• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Cruzetas

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas!

Alguém me pode dizer quais os sintomas para detectar que as cruzetas estão a necessitar de substituição?

cUMMprimentos

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Posso adiantar que se tiverem folgas já não estão nada bem!!! normalmente neste caso (folgas) podes notar alguma vibração, mas caso estejam muito secas por falta de lubrificação podem (gripar) as agulhas dos rolamentos e ficam com as articulações demasiado duras!! quando isso acontece também podem originar alguma vibração!!!!
Mas haverá certamente outros sintomas que para já também desconheço!!
Vamos aguardar por opiniões mais concisas...
Cumprimentos

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Os sintomas ao andar com o carro são vibrações como já foi dito,quando tem alguma folga costuma vibrar e fazer barulho quando se vai a descer em desecelaração com uma 4ª ou 5ª engatada,em casos extremos poderá fazer chiadeira a arrancar com o carro em esforço.Mas o melhor mesmo é de vez ir lá por baixo com o carro parado em segurança:) e tentar rodar o veio de transmissão á mão,se quiseres ver o da frente tem que se ligar a alavanca para 4x4 ou então ligar os cubos e e tambem tentar rodar o veio da frente.

Registo
23 Jan 2009
Boas,
A minha cruxeta junto ao diferencial traseeiro esta muito justa, e nao lhe consigo por massa com esta maquina, esta por n entrar massa de dois em dois anos sai fora, ha alguma forma de resolver isto?

cUMMps
Mogo

Registo
8 Jun 2006
Amigo UMM89

Para além do que foi já dito, se tiverem em mau estado, podem dar estalos ao arrancar (porque já se perderam os roletes(n)).

Ora então vamos lá falar de um trabalho que nos deixa sempre cheios de massa até aos colh, digo, cotovelos;).

Ao encher as cruzetas com massa através de uma pistola de massa ela vai sair pelos dados, empurrando primeiro a massa velha (mais escura).

Se o bico dessa pistola não estiver em condições e limpo, a massa sai antes de ser introduzida à pressão na cruzeta. Por vezes uma pequena orientação do bico em relação ao ponto de massa, é o suficiente para que ela começe a entrar. Antes de prender o bico da pistola no "graisseur" (ponto de massa que algumas cruzetas têm), este deverá ser limpo com um pano.

Para que estiver interessado, é melhor comprar uma pistola que tenha uma ponta flexivel, nunca aquelas que têm um tubo rígido no extremo do cilindro. Com ela podem lubrificar as cruzetas (4/6), os veios de transmissão (2), as ponteiras de direcção (4) e mais um ou dois pontos de massa.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

xanumm

UMM
Registo
29 Fev 2008
Por falar em cruzetas! Este fim de semana aproveitei para, entre outras coisas, trocar as cruzetas do veio traseiro que uma delas já andava a largar roletes pela estrada e a fazer uma chiadeira desgraçada...:D Foi das areias da Quinta do Conde...;)

Lá tirei os parafusos todos, meto o veio em cima da bancada e qual não é o meu espanto quando vou para tirar a dita cruzeta... Em vez de um freio de mola, tinha 3 pingos de solda!!:astonished::astonished::astonished::devilish::devilish::devilish::angry::angry::angry:
Não sei quem terá sido o artista:angry: que teve aquela ideia!
Não devem existir freios de mola lá na terra dele... Ou então não tinha o alicate a jeito.:anger:
Em vez de dar os 3 pingos de solda na cruzeta devia ter dado era num sitio que eu cá sei...:dizzy_face:

Resumindo...
UMM parado:disappointed_relieved: e agora vou a correr para o torneio para ver se ele me remedeia o assunto.(n)
É assim... artistas...

cUMMps,
Alexandre

"O que é nacional... é bom!"

Registo
8 Jun 2006
Amigo Alexandre

Embora seja estranho, esse tipo de trabalhinho:dizzy_face:, não é assim tão pouco frequente. Talvez:thinking: esses "pingos" sejam devidos a uma folga existente entre o dado e o seu local de alojamento, notada quando se procedia à montagem:thinking:.

Sobre o assunto das reparações que podem correr mal por falta de peças (falta de freios, por exemplo), será de bom tom apenas deitar fora as peças velhas, após a TOTAL conclusão:p dos trabalhos. Ainda assim, e se tivermos espaço:blush:, podem-se guardar algumas para eventual uso futuro em emergência (caso dos freios das cruzetas!), ou de rolamentos para medidas futuras. Algumas outras haverão.

Neste último caso, servirão os velhos para comprar novos iguais, não tendo nós que ficar com o carro parado/desmontar para ir comprar, etc. etc.

No caso de guardarmos peças usadas, estas deverão ser perfeitamente identificadas.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

Registo
23 Jan 2009
Boas,
O meu mecanico hoje tirou-me a cruzeta de dificil lubrificação, estava completamente seca, prontinha para ir para o lixo, nao havia mesmo volta a dar.
mais UMMa vez, obrigado

cUMMps
Mogo

minieUMM

UMMzito
Registo
10 Set 2007
Viva!
Essas cruzetas devem ter passado pelas mão do mesmo, "artista" que mexeu nos meus semi-eixos ou então tirou o curso na mesma bela escola da azelhice ou sapateirice, enfim...

abraçUMM
minieUMM

Top Inferior