Vou deixar aqui, e quem quiser faz copy/paste para uma folha de texto.
Também foi um membro aqui do Fórum que me cedeu em francês, e eu já traduzi.
Aqui vai... a história do Cournil/UMM... é longo mas assim quem quiser é fácil de ficar com ela...
Historial e cronologia da linhagem do
COURNIL/AUVERLAND/UMM
Anos 50
Após a Guerra Bernard Cournil monta uma garagem em Aurillac, é o início da aventura Cournil (ao início, do Jeep Willys MB com um tecto)
Chassis monobloco, primeiras motorizações diesel e carroceria de Jeep Willys - franco sucesso local
1960
Nova carroceria monobloco, de formas angulosas características: o Tracteur Cournil tipo JA1, equipado do diesel Hotchkiss dos tractores Fergusson
1964
Novo motor diesel (Leyland) - aumento de potência.
Montagem de um eixo autoblocante (uma estreia na França)
1968
Criação de British-Leyland, que propõe à Cournil um diesel LAND ROVER. Equipa cinquenta JA2. Os outros recebem uma mecânica RICARDO (Massey Fergusson)
1970
Liquidação judiciária da empresa. O filho de Bernard, Alain COURNIL, retoma o projecto.
1971
Produção de cerca de 80 Cournil até 1977
1976
Associação com a sociedade Stemat (baseado à Decazeville) para tornar-se fornecedor dos exércitos e de bombeiros. Negociações com Gevarm, sucursal do grupo Gevelot, fabricando armas e munições, e UMM, Uniao Metalo Mecanica, sociedade portuguesa.
1977
UMM compra a licença e os direitos de comercialização do Cournil longo para o resto do mundo. Cournils carimbados UMM vêem o dia em Portugal, sob a denominação "Empresário". Gevarm guarda o monopólio de fabrico do Cournil para a França.
Os primeiros modelos adoptaram o nome do seu criador, ficando deste modo com a designação UMM 4x4 Cournil disponíveis em três versões, o Tracteur, o Randonneur e o Entrepreneur.
1978
Gevarm parece querer vender jipes no Reino Unido. UMM instaura processos e quebra o contrato, mas autoriza a venda de Umm-Cournil na França. Gévarm revende a actividade Cournil à sociedade SIMI
1979
As portas do veículo passam a ser embutidas e de tecnologia quinada. Em termos de modelos, passa a ser simplesmente UMM 4x4 com uma única versão Entrepeneur.
1980
Comercialização do UMM ALTER I.
Produção de 560 Cournils de todas as espécies, essencialmente vendidos às administrações apresentação do TROPIC, orientado para o lazer.
1982
introdução do novo motor indenor XD2 2.3D da sociedade AUTOLAND, criada por François SERVANIN (concessionário BMW), que retoma a actividade.
Portas de maior dimensão e uma carroçaria optimizada ao nível da estrutura.
1984
Autoland torna-se AUVERLAND devido ao nome ser ultrapassado
1985
Saída do Alter em Portugal (2.5D apenas). Designação final, UMM Alter 4x4.
Dezembro: criação da sucursal francesa UMM França. Forte compromisso junta os profissionais e a administração. Aparecimento Auverland A3
1986
Abril de 1986: 1as entregas do Alter 2.5D no mercado francês. Unicamente disponíveis em caixa de 4 velocidades, com motor XD3P (76 CV) e 4 travões de tambor.
Nova Caixa de 4 Velocidades da Peugeot, nova Caixa de Transferência UMM, nova Suspensão, daí a nova designação UMM Alter II.
1987
Introdução do motor 2.5 L Turbo Intercooler, caixa de 5 velocidades, travões de disco ventilados à frente e direcção assistida.
1988
Apresentação do UMM ALter II TurboD (motor XD3-TE intercooler), com caixa de 5. Novo carroceria
1989
Novas carrocerias: chassis longo em soft-top e pick-up
1990
Novas carrocerias: em chassis longo, com cabina e cabina dupla.
1991
A sede da UMM em França deixa a Avenida do Grande Exército em Paris para Santo Ouen (93)
1992
Novo painel de intrumentos, novos painéis de portas. Novos amortecedores, novos retrovisores, faróis H4 reguláveis e aumento do CA de 30.9% nos 8 primeiros meses
1993
As vendas caiem para alguns modelos apenas, por ano.
1994
Início da reestruturação da empresa e final da produção em série dos veículos.
1996
Último exemplar conhecido vendido antes de acordo da comercialização de veículos novos na França (UMM camping de um membro do clube)
1997
Aparecimento de adaptações de UMM atmosférico tem caixa automática de 3 velocidades, realizadas por Robert Hernandez com o objectivo de propôr outras alternativas.
2000
Regresso de UMMs novos em França. Homologação de veículos equipados do 2,1L TurboD do Peugeot 406. Os ensaios da imprensa são muito positivos. Mas são realmente apenas veículos pré-série de 3 protótipos, e um entre eles pertence a um membro do clube.
Produção do UMM Alter II, com nova mecânica. Motor 2.1 L da Peugeot (maior binário, menor consumo e menor ruído), novos eixos, novos travões e suspensão remodelada.
É adoptada uma filosofia de fabrico por encomenda, inclusivé para clientes particulares.
Dos 3 protótipos de que se fala no ano 2000, existe apenas 1 com matricula, e está arrumado numa qq garagem para os lados do Cacém, ou Queluz se não me engano... é um protótipo que foi autorizado pela Peugeot, para que a UMM desenvolvesse a partir do 206... adivinhem com que carro é parecido???... sabem??? pois é... cá não deu, pois a UMM estava em decadência, nunca registou a patente, e houve quem pegasse nos planos e fosse além fronteiras e apresentasse os desenhos... e voilá... saiu um modelo muito parecido, só diferente na frente... chama-se LandRover Freelander... conhecem??? pois é assim...
Cumprimentos
Nuno