• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

conta rotações \consumos

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas pesoal tenho duas duvidas !!! (por agora :D)
ok primeira , será que é possivel instalar um conta rotações num alter I ?
Segunda , alguém sabe qual deveria ser o consumo +- do motor 2.5 atmosferico com caixa de 4 velocidades?
Se alguem me pudesse ajudar era bem porreiro;)

José Raposo

UMM= Uma Maquina Maravilhosa

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas Jose

claro que podes instalar um conta rotaçoes no alter 1

existem varias formas...mas ha mais facil é (no teu caso) ..um electrecista auto te fazer a ligaçao no interior ddo alternador

atençao ke o conta rotaçoes tem de ser calibrado ao teu motor!

em geito de uma pekenina critica:)..o pessoal gosta muito de meter conta-rotaçoes e afins..nos UMMs...mas eskeçem.se do manometro mais importante...o da temperatura:astonished:
na origem (já calibrado) ronda os 45 euros..mais desconto menos desconto:)

e o temperatura..kualker um pode montar e com o verao a porta é importantissimo

UMM abraço
madeira

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Upps..consumos

nao ha uma tabela rigorosa pra os consumos dos UMMs...pork a maioria ja sofreu algumas alteraçoes e foram mexidos na bombas injectouras

mas o normal será entre o 9lts em estrada e a 90KmH....e os 12lts na cidade ou em TT com algum esforço...mas é muito relativo..depende de muita coisa..como por exemplo os pneus ou mesmo a conduçao de cada um!

UMM abraço
madeira

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
obrigado pela ajuda !!! vou falar com o meu electricista para ver se ele me desenrrasca e qual o preço do "ditio cujo".

Em relação ao manometro da temperatura foi a primeira alteração de interiores que fiz, de inicio ate torci o nariz ao preço mas o manometro que vem no conta kilometros nao me dava a minima confiança depois de instalado até que os valores nao andam muito longe uns dos outros mas partilho contigo essa ideia dos manometros da temperatura.

Aproveitando o balanço, o meu UMM já o comprei com o sistema de refrigeração a trabalhar directo(sem termostato,a ventoinha está sempre ligada) isto é bom ou mau ? Em termos de temperatura ele nao aquece, quer se aperte com ele ou nao, a temperatura ronda sempre os 60ºC só em dias de muito calor é que se chega perto dos 70ºC 80ºC .

José Raposo

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Boas

Eu penso que a ventoinha esteja sempre ligada... O termoestato apenas faz circular a agua que está no radiador para o motor!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Boas
Tens ventoinha electrica?
O termoestato serve para abrir ou fechar o circuito de agua não e isso que faz rodar a ventoinha se tiveres o alter de origem a ventoinha esta montada na polie da bomba de agua por isso desde que o motor rode a ventoinha roda tb.

UMM abraço
Samuel Sousa

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas outra vez:)

Jose..kuando dizes..ke a ventoinha está sempre a trabalhar...é pela razao ja apontada..(esta agarrada a ploi da bomba de agua)...ou nao tens essa (como eu) e tens uma electrica???

se for a 2 hipotesse tens de ter uma valvula no radiador abrir aos 85 Graus e fechar aos 80..mas atençao á ventoinha ke tens!!!! se for este o caso

sobre o nao teres o termotasto (como eu há uns bons 4 anos) nao e muito bom...os cuidados tem de ser redobrados...mas tb te explico pork tirei o meu...o maior susto ke apnhei foi por causa do termotasto..colou e se nao fosse a minha sempre atençao á temperatura...BYE uma cabeça:)

kuando nao se tem termotasto...kuando se poe a trabalhar ..deve-se deixar trabalhar ao relentie durante uns 5 a 8 minutos e nos 1ºs kilometros...andar com calma

lembra-te ke a temperatura ideal pra os nossos motores é entre os 80 e 85 graus..é nessa temperatura ke os motores-...respondem e dao o seu melhor (dai a valvula ser importante)

eu aconselho a kem kiser uma boa rifregeraçao....aumentar o Ninho do radiador (entre os 100 e 150 euros)...isso sim é uma optima opçao

já agora ..para akele ke nao sabem o ke é o Ninho..sao akeles favos todos..por onde passa a agua e o ar
e os ninhos em cobre sao superiores ao de aluminio

UMM abraço
madeira

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Conta-rotações - é possível sim. Qualquer carro que tenha volante do motor(todos) pode ter conta-rotações. Uns mais dificeis que outros de aplicar. Eu conheço quem aplicou, eu passo informações para aqui, assim que as tiver, claro.

Consumos - os consumos normalmente andam entre os 9 e os 12 litros. Anormalmente mais de 20 litros aos 100. Depende muito da condução em estrada.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos, Tozé.

www.ummistas.com

Deus é bom, mas o vinho...

Paulo Alves

UMMzito
Registo
3 Abr 2006
Boas pessoal:
Pois é o vcs têm toda a razão no que dizem em relação ao sobreaquecimento dos UMM´s e aos cuidados a ter,mas eu não sei se o meu será caso unico, passo a explicar!
... é certo que tenho um radiador com um pouco mais de capacidade,mas quando o comprei ofereceram-me 3 ventoinhas e disseram, " puto desde que não vás para o deserto, não precisas disto ...:astonished: sim isso mesmo o meu UMM correu durante 2 anos inteirinhos sem ventoinha de nenhum tipo, e eu proprio fiz 3 ou 4 corridas com ele assim sem ventoinha nenhuma, até ter instalado uma electrica de comando manual que até agora nunca tive necessidade de ligar. Li num topico qualquer que não é conveniente tirar o tunel de ventilação que os UMM TURBO trazem de origem e o meu isso tb. não tem...
Será que este não aquecimento se deve só ao radiador maior ????

Em relação ao conta rotações quaisquer 80€ chegam ....

UMMABRAÇO:
Paulo Alves

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Paulo, és um tipo cheio de sorte. Um exemplo é o Atmosférico. Conheço quem tirou aquela chapa minuscula que envolve a ventoínha e o radiador. Não fazia mais do que 5 km sem aquecer e só podia andar a menos de 50 e sem puxar!
As fibras fazem bem efeito, uma ventoínha auxiliar poderá fazer jeito, nos dias de calor intenso e em que vamos a puxar pelo "animal" durante muito tempo.

Cumprimentos, Tozé.
www.ummistas.com

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas pessoal muito obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos !!!

Em relação á ventoinha (que agora já sei que não é electrica ) sim está ligada á polie da bomba de água. Quanto á necessidade de esperar entre 5 a 8 minutos antes de arrancar isso na maior parte das vezes falha, mas os primeiros kilometros ,esses são feitos devagar.
Mais uma vez obrigado !!!

cUMMprimentos
José Raposo

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Em relação às temperaturas de funcionamento... parece-me que o gtrabalhar a 60º não é muito bom... poderás ter o termostato avariado e estar sempre a passar muita água para o sistema de refrigeração e o mator não aquece. Já tive esse problema numa Ford Transit.
Dá mais desgaste a um motor trabalhar a uma temperatura baixa do que a uma temperatura alta... Cuidado com isso. 60º é pouca temperatura para esse motor trabalhar.
O meu motor 2.5 trabalha a cerca de 80º mais coisa menos coisa, e tenho sempre a funcionar dois manómetros de temperatura, o original, que mede a temperatura da água, e um 2º que montei eu que mede a temperatura da cabeça.

Nuno.

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
quote:Originally posted by madeira

kuando nao se tem termotasto...kuando se poe a trabalhar ..deve-se deixar trabalhar ao relentie durante uns 5 a 8 minutos e nos 1ºs kilometros...andar com calma

Essa dos 5 a 8 minutos é para quem n tem termoestato! Tu deves ter quase de certeza... Mesmo assim esperar 1 ou dois minutos antes de andar a puxar o UMM ou qualquer carro! (o que a malta raramente faz...)

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
E o UMM tem bloco de ferro, mais demora a aquecer... não é como os TDi's, tudo aluminio, como o LR! Ehehhehehe

Cumprimentos, Tozé.
www.ummistas.com

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas

Sardinha...nao tenho nao ..e tu sabes..mas nao ker dizer ke ´por fazer as vezes umas azelhises..nao posso evitar ke alguns nao as façam

e nao sou eu ke andei com uma garrafa de agua furada um ano ..a canalizar o ar pro intercooler:D...já agradeceste ao Helder?

Paulo, nao és o 1º ke anda em TT de velocidade ke diz o mesmo

penso ke isso se deve a teres um radiador com um ninho enorme (nao tanto por ter mais caudal) e como tusabes em velocidade..anda-se..em..em..velocidade:)..logo o ar ke entra em bem mais e a bomba faz circular a agua mais depressa ...e...e o peso conta sempre..ate nisso:)

UMM abraço
madeira

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
Boas

Eu enganei-me...

Madeira, quando fiz uma citação ao que dizias, era para dizer ao nunumm que o carro dele tem termostato... não era em relação ao teu! Sorry

A lei do UMM manda desenrascar e a garrafa desenrascou... agora já mais bem arranjado!!! ;)

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
No do meu irmão, um Alter2 turbo, tenho uma ventoínha em frente aos radiadores, ventoínha do Citroen BX. ligo quando anda em grandes esforços e quando o tempo está seco e muito quente. Até agora, mesmo com o radiador parcialmente entupido e desfeito, nunca passou a marca amarela e só lá chegou uma vez.

Cumprimentos, Tozé.
www.ummistas.com

Top Inferior