• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Cruzetas eixo frente nao entram(Resolvido)

aefa

Iniciado
Registo
29 Nov 2013
Boas, apos ter retirado semi-eixos frente para substituir cruzetas deparei-me com uma situaçao onde nao consigo aplicar as cruzetas.

A pessoa que me vendeu as cruzetas garante que as mesmas sao para os eixos do Dana 30 usados no UMM e foi confirmado que o diferencial nao é o ingles.

1707154795632.png

Medida interior do Cardã

1707154801466.png

Medida cruzeta onde vai levar os freios interiores

1707154809666.png

Existe uma diferença de mais de 1,5mm

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Quando se vai comprar material novo, é sempre bom levar o velho por causa das dúvidas....!!!

E atenção que montar cruzetas, não é a mesma coisa que montar pastilhas de travões, requer algum conhecimento...!!!

aefa

Iniciado
Registo
29 Nov 2013
Em relaçao a referencia das cruzetas eu não as tenho, comprei a um vendedor onde me diz que são aquelas aplicadas nos UMM.O vendedor comprometesse a ficar com as cruzetas mas deconhece outro tipo de referencia. Existem assim tantas medidas diferentes????

A referencia A ou B teem certamente dimensoes que desconheço, se tivermos essas dimensoes sera mais facil estabelecer uma relação para os futuros duvidosos como eu.

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Essas cruzetas não são indicadas para os semi-eixos, essas devem ser dos veios de transmissão porque são lubrificaveis, essas que te forneceram devem ser u100, as que precisas para os semi-eixos são as u102 e não têm copo de lubrificação. Se pesquisares no Google por estas referencias para facilmente tens as medidas

UMMAIA

UMM
Registo
28 Mai 2007
Boas,

A cruzeta foi vendida por mim. É uma U-102 e não tem copo de lubrificação, embora pareça ter por causa da saliência.

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by UMMAIA

Boas,

A cruzeta foi vendida por mim. É uma U-102 e não tem copo de lubrificação, embora pareça ter por causa da saliência.

Ooops :blush: pois não me lembrava que estas tinham essa saliência...

aefa

Iniciado
Registo
29 Nov 2013
A cruzetas não foram retiradas numa prença. Com rebarbador cortei as cruzetas e depois com um DW40 um ponteiro e martelo pesado apoiei o carda num torno e elas sairam. Como podem ver nas imagens seguintes não ouve nenhuma distorção na medida.

1707154850824.png

1707154856581.png

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Será muito difícil comparar a cruzeta velha com a nova...!!!

Assim é que se tira a dúvida se é a cruzeta igual e indicada ou não...!!!

aefa

Iniciado
Registo
29 Nov 2013
Apos muita pesquisa e sem nenhuma resolução optei por retirar cerca de 0,70mm de cada lado a medida interior do CARDA.

Resumindo: Medida interior CARDA sem alteração 55.30mm
Medida interior CARDA apos retirar +-0,70mm cada lado foi de 56,80mm

Assim desta maneira a Cruzeta ja entrou e ficou com as dimensões interiores para o ajuste freio corretas.

Para a prosperidade e para que tiver uma situação identica onde a medida interior CARDA seja de 55.30mm.
Ou arranja Cruzeta com as dimensões corretas(que desconheço e agradeço a quem as tiver que partilhe) ou faça como eu fiz.

Resumindo Medidas da Cruzeta, Medida A56,78mm, Medida B27mm e Medida Total82mm

1707154877374.png

aefa

Iniciado
Registo
29 Nov 2013
Foi me dito pelo vendedor que é uma U-102, como ja referi não tenho uma relação referencia/dimensoes.

Medidas da Cruzeta Velha olhando dimensoes internas CARDA, Medida A55mm, Medida B27mm e Medida Total82mm

Medidas da Cruzeta Nova U-102, Medida A56,8mm, Medida B27mm e Medida Total82mm

1707154887953.png

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Fica aqui um o meu contributo como tirei as minhas cruzetas

Retirar os freios

IMG_20221028_073038.jpg

Uma pancada com uma chave de fendas e ela deve saltar fora..
IMG_20221028_073031.jpg

Usei este saca preso no torno para as tirar direitinhas..

IMG_20221028_074821.jpg

Vou verificar as medidas das minhas e colocar aqui

Top Inferior