• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Cubos automaticos

Morpheu

UMMzito
Registo
3 Fev 2010
Boas.

Ontem em conversa com um amigo mecanico ao qual lhe perguntava se era dificil mudar os cumutadores do UMM (quero meter uns da AVM) ele disse-me que havia uns cubos automaticos.

Sabem da existencia de cubos automaticos para os UMM?

obrigado

Para cá do Marão, mandam os que cá estão.

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
boas é verdade que muita gente lhe chama cubos automáticos ...
mas na verdade são uns cubos que se matêm sempre ligados, ou seja o diferencial da frente está sempre a rodar e apenas liga e desliga a tração na alavanca das velocidades.
na minha opinião perfiro os manuais de longe ...

abraço

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Existem mesmo cubos automáticos, para além dos fixos de que o Tiago fala, mas não te ponhas por aí. O feedback é que são bastante frágeis...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Eu tenho cubos automáticos mas ainda não os testei pois o Ezequias teima em ficar na garagem.
O bem que têm é que, enquanto são novos funcionam muito bem, o mal é que só funcionam bem enquanto são novos :) Os que eu tenho são usados mas acho que um dos lados não vai dar pois apresenta algum desgaste.

Boa sorte.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
boas

Toz cosegues portar aí uma foto deles ... acho que nunca ví nenhuns ;)

abraço

Tiago Fonseca

Isto é como a gastronomia: O hummer é um hamburger da treta, o UMM é um naco de vitela barrosã...

Registo
1 Jun 2015
Se pudesses na realidade colocar umas fotos era bom...,!!!

Se forem bons na realidade, oferecia uns ao Eduardo.

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
A questão é quando chegar a altura de eles fazerem falta e não funcionarem...

" Na dúvida, é a fundo "

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Na verdade desconheço esse tipo de cubos e nem sei como funcionam...!!!

Na verdade gostava de pelo menos ver uns e saber como se aplicam nos nossos carros e como funcionam...!!!

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Ola
Acho que é um sistema semelhante as navaras, deve ter uma embraiagem que a determinada rotação atraca, digo eu

" Na dúvida, é a fundo "

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
O sistema é tipo empanque. Quando há força no semi-eixo, os roletes encavalitam-se e passa a força para roda.
Não encontro a foto dos meus. Segue uma foto de uns iguais que encontrei na net.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
André isso pode ser muito bom..., mas é daquelas coisas que só atuam quando não devem e quando existe um certo desgaste devido ao uso, não sei...!!!

E para se usarem tem que se ligar sempre cá fora!

Pode ser que sejam eficazes mas...!!!

Registo
29 Abr 2012
Olá pessoal, estive uma vez a pensar nessa modificação e cheguei a ver um ao vivo já usado da WARN penso eu.Aquele era semelhante ao da foto e à descrição do TOZ, tinha uma posição auto e tambem dava para bloquear manualmente.Em automático aquilo tem uns roletes excentricos que quando recebem binário do semieixo abrem e engrenam o cubo_O que eu vi já era usado e estava a funcionar mas não sei de que eixo seria , alem de não ter o par completo.Atenção que grande parte dos cubos são de engrenagem, electrica e não funcionam desta forma.

volino

UMM
Registo
13 Jul 2009
obrigdo pessoal desconhecia esse tipo de cubos.

mas continu-o a perferir os meus :D:blush:

abraço

Tiago Fonseca

Registo
29 Abr 2012
Olá Eduardo , não sei se há compatíveis para os Dana30 com estes semieixos.Tambem há cubos engrenados por vácuo mas sinceramente nunca vi nenhum.O pessoal dos JEEP Cj's monta os AVM901 mas os semieixos são de 10 estrias penso eu.

Registo
29 Abr 2012
Olá Eduardo , não sei se há compatíveis para os Dana30 com estes semieixos.Tambem há cubos engrenados por vácuo mas sinceramente nunca vi nenhum.O pessoal dos JEEP Cj's monta os AVM901 mas os semieixos são de 10 estrias penso eu. Alguém me disse que os AVM 902 montam diretos nos nossos eixos mas nunca encontrei tal peça.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Boas Ruben

Mesmo assim não deve ser fácil aplicar e não estou a ver como se montam esses cubos nas nossas viaturas...!!!

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
O Ezequias monta 44 na frente. Fiz uma pesquisa rápida para dana 30 mas só encontrei manuais.

Quanto a fiabilidade e robustez. Eu acho que são bem mais robustos mas a parte automática tende a desgastar e acaba por deixar de funcionar, mas tudo tem desgaste, tudo acaba por ter que ser substituído. Mas não me preocupa, quando deixar de funcionar passam a ser manuais... É o custo/benefício a funcionar!!!
Ainda não experimentei mas acho que aguentam mais pancada e o mecanismo (mesmo a parte lock) é muito mais robusta do que as dos UMM's.

A ver vamos.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Morpheu

UMMzito
Registo
3 Fev 2010
Desde ja obrigado pelas respostas fiquei elucidado, so faltaé saber o preço dessas coisas +-

obrigado

Para cá do Marão, mandam os que cá estão.

Top Inferior