• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Cubos Roda AVM Reforçados

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Boas,
Comprei cubos de roda reforçados da marca AVM (vermelho e prateado, porque preto e prateado são normais), e fiquei impressionado com a recomendação do fabricante: Não colocar massa!

É daqueles assuntos que uns dizem para encher de massa, outros para pôr um pouco e outros a seco (os considerados malucos).

MAs a verdade é mesmo, a seco! Já vêm pré lubrificados de fábrica, e a mexer, é colocar óleo SAE 30.

Fica a dica 🙂

IMG_20230209_123827.jpg

IMG_20230209_123837.jpg

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Boas,
Comprei cubos de roda reforçados da marca AVM (vermelho e prateado, porque preto e prateado são normais), e fiquei impressionado com a recomendação do fabricante: Não colocar massa!

É daqueles assuntos que uns dizem para encher de massa, outros para pôr um pouco e outros a seco (os considerados malucos).

MAs a verdade é mesmo, a seco! Já vêm pré lubrificados de fábrica, e a mexer, é colocar óleo SAE 30.

Fica a dica 🙂

Visualizar anexo 30306
Visualizar anexo 30307

Aproveita e coloca a referencia.

Eu já experienciei isso, colocamos massa a mais e depois não atravaca...outra coisa que convém refererir é quem para for comprar cubos que compre mesmo AVM, não faltam ai replicas chinesas...

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
AVM 400
Aproveita e coloca a referencia.

Eu já experienciei isso, colocamos massa a mais e depois não atravaca...outra coisa que convém refererir é quem para for comprar cubos que compre mesmo AVM, não faltam ai replicas chinesas...

Muitas réplicas aqui no mercado português, não faltam...

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Obrigado pela partilha...
Afinal eu sou um dos malucos, mas daqueles que enche isso de massa!
Estou desconfiado que essa recomendação do fabricante é apenas para que se estrague mais material e haver sempre cubos desembraiadores para vender!
O assunto é realmente polémico mas a verdade é que nos meus UMMs os cubos sempre andaram cheios de massa e ainda são os originais...;)

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Obrigado pela partilha...
Afinal eu sou um dos malucos, mas daqueles que enche isso de massa!
Estou desconfiado que essa recomendação do fabricante é apenas para que se estrague mais material e haver sempre cubos desembraiadores para vender!
O assunto é realmente polémico mas a verdade é que nos meus UMMs os cubos sempre andaram cheios de massa e ainda são os originais...;)

É um dos tópicos polémicos 🤭

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
É verdade, massa nem a ver..., à um par de anos fiz isso e o resultado foi ver me aflito só para rodar o selector do cubo, não atracava por nada deste Mundo...!!!
Portanto o fabricante tem toda a razão na recomendação que faz...!!!😉👽

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018

Penso que ficou a ideia errada da compra de cubos novos.

Eu comprei estes cubos não por ter estragado os originais (já os vendi, em bom estado) mas porque queria uns reforçados.
E a referência de qualidade é AVM.

Faço TT puro e duro, tenho Dana 44 dianteiro.
Com Dana 30 era um par de semi eixos novos todos os meses.

Acredito que para a chamada "volta saloia", onde se liga as 4x4 mas na verdade só a 4x2 passava, encher de massa não faz a diferença.
Mas quando se tem os 🍅🍅 apertados numa picada quase a direito e do tamanho de um prédio de 5 andares, prefiro não arriscar e seguir as recomendações do fabricante 🤭😂

IMG_20230210_12494201.jpg
Screenshot_2023-02-10-12-59-06-97_92460851df6f172a4592fca41cc2d2e6.jpg

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Penso que ficou a ideia errada da compra de cubos novos.

Eu comprei estes cubos não por ter estragado os originais (já os vendi, em bom estado) mas porque queria uns reforçados.
E a referência de qualidade é AVM.

Faço TT puro e duro, tenho Dana 44 dianteiro.
Com Dana 30 era um par de semi eixos novos todos os meses.

Acredito que para a chamada "volta saloia", onde se liga as 4x4 mas na verdade só a 4x2 passava, encher de massa não faz a diferença.
Mas quando se tem os 🍅🍅 apertados numa picada quase a direito e do tamanho de um prédio de 5 andares, prefiro não arriscar e seguir as recomendações do fabricante 🤭😂

Visualizar anexo 30311Visualizar anexo 30312
Já lá vão os tempos em que o jipe subia picadas íngremes e só pousava as rodas da frente no chão quando chegava ao ao fim da picada!
Agora é só para pastar a (monenga) e curtir as paisagens de preferência sem estragar nada no jipe nem na própria natureza!
Às vezes nem ligo a tração dianteira :whistle:
Como os desembraiadores são pouco usados andam cheios de massa para não oxidarem:ROFLMAO::ROFLMAO:

Registo
5 Mar 2021
Boas, no domingo passado quando fui ligar os desembraiadores para 4x4 e a tração, ouvi um ruido diferente e só depois é que percebi que o cubo da roda esquerda não prendeu, nem prende no 4x4. Por isso vou ter de desmontar. Que óleo é que utilizam para lubrificação do mesmo?
Obrigado.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Boas, no domingo passado quando fui ligar os desembraiadores para 4x4 e a tração, ouvi um ruido diferente e só depois é que percebi que o cubo da roda esquerda não prendeu, nem prende no 4x4. Por isso vou ter de desmontar. Que óleo é que utilizam para lubrificação do mesmo?
Obrigado.
Conforme já deves ter percebido nos cubos desembraiadores não é aconselhado usar massa embora haja quem o faça sendo que eu sou um deles!
O que pode estar a acontecer é haver excesso de massa no interior do cubo e isso estar a impedir o movimento do castelo estriado que vai fazer engrenar e desengrenar a tração.
Tens de desmontar o desembraiador e verificar se há demasiada massa consistente, se for o caso retira o excesso e depois ensaia o desembraiador antes de o montares, também pode ser que esteja estragado!
Se tiver tudo bem, a funcionar corretamente podes lubrificar com massa consistente usada para lubrificar as correntes das motas.
É uma massa com boas características lubrificantes, idrorrepelente e que não vai acumular ao ponto de causar perturbações no sistema de deslizamento do castelo do desembraiador...

Registo
14 Dez 2011
Na minha opinião é que esse tipo de cubos não vale mesmo nada, tenho lá uns 6 pares disso e pelo menos um par novo e não os uso nem por nada.
Na minha opinião e vale o que vale não há nada que chegue a estes com mais de 10 anos de uso e problemas 0.
Engrenam e desengrenam e sem problemas.
Estes são todos em ferro sem essas paneleireces de plastico mesmo com massa 0 problemas.
sorgente_180585.d1520505746.jpg

Última edição:

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Obrigado.

Já vêm pré lubrificados de fábrica, e a mexer, é colocar óleo SAE 30.

Fica a dica 🙂

Visualizar anexo 30307

Veja o anexo, a foto

Registo
5 Mar 2021
Conforme já deves ter percebido nos cubos desembraiadores não é aconselhado usar massa embora haja quem o faça sendo que eu sou um deles!
O que pode estar a acontecer é haver excesso de massa no interior do cubo e isso estar a impedir o movimento do castelo estriado que vai fazer engrenar e desengrenar a tração.
Tens de desmontar o desembraiador e verificar se há demasiada massa consistente, se for o caso retira o excesso e depois ensaia o desembraiador antes de o montares, também pode ser que esteja estragado!
Se tiver tudo bem, a funcionar corretamente podes lubrificar com massa consistente usada para lubrificar as correntes das motas.
É uma massa com boas características lubrificantes, idrorrepelente e que não vai acumular ao ponto de causar perturbações no sistema de deslizamento do castelo do desembraiador...
Na minha opinião é que esse tipo de cubos não vale mesmo nada, tenho lá uns 6 pares disso e pelo menos um par novo e não os uso nem por nada.
Na minha opinião e vale o que vale não há nada que chegue a estes com mais de 10 anos de uso e problemas 0.
Estes são todos em ferro sem essas paneleireces de plastico mesmo com massa 0 problemas.Visualizar anexo 31039
Veja o anexo, a foto
Obrigado a todos.
Vou abrir e ver como está.
Se estiver avariado vou tentar arranjar um igual para substituir.
Mudar para coisa melhor só quando fizer uma revisão aos eixos que nunca troquei nada.

Registo
14 Dez 2011
Atenção a historia do óleo
Sempre meti massa e vou continuar a meter.
Os nossos cubos tem mais de 30 anos e se calhar construidos com materiais diferentes dos actuais.
Assim que colocarem o oleo ele vai escorrer, a massa deve ser colocada não em excesso.
Mas isto é só a minha opinião
O dinheiro é de cada um depois não se queixem com cubos partidos, os vendedores gostam é de vender

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Estes são todos em ferro sem essas paneleireces de plastico mesmo com massa 0 problemas.Visualizar anexo 31039
Pronto Luís, estou convencido.
Arranja aí um par de desembraiadores desses para o meu UMM.

• Like
Reações: bjc
Top Inferior