto às borrachas da bomba, que já se falou noutros tópicos...

cUMMprimenTTos
Luis Filipe Araujo
Sócio Clube UMM n.º 190

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
quote:Originally posted by Luis XZ

só com o pedal lá no fim e a fazer uma força de elefante.

quanto ao servo freio ele apenas serve como auxiliar, para que não tenhamos que fazer uma força brutal no pedal

Não me leve a mal, mas tem mesmo a certeza que o estado do servo freio não será de levar em conta?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Registo
11 Out 2007
Boas, aproveitando aqui o tópico do meu amigo Luis, gostaria de saber onde liga o tudo de retorno do compensador. quero aplicar um no Cournil e o que arranjei tem duas entradas e duas saidas. as saídas seria uma para cada roda e as entradas??? alguem me sabe dizer???
Seré que é uma entrada e a outra é um retorno para o circuito da frente???
obrigado

Luis XZ

UMM
Registo
16 Nov 2007
[/quote]

Não me leve a mal, mas tem mesmo a certeza que o estado do servo freio não será de levar em conta?

[/quote]

É óbvio que não levo a mal, estou aqui para ouvir as opiniões.

O problema é que o UMM já travou e bem, pelo menos à frente e com o pedal duro, mas estava preso, pois os calços estavam muito encostados ao tambor, depois de desafinar atrás fod.... tudo.
Se fizermos aquele teste do pisar o pedal e depois dar à chave sente-se o pedal a descer suavemente, embora pouco, devido à falta de pressão no pedal e isto sim é o que me preocupa. Ele trava mas só no fundo, o que me leva a exercer a "força de elefante"

cUMMprimenTTos
Luis Filipe Araujo
Sócio Clube UMM n.º 190

Registo
8 Jun 2006
2 em 1

1º-Amigo Luís

"mas ele não quer travar, vai travando à frente mas só com o pedal lá no fim e a fazer uma força de elefante."

Daí se supor que poderia eventualmente haver problema no servo freio! Conforme é reconfirmado por si posteriormente em:

"quanto ao servo freio ele apenas serve como auxiliar, para que não tenhamos que fazer uma força brutal no pedal"

"Os tubos não podem estar entupidos pois ao sangrar o oleo saiu com pressão"

Estava desconhecedor do facto. É menos uma despesa:p.
Mas no entanto pressão é uma coisa e volume é outra. O óleo deverá sair com pressão e volume. Quantas vezes ele sai com pressão e nos ilude quanto ao seu volume:angry:

"Os tubos não podem estar entupidos pois ao sangrar o oleo saiu com pressão, e se estivessem entupidos o pedal ficaria duro,"

Nem sempre, porque muitas vezes (quase sempre), leia-se “NUNCA”:D, se muda totalmente o óleo de travões, Ele como facilmente absorve humidade (ao fim de um ano estará com 60%/70% das características iniciais) tornando-se compressível, mascara outros problemas, como por exemplo, tubos com problemas internos.

Essa engenhoca dependurada, não é mais do que um doseador de pressão. Quando o carro é carregado à retaguarda, necessitando maior esforço na travagem, a carroçaria baixa em relação ao eixo, este (o eixo) impulsiona (através da mola) a tal patilha. Uma altura haverá em que o doseador (a sua patilha) já não terá mais curso e a relação entre o eixo e a carroçaria ainda poderá sofrer mais aproximação, daí ter que haver uma ligação "elástica" entre as duas peças, indo anular através da sua deformação, essa aproximação. O inverso se passa quando num cruzamento de eixos, ou noutra situação qualquer, a ponte puxar pela patilha.

Em relação ao movimento da patilha quando carrega no pedal, não me parece coisa boa!

2º-Amigo Pedro

Tem a certeza que a peça que arranjou tem a mesma função da mostrada na fotografia;)?

UMM abraço para os 2

João

pumm

UMMzito
Registo
28 Nov 2006
E a bomba central não terá dado o P... mestre???
O embolo dos travões da frente normalmente é accionado pelo embolo dos travões de traz. Se as borrachas deste último tiverem ido à vida os sintomas devem ser semelhantes aos descritos. Isto porque o embolo dos travões da frente só será accionado depois de esgotada a mola que existe entre os dois embolos.

Mudar o tubo flexível é sempre uma boa prática e com resultados reconhecidos.

Sangrar sempre com os travões de traz colados e só depois desafinar, tambem é de ter em conta

Boa sorte

Pedro Serpa - BXumm

Registo
11 Out 2007
Amigo João:
a peça que tenho é com certeza absoluta um compensador, mas continuo as voltas com as entradas e saidas do mesmo.
Abraço

Registo
8 Jun 2006
+1, 2 em 1

Amigo Pedro Miguel
Não o posso ajudar(n)

Amigo Pedro Serpa
Então o sistema não é ao contrário, 1º os travões da frente e depois os de trás?

UMM abraço aos dois
João

zaskar

UMMzito
Registo
30 Mar 2006
Boas a todos!

O que me aconselharam foi retirar o compensador e colocar um T , uma entrada de oleo e 2 saidas directas às rodas. O conselho foi dado por alguém que faz TT. (fronteira, esporão vindimas, etc.)
Fica a dica ;)

Ass: Ruben
Cumprimentos UMMistas

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Viva ZASKAR
A questão de retirar esses aparelhos não será muito consentânea mas é algo que aconselho pois já o fiz e não é difícil de alterar. O que fiz foi colocar um T para as duas rodas da frente, eliminando o divisor (que trabalha em conjunto com o compensador traseiro) que se encontra sobre a cave de roda dianteira esquerda. O tubo que vai para a traseira, substituí-o por um directo desde a bomba central de travões até ao tubo flexível que se encontra na traseira.

PEDRO, provavelmente não consegues porque te falta o divisor de caudal que atrás referi, mas olha que não ganhas nada com essa alteração. Se queres um controlo devido de pressão frente/atrás, coloca uma válvula manual de regulação de pressão, das que são usadas na competição.

Fui...

pumm

UMMzito
Registo
28 Nov 2006
+1 2em 1
Caro João

Efectivamente o primeiro embolo a ser accionado é o dos travões de trás. Só depois de os calços aconchegados é que a bomba da frente começa a ser accionada. Quando vi isto também me pareceu estranho, mas até faz algum sentido face às diferentes capacidades de travagem de ambos os sistemas.

2

Já à algum tempo coloquei a seguinte questão no fórum, mas sem ter obtido respostas, que me deixassem completamente tranquilo para me aventurar em retirar essa balança

cá vais de novo

https://for-umm.pt/oldthreads/2002~SearchTerms~,
"
...Trata-se efectivamente da balança de compensação onde persiste em aparecer um pingo! Ela é alimentada por 2 tubos vindo do repartidor da frente

Como é que se anula?
Solução 1-Aproveita-se cada um dos tubos que vem do repartidor da frente para a sua roda

Solução 2 -Anula-se um dos tubos e só aproveita o outro

Solução 3-Arranja-se um T para juntar os 2 tubos e mantem-se um único tubo a caminho do diferencial

"
UMM abraço

Pedro Serpa - BXumm

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Pedro tenho uma dúvida! Todas as soluções que apresentas são viáveis ou apenas hipotéticas?

Obrigado.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006

Esta é a configuração do que tenho a funcionar no meu Rei Leão há anos. Peço desculpa pelo uso das fotos anteriores mas foi apenas para facilitar a sequência da leitura por parte de todos nós.

Fui...

Registo
8 Jun 2006
Amigo Pedro (PUMM)

Nunca me tinha apercebido disso(n).
No entanto, continua a fazer-me confusão! Um carro, deverá começar por travar à frente, digo, deverá ter uma travagem mais enérgica à frente. Ora se tem um sistema que anula (por atraso) a diferença do poder de travagem entre discos e tambores...
Atenção que de forma alguma estou a questionar o que me dizes!!! Tenho é que perceber a lógica da "coisa". Nem que desmonte um sistema peça a peça. Este assunto está-me a interessar.
Obrigado pela informação.
UMM abraço
João
(vou-me retirar durante 2 meses para um mosteiro no Tibete com um grupo de cientistas para estudar o problema)

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
quote:Originally posted by verdes rádios

Este assunto está-me a interessar.
Obrigado pela informação.
UMM abraço
João
(vou-me retirar durante 2 meses para um mosteiro no Tibete com um grupo de cientistas para estudar o problema)

Será que dessa pesquisa vai sair mais uma volume para a enciclopédia?

Não interprete mal esta brincadeira João, mas que são trabalhos maravilhosos, são e que lhe derão imenso trabalho, não duvido. Mas mesmo eu que nunca vi uma caixa a frente me aventurava a fazê-lo com estas bíblias ao meu lado.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Top Inferior