• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Cournil Tirsense

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Boas, primeiramente bom ano a todos.
Já andava para publicar isto aqui há uns tempos mas foi passando e nada até hoje...
Como já publiquei aí num tópico qualquer que já não me lembro, o ano passado andava a trabalhar pela Madeira e meti-me lá com uns bacanos (Ricardo Marote e Ricardo Albuquerque) a dar umas voltas de Cournil e fiquei apaixonado pelos carros.
8a85770a-a0df-4817-ad45-502318c33c14.jpg

E pensei, vou ter de comprar uma cena destas. Curiosamente nessa altura aparece um negócio fixe, arranjo um amigo para ir ver o carro porque eu ainda estava na Maidera, "Oh pá, isto é um cangalho como o que tens lá todo desmanchado, mas até nem parece que tenha sido muito martelado até agora", "Carrega isso". Quando chego a casa uns dias depois, fiz-lhe uma revisão geral (o carro estava parado há uns anos) e tentei pôr a trabalhar e nada. Ainda lhe tirei os injetores, abri e limpei e nada, não tive tempo para mais porque voltei a sair em trabalho.
Já suspeitava que tinha a bomba toda colada como no Alter e encomendei um kit de reparação da bomba. Quando voltei umas semanas mais tarde, saco a bomba limpo tudo (tinha os dois embolos dentro presos) monto tudo e pegou!

Levei-o à inspeção e ainda dei uma voltinha nele, mas vem a pior parte... nessa semana emigro.
Só voltei a casa agora no natal e foi sempre a virar milho.

1f214d24-e157-4d67-bb0d-665fa4817a74.jpg

f09d9b09-b668-4a5f-993d-7a78fb82331f.jpg

dcb48f4b-3d0e-4538-80bf-33b923561517.jpg

d30da8e5-a43d-4889-b421-62e811e20a35.jpg

94f5ba80-a9ba-4638-af65-a65c9f198428.jpg

801f34b1-30f5-44ef-8991-9ae0edece84b.jpg

Andou pelos montes de Santo Tirso, Trofa, Maia com Patrol, Discovery, Defender, Cherokee e não ficou a dever nada a nenhum. Mesmo todo num oito, as molas espalmadas, sinoblocos já aço com aço, os amortecedores valha-me deus, a direção a prender... Fiquei burro da minha vida, não tinha experiência de monte com UMM´s e isto superou as minhas expectativas de longe.
Num buraco na serra de Santo Tirso eu e um amigo meu num Discovery metemos lá o carro, e ele só saiu de lá com o bloqueio da caixa ligado, este cangalho todo torcido à primeira passou lá. Neste momento até me atrevo a dizer que é o carro sensação de Santo Tirso!

Em conversa na altura com o @Cournil Lisboa, enviou-me esta foto dele a virar milho em 88.
147786a2-28e8-44b9-bcfb-f2541629af7e.jpg

Bem e era isto, curtam as vossas máquinas e um dia que esteja em Portugal a ver se o apresento ao vivo aí num desses convívios.
Um abraço.

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Finalmente hehe
Pode ser que segunda-feira aparecam mais umas fotos da epoca das brincadeiras 😉

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Grande máquina. Eu também adoro os Cournil

Na minha opinião são os UMM mais bonitos, e são menos comuns que os Alter o pessoal fica sempre curioso!
Antes de mais - parabéns, bela compra!
Gostei da cor, da matrícula, e especialmente, do facto de ter o pára-choques da cor da capota!!!

Grande foto no mato, se cortar o capot do outro carro e puser o umm no terço inferior esquerdo, fica aí uma foto que é um mimo!

Bom Ano, bom trabalho e até breve!

Obrigado, também desses detalhes por acaso.
Naquela foto, eu podia ter ido pela direita que passava, mas o gajo que ia à minha frente foi por ali e eu fui também para ver se me safava, e devagarinho lá passou!
Finalmente hehe
Pode ser que segunda-feira aparecam mais umas fotos da epoca das brincadeiras 😉

Sabias que eu tinha este carro?
Isso é que era, se tiveres fotos dele partilha aí sff.

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Na minha opinião são os UMM mais bonitos, e são menos comuns que os Alter o pessoal fica sempre curioso!

Obrigado, também desses detalhes por acaso.
Naquela foto, eu podia ter ido pela direita que passava, mas o gajo que ia à minha frente foi por ali e eu fui também para ver se me safava, e devagarinho lá passou!

Sabias que eu tinha este carro?
Isso é que era, se tiveres fotos dele partilha aí sff.
Não tinha reparado na matrícula e por norma não costumo cuscar as matrículas a não ser que tenha logo alguma coisa que saiba aprior (que correu, ou fez expedições, protótipos etc)

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Bom, bom, era perceber algumas particularidades……😙
Carrinho fotogénico, com a patine certa….😉

Paulo, se há pessoa que é capaz de nos presentear com uma coisa dessas é você.
Pode haver praí fotos engraçadas e até pessoal que saiba mais sobre ele. Porque o homem que mo vendeu disse que o carro foi comprado num stand na Peugeot lá para os lados dele. Ou seja como você mencionou pode ter corrido pela marca. Quem sabe???
Ele disse que ia ver se conseguia falar com o dono do stand que ainda era vivo para saber mais detalhes. Um dia destes dou-lhe um toque.

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Paulo, se há pessoa que é capaz de nos presentear com uma coisa dessas é você.
Pode haver praí fotos engraçadas e até pessoal que saiba mais sobre ele. Porque o homem que mo vendeu disse que o carro foi comprado num stand na Peugeot lá para os lados dele. Ou seja como você mencionou pode ter corrido pela marca. Quem sabe???
Ele disse que ia ver se conseguia falar com o dono do stand que ainda era vivo para saber mais detalhes. Um dia destes dou-lhe um toque.
Não tens a ficha de donos? o meu de 89 teve como dono a UMM até a 93, se conseguires arranjar talvez saibas alguma coisa.

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Não tinha reparado na matrícula e por norma não costumo cuscar as matrículas a não ser que tenha logo alguma coisa que saiba aprior (que correu, ou fez expedições, protótipos etc)

O carro tem dois depósitos de origem, o que pelos vistos é raro nos Cournil... Não sei se isto te diz alguma coisa...

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
O carro tem dois depósitos de origem, o que pelos vistos é raro nos Cournil... Não sei se isto te diz alguma coisa...
Duvido que de origem tenha… isso foi feito depois quase de certeza, conheço alguns Alter II que levaram duplo depósito para andar na brincadeiras nesses tempos.

PS: vou ver se te arranjo a ficha de donos…

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Duvido que de origem tenha… isso foi feito depois quase de certeza, conheço alguns Alter II que levaram duplo depósito para andar na brincadeiras nesses tempos.

Digo que é de origem porque foi a informação que o antigo dono me deu, como é óbvio não posso afirmar e também não me parece nada muito importante. Mas andei deitado lá de baixo para afinar a embraiagem e não vi nada martelado. Os depósitos são os dois originais... pá não sei. Outra coisa é aquele compartimento que tenho no Alter de baixo do banco traseiro, neste não tenho, não sei se os Cournil vinham sem isso ou se tiraram para meter o depósito, mas mesmo aí não vejo nenhum retalho.
Um dia num hotspot ajudas-me a tirar isso a limpo.

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Digo que é de origem porque foi a informação que o antigo dono me deu, como é óbvio não posso afirmar e também não me parece nada muito importante. Mas andei deitado lá de baixo para afinar a embraiagem e não vi nada martelado. Os depósitos são os dois originais... pá não sei. Outra coisa é aquele compartimento que tenho no Alter de baixo do banco traseiro, neste não tenho, não sei se os Cournil vinham sem isso ou se tiraram para meter o depósito, mas mesmo aí não vejo nenhum retalho.
Um dia num hotspot ajudas-me a tirar isso a limpo.
pois não sei, nem tudo é linear.
tens de aguardar até a próxima semana… já tens garantido a ficha de donos (já pedi para arranjar) e pode ser que apareça alguma fotografia 😉

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Tiago, os Cournil ingleses montaram depósitos à direita, pelo que não me parece artesanato. Ficam algumas dúvidas por esclarecer, mas estou certo que este carro conta muita história, se conseguirmos “escavar”!😉

E, como sempre digo: Antes de fazer alterações para “corrigir “, em carros com esta patine, deve- se sempre averiguar, pois pode ser mais importante ficar “diferente “ porque foi assim, do que fazer “mais um” igual a outros e perder-se detalhes históricos para sempre….

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Tiago, os Cournil ingleses montaram depósitos à direita, pelo que não me parece artesanato. Ficam algumas dúvidas por esclarecer, mas estou certo que este carro conta muita história, se conseguirmos “escavar”!😉

E, como sempre digo: Antes de fazer alterações para “corrigir “, em carros com esta patine, deve- se sempre averiguar, pois pode ser mais importante ficar “diferente “ porque foi assim, do que fazer “mais um” igual a outros e perder-se detalhes históricos para sempre….

A única coisa que eventualmente vá mexer como já lhe expliquei serão os travões porque queria usufruir mais do carro sem estar a pensar se os travões seguram naquilo ou não. De resto não lhe vou mexer em nada.

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Essa foto que o @Cournil Lisboa arranjou é do livro Aventura 88/89.
Captura de ecrã 2022-01-08, às 21.24.21.png

A única coisa que eventualmente vá mexer como já lhe expliquei serão os travões porque queria usufruir mais do carro sem estar a pensar se os travões seguram naquilo ou não. De resto não lhe vou mexer em nada.
Mexe a vontade, logo que não antes a cortar chapa para caber rodas maiores e coisas desse genero...

Posição 59ª, até não foi dos mais lentos... 😂 😂
Captura de ecrã 2022-01-08, às 21.28.25.png

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Topo e sempre bom ver estes carros únicos a aparecerem e num estado bastante aceitável...boas aventuras
p.s. diga ao amigo do discovery que use sempre o bloqueio de caixa, senão qualquer dia a caixa de transf morre....e que o bloqueio numa caixa 4wd e o mesmo que nos nossos engatar as 4x4

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Essa foto que o @Cournil Lisboa arranjou é do livro Aventura 88/89.
Visualizar anexo 22053

Mexe a vontade, logo que não antes a cortar chapa para caber rodas maiores e coisas desse genero...

Posição 59ª, até não foi dos mais lentos... 😂 😂
Visualizar anexo 22054

Com os travões que o carro tem, o gajo tentou travar não conseguiu e ultrapassou-os a todos até ao lugar 59.🙃🙃
Mais uma... 4º Raid Transportugal, livro Aventura 89/90
Visualizar anexo 22056

Classificação Geral
Visualizar anexo 22057

Foto Top. Obrigado.
Aqueles faróis mais pequenos que estao aí montados à frente também os tenho lá, a ver se da próxima os monto.
Topo e sempre bom ver estes carros únicos a aparecerem e num estado bastante aceitável...boas aventuras
p.s. diga ao amigo do discovery que use sempre o bloqueio de caixa, senão qualquer dia a caixa de transf morre....e que o bloqueio numa caixa 4wd e o mesmo que nos nossos engatar as 4x4

Trata-me por tu. Obrigado. Ele agora anda apaixonado pelos Cournil, ainda vai trocar. Mas por acaso não sabia disso.

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Dos livros mais recentes não vi nada, as aventuras deve ter sido até a volta de 89. A ver o que vai aparecer para a semana :)

Experimenta ver aqui neste grupo, pode ser que apareçam algumas fotos.

Top Inferior