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Cournil morreu

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Mestre
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26 Mar 2006
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Ora boa tarde,

o cournil de 1980 que acabei de adquirir já me fez uma. Hoje quando ia muito bem a rodar com, ficou derepente sem potência, o motor começou a nao desenvolver mas lá continuei durante uns 10m, que queria chegar com ele a casa, que nao estava longe. Entretanto parei e reparei que ele nao se aguentava em ponto morto, que ia abaixo e tinha alguma dificuldade a pegar.

Entretanto la continuei a andar, quando deste vez ele parou mesmo após uma visível perda de potência. Fiquei parado uns minutos e voltei a ligá-lo, coisa que fucniounou, mas andei somente mais uns 100m até ele parar novamente. Sempre a sair bastante fumo branco, após ligar.

Entretanto chegou o reboque, e quando fomos a ver o que poderia ser, voltei a ligar o motor, e este aguentou-se bem em ponto morto durante uns minutos, até derepente ter "morrido".

O que poderá ser? Talvez o filtro do gasóleo?

Entretanto deixei-o num mecanico aqui na zona, mas como nao percebo nada, estou com medo que comece ai a exagerar nos euros, e gostaria de ter uma ideia do que poderia ser.

Cumprimentos
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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O fumo era mesmo branco ou seria em tons de azul? Não o sentiste "trabalhar a 3"? Temo que nada tenha a ver com o filtro de gasóleo e que vás gastar uns euritos... Poderá ser daquelas que só depois de se abrir a cadaver é que se vê o que necessita.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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O fumo era mesmo branco.

Quanto ao trabalhar a 3, não sei ao que se refere, mas ele ao inicio parece trabalhar normalmente, só depois a desenvolver é que se nota que algo se passa e pouco de depois morre o motor.
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Nesse tópico que mencionaste, somente me aparecia o fumo branco, mas que realmente diminuia passado uns minutos de o carro estar ligado. Como tem estado bastante chuva para estes lados, teria alguma logica, visto o carro ficar na rua.

Quanto ao cuspir óleo pela vareta, creio que tal nao acontece, mas nao tenho a certeza pois só a tirava com o motor a frio.

No que toca ao cheiro do gasóleo, cheirava-me principalmente quando ja ia na 4a, e o carro ia nos seus 60km/h. Ao arranque era somente aquele fumo branco, que trazia mais cheiro a óleo.


 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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cuspir oleo pela vereta seria com o motor a funcionar, consumo de oleo ou agua, notaste?

Eu não quero ser pessimista e espera pelas opiniões dos especialista, mas estou em querer que o segmentos entregaram a alma ao criador...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Infelizmente nao lhe sei dizer quanto ao consumo de óleo ou àgua, visto que tenh o carro ha 1 semana e pouco, e não tenho base para medir.

Sei que o anterior dono dizia que ele consumia bastante agua e óleo. Quanto à agua, como o reservatório de agua ainda é de chapa, e ele estava com uma fuga, é normal que o nível de àgua diminuisse rápidamente. Agora quanto ao óleo, nao sei dizer.

Quanto à sua opinião, fico grato, que uma opinião sempre é melhor que nenhuma. Quanto a serem ou nao os segmentos, a ver vamos.

Se como sugere a sua opiniao. forem os segmentos, seria arranjo para que valor?

cumprimentos
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Se o motor já bebia agua e oleo era porque já não estava em condições,e até dar o "berro" é uma questão de sorte.Pelo que descreves da (má) saude desse motor isso não deve precisar só de segmentos:dizzy_face:,o mais certo é sair mais barato arranjar um motor usado e montar no UMM.

Ou então é um homem cheio de sorte e é mesmo só o filtro do gasoleo entupido:D
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Depende de muitas coisas...ser só segmentos, se as camisas tiverem sido riscadas (quase certo) e se dão para recuperar, preço da mão de obra... Os segmentos nem são caros (70€?), mas a mão de obra é muita, depois mais a junta, e afins... Ele não deu sinais de agarrar? Aproveitar a estar parado, tira o carter e vê como estão bielas, bronzes e cambota. Se faltou oléo no motor nalgum momento da sua vida poderá haver aí estragos. Não ouvias batidas no motor conforme aceleravas? Aí já se fala em recontrui o motor e pagar mais do que o que provavelmente deste por ele. Mas este é apenas o pior cenário e tem a vantagem de não voltar a chatear tão cedo...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Segundo me disse o antigo dono, tinha levado uma junta da cabeça nova, há pouco tempo, e realmente o motor portava-se bem. Mas visto nao ser mecânico e nem ter noções, é provável que assim seja.

Estou a espera da opinião do mecânico e a rezar para que seja realmente só o filtro, que senão isto vai-me sair caro.

O antigo dono disse-me para estar atento ao nível do óleo e água, que este carro consome mais do que os carros de hoje em dia, e realmente não sei precisar o consumo, que tenho a viatura há pouco tempo mas nao me pareceu que consumisse assim tanto de óleo pelo menos.
 
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8 Jun 2006
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Amigo Charles Bronson

Parece-me típico de um qualquer sobreaquecimento e/ou fractura de segmentos. Sinceramente não antevejo nada de bom, nem simples.
No entanto pode haver avaria na bomba inj./injectores (pouco provável e com fumo mais negro).
A esse nível de fumo e sendo segmentos, deveria sentir um consumo exagerado de óleo, mais de meio litro aos 100km.


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Obrigado pelas opinioes a todos.

Pelo que li em outros topicos e pelo que dizem aqui, provavelmente tenho de me preparar para que seja algo caro e chato.

Se for os segmentos, qual seria o preço adequado para um arranjo num mecânico?

Obrigado
 
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8 Jun 2006
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Amigo Charles Bronson

Num motor a diesel nunca são apenas os segmentos (ou pelo menos não deveria ser).

Para ficar :pBOM:p, a não ser que tenha muita sorte na vida, deverá levar pistões de rectificação (se ainda aguentar), ou camisas e pistões novos, assim como, mesmo que a cambota não venha a ser rectificada, levar bronzes de apoio e biela, corrente de distribuição etc. Isto é caro! MUITO.

Nesse caso compensaria comprar um motor em 2ª mão em bom estado.

Se ao abrir o cadáver o mecânico verificar que as folgas existentes aguentam apenas segmentos, compensaria a sua reparação, aproveitando o motor aberto para montar bronzes novos de apoio e biela da mesma medida já existente e outros pequenos auxiliares.

Uma forma "saloia" mas de certa maneira eficaz de verificar a não existência de folga excessiva entre pistões/camisas é a seguinte: Com o pistão livre de segmentos e da biela (com o seu cavilhão), olear levemente o interior da camisa. Se tudo estiver ainda aceitável o pistão deverá escorregar muuuuito lentamente por ela abaixo (bloco na vertical!).

Desculpe não me referir a valores finais, porque implica o trabalho/vida de terceiros, apesar de estar actualmente um pouco afastado de valores das peças, talvez lhe dissesse que na versão mais simples, poderá vir a gastar ( em material) entre os 350 a 450 €.

Como na vida, tudo é relativo. Dependendo de quem lhe fizer o trabalho e se apenas forem segmentos, se calhar compensa porque vê o “seu” motor desmontado e passa a saber com o que realmente conta, tendo a certeza de que por principio aguentará muitos mais km. Não se esqueça que um motor em 2ª mão, mesmo vendido pelo nosso Pai ou pela nossa Mãe, é sempre uma garrafa escura, exactamente como o seu é neste momento.

1º Certifique-se da razão do problema.
2º Pense na “sua” melhor solução e haja em conformidade.
3º Parta o mealheiro dos putos e sirva-se finalmente dos verdadeiros amigos.
4º Sorria sempre, vai ver que daqui a poucos anos, vai ver isto como um problema menor.


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Há sempre a ideia louca de sujar as mãos e fazer o trabalho por si mesmo, tendo como excelente amigo um mecânico que não se importe de "mandar umas bocas" e "fazer uns apertos" a troco de umas febras e de umas cervejas... É preciso alguns conhecimentos, bastante tempo e muita loucura! O resultado final poderá não ser perfeito, mas tem a vantagem de aproveitar o curso de mecânica que vem incluindo nos UMM!

Eu faria assim... Pelo menos desmontava e chamava um amigo para ver. Depois de ele ver, logo se via o que se fazia! Mas isso sou eu que ando a contar o trocos que sobram ao fim do dia para um dia poder ter o meu UMM. Se esse não for o seu caso (e que todos os males sejam esse!), e quizer dispensar o curso de mecânica, tem aí na zona de Lisboa os maiores expert's na matéria.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

ajoaovm

UMM
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30 Abr 2006
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Eu aposto no circuito de alimentação, principalmente o filtro. Lixo acumulado que entretanto se soltou e bloqueou a passagem do combustivel. Trabalha melhor após descanso, quando começa a beber fica com o gargalo estrangulado. Já me aconteceu parecido.

cUMMprimenTTos
António João

www.fotolog.com/ajvm
Serralhariaajoao4x4team
 
Registo
30 Mar 2006
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Tem todos os sintomas de problema de alimentação ou tem o filtro de gasoleo entupido, ou tem o chupador entupido. Foi o que aconteceu ao GIL.

Boa sorte, era bom que fosse só isso.

cUMMprimenTTos
MiguelGomes
www.ClubeUMM.pt
 
Registo
8 Jun 2006
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Amigo Charles Bronson
Não se esqueça de ir informando a gente daquilo que for descubrindo, e já agora mude o nome ao tópico para: "Se eu tivesse um jipe de olhos em bico, estava morto, mas sendo UMM apenas tenho um probleminha".
Tome atenção ao que foi dito sobre os entupimentos.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

ummbarteam

UMMzito
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5 Abr 2006
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Fumo branco = a consumo de água = culassa que foi à vida... Provavelmente também não guenta o ralenti, não só pela falta de compressão, mas também porque deve ter água no óleo. Para verificar, basta ver se o nível está acima da última visualização da vareta. Se assim for, meu amigo, tem alguns euros para gastar. Esta é a minha humilde opinião. Seja como for, se tiver alguém que lhe dê uma mão a desmontar o coração da máquina, já poupa algum em mão de obra.

AbraçUMM, B.Ceriz

"Empinar é arte. Raspar faz parte..."
 
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