• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Custa a pegar (com o frio da manhã...)![resolvido]

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
O meu Cournil desde há uns meses deixou de acender a resistência. Apesar de estar com um aspecto normal, substituí-a por uma nova que trouxe da UMM e continua na mesma.
Com este frio, o carro só pega à custa de motor de arranque, é martirizante o tempo estúpido que demora a pegar de manhã, depois de uma noite ao relento, mesmo que esteja 4min a tentar aquecer a resistência que não acende. Durante o dia não tem grandes crise a pegar.
Como agora voltou a ser o meu carro do dia a dia, não acho grande piada à incógnita habitual, será que é hoje que já não pega? (e não adianta dizerem-me que o deixe a descer, que por causa da chuva ele tem de ficar sempre de proa ao alto ou então faz piscina na caixa traseira...)
Será culpa das velas de pré-aquecimento? Serão os injectores?
Aceito sugestões, que por agora não convém ir para a oficina senão fico apeado!
cUMMprimentos,
Marcos Miranda

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Velas de aquecimento,provavelmente alguma que já foi a vida.
Faz o teste das velas para ver se todas aquecem como deve ser.

Mas espera por mais opiniões.

cUMMprimenTTos

Sérgio Silva-AlterII 90

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
O teste mais fácil mas menos fiável é tirar o cabo que as une no topo e encostar um fio que venha do positivo da bateria ao topo superior da vela. Se fizer faísca está boa. Faísca fraca está moribunda. Não faísca está morta.

O teste ideal é tirar as velas fora, liga as velas entre si no topo como estão no motor. Liga a massa da bateria a rosca que entra no motor de cada vela e o positivo ao fio que liga as velas no topo. As velas deverão ficar quentes (incandescentes) ao mesmo tempo. Não deixes muito tempo nesta ligação directa (7 ou 8 segundos), arriscas a queimar as que estão boas.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Teste as velas:
Desapertas os cabo que faz ligação entre as mesmas, tendo as 4 desligadas ligar um fio directo do pólo positivo(+) da bateria e encostas uma a uma a que não fizer faisca está queimada.

Para efectuar este teste as velas devem ter as porcas na rosca e fio deve ser raspado nas ditas porcas para não afectar a rosca.
O fio deve ter uma secção no mínimo de 2mm, existe risco de queimaduras se o fio for inferior.

Depois de teste as velas o sistema de aquecimento:
Desapertas os cabo que faz ligação entre as mesmas, tendo as 4 desligadas ligas a chave fazendo o aquecimento e encostas a uma que tenha feito faisca se for o caso de não fazer faisca, pode por a hipótese do sistema de aquecimento não funcionar correctamente.

A ponta de uma vela atinge mais de 1000ºc.

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
isso ravediver, não puxes muito pelo motor de arranque, depois tens duas despesas, as velas e o motor de arranque.
faz o que os user's anteriores dizem. se não compras umas velas novas.
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

Registo
15 Fev 2009
LOL grande assinatura Bruno, LOLOLOL

cumps,

JC

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Participa no Manual de referencia http://pt.wikibooks.org/w/index.php?title=A_Biblia_UMM
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

pinhas

UMM
Registo
16 Set 2010
É verdade João, a assinatura do Bruno, até me fez antar com o cursor para trás novamente para ver melhor, mas também é verdade, está espectacular.
Abraço

Paulo Pinhao
FJ-59-26

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
OK, obrigado, vou experimentar amanhã, a ver se dou conta do recado...
cUMMprimentos

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Força Amigo ravediver, agora é que vamos ver esse curso de mecânico/electricista a funcionar.
Boa Sorte com o serviço.

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Pelo que contas, ão deve ser das velas, mas sim dsa caixa de comando do aquecimento das velas.
O comando que envia a luz à resistência é separado das velas, por isso até pode n acender a luz, mas as velas receberem carga... e até porque as velas não iriam queimar todas ao mesmo tempo.
Troca a caixa de comando que está debaixo do tablier, perto da coluna do volante... penso que deve ser daí.

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Esta última opção é nitidamente mais simpática, porque estive de volta das velas e aquilo num Cournil é um bico de obra para lá chegar, tenho que tirar uma série de coisas da frente...
Não sei se me aventuro a fazer isso sózinho!
Essa caixa é isto verde?

Para além disto só lá tem os 2 automáticos dos piscas (e ignorem o motor de esguicho do alter, que ainda não me decidi a reformar o original de mão...)
Por outro lado, está ali uma ficha solta que não sei se é de sobra ou se terá caído da tal caixa...
(Aí por volta de 1989-90 a instalação eléctrica derreteu e na Mocar meteram a bicha de cabos do Alter, por isso tenho alguns terminais de sobra...)
E como sei se é dali o problema? Caixa nova só para experimentar ou oficina com ele e pronto?
cUMMprimentos,
MMiranda

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Tens caixa azul? Se sim peço desculpa pelo que disse. Se não, penso que o NunUMM poderá estar equivocado. A caixa que mostras não me parece a caixa temporizadora das velas (nem sei o que é, sorry). Tens o sistema normal do Cournil, com aquecimento pela posição da chave e a respectiva resistência no saleiro a ficar incandescente, certo?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Sim, é o sistema tradicional/aquecimento manual (conta até 100 e já liga... só que agora nem contando até mil!)
Não tem caixa azul (embora um saco azul fizesse algum jeito...).
cUMMps
MMiranda

bruno-991

UMM
Registo
31 Jan 2010
Tens que ver as velas se estão boas primeiro.

**Assinatura confiscada pelas finanças por falta de pagamento**

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
1º passo - substituição da resistência >>> sem efeito, ligações de fio da ignição à resistência OK, com bom aspecto, sem mau contacto...
(ui, ui, oficina à vista...)

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Já verificaste as velas?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
2º passo: na falta de multimetro e quase como que por telepatia estava uma PM a sugerir o mesmo, tinha decidido verificar as ligações com uma lampada, que deu luz em todo o lado!
Que sobra? As velas!!!!!
Mas isso já é areia demais para a minha camionete, falta toda uma logística de apoio, vai mesmo à oficina...
cUMMprimentos,
MMiranda
(Alguém sabe o preço disso, só para ter uma ideia da despesa?)

ravediver

UMM
Registo
12 Mai 2006
Bom, revendo melhor a coisa, tiro os tubos do ar, tiro a caixa do filtro de ar e já agora dou-lhe uma pintadela, e talvez chegue às velas todas sem ter de tirar o depósito do radiador...

Andei a ver preços, e temos:
Continente - 10,33€ cada
Norauto - 29,90€ (par)
Beru - 31,39 (par)
Bosch - 20,15€ (cada)
Alguém pode dar informações acerca da qualidade das velas?

cUMMprimentos,
MMiranda

Top Inferior