• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

dúvida pressão injectores

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas,

o motor é um 2.5D atmosférico que +- á 3000Km foi todo reparado levando todas as juntas do motor, segmentos, chouriços, capas de bielas, bronzes, etc. O motor não está a andar nada do outro mundo e aquilo que acho estranho é que é que a 5ª velocidade praticamente não tem força, em 3ª vái mais ou menos a 70km/h, em 4ª a 90/100 km/h e depois a 5ª quase não puxa nada. Quanto á relação carregar no pedal e aumento de aceleração do motor principalmente em 5ª não existe pois seja com o pedal só ligeiramente carregado ou todo no fundo a aceleração e a resposta do motor é sempre a mesma, isto nota-se mais em 4ª e 5ª.
Também acho que o motor morre muito a andar em estrada sempre que apanha ligeiras inclinações o motor perde logo a força e tenho que reduzir para o carro continuar.

1ª tentativa de solução - retirei a bomba levei a uma casa da especialidade e pedi que vissem e que abrissem um pouco o débito de gasóleo pois o consumo era muito pouco e nem sequer ponta de fumo saia pelo escape. Resultado, aumentou o consumo, o fumo e a resposta está exactamente na mesma.

Dúvida (espero não estar a dizer disparate) poderá ser pouca pressão de débito de gasóleo por parte da bomba, dos injectores ou de ambos??? aumentar o débito de gasóleo implica o aumento de pressão ou é uma afinação independente???

Preciso de uma ajuda para ver se resolvo este problema

Um abraço
Ricardo Marques

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas,

obrigado Mário, a bomba está no ponto está com um trabalhar impecavel, a ideia de mandar abrir o débito foi porque achei que estava muito fechado e era isso que limitava a progressão do motor. Quanto a valores de pressões e débitos aconselhados existem valores concretos??? Já li por aí algo de pressões de bomba e injectores de 130bar, será isto??

Obrigado

Um abraço
Ricardo Marques

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Lembro-me de teres falado que a medida dos teus pneus era subtancialmente superior á "normal" pelo facto de teres pneus reconstruídos.

Isso também pode ser um dos motivos da falta de força em velocidades altas.

O meu turbo com 7.5R16 ficava pastelão, notando-se sobretudo em 5ª velocidade.

Tens possibilidades de experimentar o teu carro com 205R16 novos?

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Pode ser também uma questão de válvulas! Pode estar com fraca admissão. Existe sempre a possibilidade de trocar a bomba por uma bosch, não sei se ajudará. O UMM do Manuel Madeira tem uma bosch atmosférica e ficou com um andar muito superior.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas,

obrigado pelas ajudas,

agora vamos lá por partes

Mário - Obrigado pelas dicas, a bomba é uma rotodiesel e vou ver na casa onde a bomba foi a reparar pois eles guardam um registo de cada reparação, para tentar descobrir qual a pressão da bomba e injectores.

Aldeia - Realmente os pneus são reconstruidos (Seiça expedition) mas na medida 205/16, ou seja serão mais pesados que uns novos mas também não tem muito problema de arrasto pois são estreitos.

Toz - Quanto à admissãoestá completamente normal, filtro novo de origem,sem curvas, snorkel ou outro tipo de alteração.

E qual a vossa ideia quanto á aplicação de um filtro que "dê um pouco mais de ar" á admissão, valerá a pena??? o motor ganha alguma coisa???

Obrigado a todos

Um abraço
Ricardo Marques

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
outra ideia
o motor nao tera ficado mal reparado...
por exemplo se foi torneado ou encamisado de novo com pistons e segmentos novos,devia ter bastante força...isto desde que as tolerancias sejao respeitadas.se o mecanico deixou o jogo camisa\piston folgado dificilmente teras boas prestaçoes,pois o motor tem muita passagem de compressao.
se nao foi encamisado nem levou pistons novos, e só levou uma despolidela e segmentos novos...tambem pode ser dai o problema pois, ora a folga do conjunto ficou muito grande ou os segmentos ainda nao acamarao pois a o cilindro pode estar muito "ovalizado"

sao ideias ...agora aguardo criticas:cool:

Paulo Alves

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas,

Paulo - quando fiz esta reparação não aproveitei o bloco que tinha mas sim outro que estava muito bom, não estava ovalizado, não tinha calo e apresentava muito pouco desgaste. Os sintomas normais de perda de pressão aqui neste caso não se aplicam e o estranho é que em termos de força o carro puxa muito bem e tem bastante força mas depois em 5ª velocidade é o mesmo que nada, a direito pouco puxa numa ligeira inclinação perde muita força e velocidade para fazer 100KM/h o esforço já é acentuado. Nas outras mudanças até tem prestações muito boas (acho eu) para o motor em causa, por exemplo, com o mesmo esforço de em 5ª ir a 100/110 KM/h vou em 3ª a 80Km/h não é que o faça com regularidade mas é das experiências que tenho feito.

Um abraço
Ricardo Marques

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Olá
Ja pensaste em ver o teu problema não estara na caixa?
Se o motor até puxa nas outras mudanças e só em quinta é que não.
Acho bastante normal que o teu UMM tenha alguma dificuldade a manter a 5 a 100/110 em subidas não te esqueças que tens 75 cavalos para 1500 kg de peso. O meu alter 1 tambem não dava mais que os 110.

UMM abraço
Samuel Sousa

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas,

depois de ter falado com várias pessoas e algumas terem experimentado o bichUMM chego á conclusão que afinal até está a andar muito bem, eu é que gostava que ele andasse mais:D:D:D

Um abraço
Ricardo Marques

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas,

Mário - quanto á relação dos eixos é 43/9 e realmente as mudanças mais soltas são a 3ª e a 4ªmas mais uma vez continuo a dizer que a direito para passar dos 100 chegar aos 110 (limite e a direito daqui não passa) tenho que embalar bem o bicho.

Um abraço
Ricardo Marques

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas,

retomando a saga e depois de detectada uma deficiência na bomba mudei-a para uma LUCAS que a trabalhar com o dimensionamento de origem deu uma alma completamente nova ao bichUMM.

Voltando ás pressões de funcionamento e numa prespectiva de melhorar performances mas sem por em causa a fiabilidade do motor e tendo em conta que a bomba é uma LUCAS que valores poderiam ser admitidos na bomba e injectores.

Quanto á admissão está completamente de origem, existe algum ganho num filtro de rendimento tipo GREEN ou semelhante.

O escape é o de origem, a panela tem algum tipo de "catalizador" ou outro qualquer artefacto que possa "abafar" o motor?? é aconselhável mudar a panela por outra??? se sim de que tipo.

Peço desculpa por todo este testamento e perguntas mas quero por o bichUMM no ponto.

Gosto tanto dele que já é carro do dia a dia:D:D:D

Um abraço
Ricardo Marques

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
ora bem dizes que tem a relaçao de 43\9 fazendo as contas isso fica 4.7777 ou seja axo que isso e a relaçao do UMM Turbo. a do atmosferico e 5.qualquer coisa.logo ai prende muito mais o andamento do teu Bicho

Paulo Alves

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
quote:Originally posted by stretx

ora bem dizes que tem a relaçao de 43\9 fazendo as contas isso fica 4.7777 ou seja axo que isso e a relaçao do UMM Turbo. a do atmosferico e 5.qualquer coisa.logo ai prende muito mais o andamento do teu Bicho

Paulo Alves

5.38:p:p:p

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas,

então ninguém me dá uns bitaites sobre as minhas questões

Um abraço
Ricardo Marques

Top Inferior