• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Corta corrente (dúvida tirada)

franciscobarosa

UMMzito
Registo
27 Jan 2010
Saudações UMMistas.

Acontece que não sou electricista, mas queria instalar no cournil um corta corrente para evitar aquela mãozinha indesejável...:angry:
Como os euros não abundam neste bolso de momento não posso comprar um corta corrente como deve de ser...(n)

Eu tenho facilidade em arranjar dois tipos de botões:
- daqueles universais como trás o cournil

- e deste género

Eu montar consigo sem problemas...
A minha dúvida é se eles aguentam a corrente?
Ou se há uma voltagem específica que tenho de ter em consideração?

Aquele cUMMprimento de sempre

UMM Cournil Entreperneur 07-04-1981

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Francisco,

Antes de mais convém definir que tipo de corta corrente pretendes. Ao positivo, a massa, a bomba, a ignição...

Eu tenho um a massa tipo torneira (não é assim tão caro quanto isso, 20€). Não te aconselho a pôr um interruptor fraco. Se ele queimar podes tu ficar enrrascado... E a vantagem do corta corrente a massa é que para além de desmotivar os amigos do alheio, também pode evitar um incendio em caso de curto circuito. Vê no restauro do meu Cournil o que utilizei. Se quiseres explico melhor como fazer a montagem.

Seja como for, não ponhas material fraco ou de origem duvidosa. Podes ficar enrrascado...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

amota

UMM
Registo
1 Abr 2006
Concordo com tudo o exposto pelo Alex!

O meu corta-corrente já valeu todo o dinheiro que custou quando tive um curto-circuito no meu jipe, que originou um principio de incendio na instalação electrica! A única maneira que tive para conseguir desligar o jipe, e acabar com aquilo foi mesmo através do corta corrente.

Sendo assim... a teres de gastar dinheiro, gasta de uma vez só, e ficas bem servido!

Cumps

André Mota - Clube Trilhos do Dão
Santa Comba Dão

www.trilhosdodao.com

franciscobarosa

UMMzito
Registo
27 Jan 2010
Só anda pelos 20€?? Tinha ideia que era mais.
Vou a seguir dar uma volta pela net a ver mas deverei colocar directamente na massa;) Eu já tinha visto o restauro dessa máquina antes de comprar a minha:D Isto de arranjar uma cournélia já me andava na cabeça à algum tempo só que só agora surgiu uma oportunidade:D E o forUMM é uma ajuda imprescindível:)

Obrigado pela dica

franciscobarosa

UMMzito
Registo
27 Jan 2010
Muito obrigado pelas dicas ;)
Eu vou optar por corta corrente na massa visto que o carro dorme sempre na garagem... (o que não evita nada se vierem com intenção de roubar e souberem do paradeiro). Tive a ver na net e há uns muito em conta. Só não encontrei esses tipo rosca. Sei quais são pois já tenho um instalado noutro carro e é muito eficaz pois quem não souber o que é aquilo apenas se parece com um parafuso.... Se alguém souber de contactos de lojas que os vendam digam-me;)
Só que agora fiquei preocupado com o que o Mário disse, Podem arder os rádios e afins? Qual a forma de evitar isso?

Até agora obrigado por toda a ajuda que têm prestado.
Sem a ajuda inestimável do forumm e dos seus membros provavelmente não me teria já desenrascado, ou pior, ficava enrascado.

Aquele cUMMprimento de sempre =D

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mário também agradeço o esclarecimento que acabas-te de dar, ontem também coloquei um corta corrente ao cabo de massa junto à bateria, e quando fazia uso do corta corrente ele deixava passar alguma massa!!!

Na altura cheguei a pensar que o corta corrente devia ter algum defeito de fabrico e não eliminava totalmente a passagem de corrente!!!

Entretanto ao ler o teu esclarecimento apercebi-me e lembrei-me do fio de massa que liga directamente o rádio CB...!

Afinal o corta corrente está a funcionar na perfeição, só tenho é que lhe ligar o fio do CB :D… nem sequer me tinha lembrado desse “gaijo”… tão pequenino e sujeito a dar-me um estrago tão grande!!!

Mais uma vez muito obrigado!;)

Cumprimentos.

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Não penso que tenhas que ligar o fio da massa do CB a saida do corta corrente. Pode ser em qualquer lado na chapa. Só não pode ser directo no borne da bateria ou no circuito entre o borne e a entrada do corta corrente... penso eu de que...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Realmente expliquei-me mal e pelos vistos o pessoal está atento!:D...Boa ALEX.!

O fio que está ligado á bateria e que vou ter de fazer passar pelo corta corrente, na verdade não está ligado ao CB, …está antes ligado à base do cabo da antena, na altura que instalei o CB, fiz uma ligação directa entre a base da antena do CB e a bateria para evitar as ondas estacionarias.

A alimentação do meu CB é feia com recurso à ficha de isqueiro, visto que só ando com o CB no UMM em dias de passeios, é menos um chamariz para os amigos do alheio…

franciscobarosa

UMMzito
Registo
27 Jan 2010
Já comprei o corta corrente.:cool: Deve chegar ainda esta semana.
Vamos ver como me desenrasco;) Se para a semana pegar fogo eu comunico:D eheh.

Aquele cUMMprimento

UMM Cournil Entreperneur 01-01-1981

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Amigo Francisco, já agora, aproveito o tópico para postar umas fotos do corta corrente que acabei de instalar no meu UMM.

Este corta corrente destina-se a ser usado em casos de imergência, ou durante longos períodos de tempo em que não faça uso do UMM... Sempre se poupa a bateria...;)

Cumprimentos...

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
quote:Originally posted by MarioMachado

Amigo Francisco, já agora, aproveito o tópico para postar umas fotos do corta corrente que acabei de instalar no meu UMM.

Este corta corrente destina-se a ser usado em casos de imergência, ou durante longos períodos de tempo em que não faça uso do UMM... Sempre se poupa a bateria...;)

As fotos va la que nao sao se conseguem ver ao menos isso.
Pois qualquer amigo do alheio a ler este topico publico vai ler este topico e achar graca...

Aconselho a partilhar informacao mais delicada em ambientes de confianca, muito menos em plataformas abertas ao "publico".

Perguntar em publico como se mantem um veiculo "seguro" e ter respostas dadas em publico nao vale de nada.

Pensem nisso.

Registo
9 Jul 2015
Reavivando um bocado este tópico lembrei-me de há muito pouco tempo fiz um dispositivo anti-roubo para o meu UMM muito simples e discreto.
Basicamente a bomba injetora ficou com um interruptor escondido no interior do carro em que quando está desligado o carro não pega. A instalação é extremamente simples e discreta e o larápio que o tentar roubar irá parecer apenas mais um carro "velho" que por mais que se tente dar à chave simplesmente não pega. O local e tipo de interruptor fica à vossa consideração, mais à vista, menos à vista, mas diria que nunca deve ficar do lado do condutor e menos ainda por baixo do volante onde facilmente é encontrado.
Obviamente que quem perceber mesmo e quiser mesmo muito roubar o carro consegue, mas terá sempre muito mais trabalho e não o fará de maneira rápida e discreta. Mas isso até com os carros topo de gama é assim.
Acho que apesar de estar a divulgar um método anti-roubo (que não é novidade nenhuma) continuo a dar muito trabalho a quem tiver más intenções (mas não, isto não é nenhum desafio a nenhum larápio que por aí andar!!!)

Qualquer coisa mandem PM que posso explicar um bocado melhor a ideia.

Top Inferior