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conta rotações \consumos

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas pesoal tenho duas duvidas !!! (por agora :D)
ok primeira , será que é possivel instalar um conta rotações num alter I ?
Segunda , alguém sabe qual deveria ser o consumo +- do motor 2.5 atmosferico com caixa de 4 velocidades?
Se alguem me pudesse ajudar era bem porreiro;)

José Raposo

UMM= Uma Maquina Maravilhosa
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas Jose

claro que podes instalar um conta rotaçoes no alter 1

existem varias formas...mas ha mais facil é (no teu caso) ..um electrecista auto te fazer a ligaçao no interior ddo alternador

atençao ke o conta rotaçoes tem de ser calibrado ao teu motor!

em geito de uma pekenina critica:)..o pessoal gosta muito de meter conta-rotaçoes e afins..nos UMMs...mas eskeçem.se do manometro mais importante...o da temperatura:astonished:
na origem (já calibrado) ronda os 45 euros..mais desconto menos desconto:)

e o temperatura..kualker um pode montar e com o verao a porta é importantissimo

UMM abraço
madeira
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Upps..consumos

nao ha uma tabela rigorosa pra os consumos dos UMMs...pork a maioria ja sofreu algumas alteraçoes e foram mexidos na bombas injectouras

mas o normal será entre o 9lts em estrada e a 90KmH....e os 12lts na cidade ou em TT com algum esforço...mas é muito relativo..depende de muita coisa..como por exemplo os pneus ou mesmo a conduçao de cada um!

UMM abraço
madeira
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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obrigado pela ajuda !!! vou falar com o meu electricista para ver se ele me desenrrasca e qual o preço do "ditio cujo".

Em relação ao manometro da temperatura foi a primeira alteração de interiores que fiz, de inicio ate torci o nariz ao preço mas o manometro que vem no conta kilometros nao me dava a minima confiança depois de instalado até que os valores nao andam muito longe uns dos outros mas partilho contigo essa ideia dos manometros da temperatura.

Aproveitando o balanço, o meu UMM já o comprei com o sistema de refrigeração a trabalhar directo(sem termostato,a ventoinha está sempre ligada) isto é bom ou mau ? Em termos de temperatura ele nao aquece, quer se aperte com ele ou nao, a temperatura ronda sempre os 60ºC só em dias de muito calor é que se chega perto dos 70ºC 80ºC .

José Raposo

UMM= Uma Maquina Maravilhosa
 

Jagoz

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28 Mar 2006
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Boas

Eu penso que a ventoinha esteja sempre ligada... O termoestato apenas faz circular a agua que está no radiador para o motor!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

Samuel

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28 Mar 2006
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Boas
Tens ventoinha electrica?
O termoestato serve para abrir ou fechar o circuito de agua não e isso que faz rodar a ventoinha se tiveres o alter de origem a ventoinha esta montada na polie da bomba de agua por isso desde que o motor rode a ventoinha roda tb.


UMM abraço
Samuel Sousa
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas outra vez:)

Jose..kuando dizes..ke a ventoinha está sempre a trabalhar...é pela razao ja apontada..(esta agarrada a ploi da bomba de agua)...ou nao tens essa (como eu) e tens uma electrica???

se for a 2 hipotesse tens de ter uma valvula no radiador abrir aos 85 Graus e fechar aos 80..mas atençao á ventoinha ke tens!!!! se for este o caso

sobre o nao teres o termotasto (como eu há uns bons 4 anos) nao e muito bom...os cuidados tem de ser redobrados...mas tb te explico pork tirei o meu...o maior susto ke apnhei foi por causa do termotasto..colou e se nao fosse a minha sempre atençao á temperatura...BYE uma cabeça:)

kuando nao se tem termotasto...kuando se poe a trabalhar ..deve-se deixar trabalhar ao relentie durante uns 5 a 8 minutos e nos 1ºs kilometros...andar com calma

lembra-te ke a temperatura ideal pra os nossos motores é entre os 80 e 85 graus..é nessa temperatura ke os motores-...respondem e dao o seu melhor (dai a valvula ser importante)

eu aconselho a kem kiser uma boa rifregeraçao....aumentar o Ninho do radiador (entre os 100 e 150 euros)...isso sim é uma optima opçao

já agora ..para akele ke nao sabem o ke é o Ninho..sao akeles favos todos..por onde passa a agua e o ar
e os ninhos em cobre sao superiores ao de aluminio

UMM abraço
madeira
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas!
Conta-rotações - é possível sim. Qualquer carro que tenha volante do motor(todos) pode ter conta-rotações. Uns mais dificeis que outros de aplicar. Eu conheço quem aplicou, eu passo informações para aqui, assim que as tiver, claro.

Consumos - os consumos normalmente andam entre os 9 e os 12 litros. Anormalmente mais de 20 litros aos 100. Depende muito da condução em estrada.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos, Tozé.

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Paulo Alves

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3 Abr 2006
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Boas pessoal:
Pois é o vcs têm toda a razão no que dizem em relação ao sobreaquecimento dos UMM´s e aos cuidados a ter,mas eu não sei se o meu será caso unico, passo a explicar!
... é certo que tenho um radiador com um pouco mais de capacidade,mas quando o comprei ofereceram-me 3 ventoinhas e disseram, " puto desde que não vás para o deserto, não precisas disto ...:astonished: sim isso mesmo o meu UMM correu durante 2 anos inteirinhos sem ventoinha de nenhum tipo, e eu proprio fiz 3 ou 4 corridas com ele assim sem ventoinha nenhuma, até ter instalado uma electrica de comando manual que até agora nunca tive necessidade de ligar. Li num topico qualquer que não é conveniente tirar o tunel de ventilação que os UMM TURBO trazem de origem e o meu isso tb. não tem...
Será que este não aquecimento se deve só ao radiador maior ????

Em relação ao conta rotações quaisquer 80€ chegam ....

UMMABRAÇO:
Paulo Alves
 

toz

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31 Mar 2006
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Paulo, és um tipo cheio de sorte. Um exemplo é o Atmosférico. Conheço quem tirou aquela chapa minuscula que envolve a ventoínha e o radiador. Não fazia mais do que 5 km sem aquecer e só podia andar a menos de 50 e sem puxar!
As fibras fazem bem efeito, uma ventoínha auxiliar poderá fazer jeito, nos dias de calor intenso e em que vamos a puxar pelo "animal" durante muito tempo.

Cumprimentos, Tozé.
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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas pessoal muito obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos !!!

Em relação á ventoinha (que agora já sei que não é electrica ) sim está ligada á polie da bomba de água. Quanto á necessidade de esperar entre 5 a 8 minutos antes de arrancar isso na maior parte das vezes falha, mas os primeiros kilometros ,esses são feitos devagar.
Mais uma vez obrigado !!!

cUMMprimentos
José Raposo

UMM= Uma Maquina Maravilhosa
 

nunumm

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30 Mar 2006
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Em relação às temperaturas de funcionamento... parece-me que o gtrabalhar a 60º não é muito bom... poderás ter o termostato avariado e estar sempre a passar muita água para o sistema de refrigeração e o mator não aquece. Já tive esse problema numa Ford Transit.
Dá mais desgaste a um motor trabalhar a uma temperatura baixa do que a uma temperatura alta... Cuidado com isso. 60º é pouca temperatura para esse motor trabalhar.
O meu motor 2.5 trabalha a cerca de 80º mais coisa menos coisa, e tenho sempre a funcionar dois manómetros de temperatura, o original, que mede a temperatura da água, e um 2º que montei eu que mede a temperatura da cabeça.

Nuno.
 

Jagoz

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28 Mar 2006
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quote:Originally posted by madeira

kuando nao se tem termotasto...kuando se poe a trabalhar ..deve-se deixar trabalhar ao relentie durante uns 5 a 8 minutos e nos 1ºs kilometros...andar com calma


Essa dos 5 a 8 minutos é para quem n tem termoestato! Tu deves ter quase de certeza... Mesmo assim esperar 1 ou dois minutos antes de andar a puxar o UMM ou qualquer carro! (o que a malta raramente faz...)

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

toz

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31 Mar 2006
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E o UMM tem bloco de ferro, mais demora a aquecer... não é como os TDi's, tudo aluminio, como o LR! Ehehhehehe

Cumprimentos, Tozé.
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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas

Sardinha...nao tenho nao ..e tu sabes..mas nao ker dizer ke ´por fazer as vezes umas azelhises..nao posso evitar ke alguns nao as façam

e nao sou eu ke andei com uma garrafa de agua furada um ano ..a canalizar o ar pro intercooler:D...já agradeceste ao Helder?

Paulo, nao és o 1º ke anda em TT de velocidade ke diz o mesmo

penso ke isso se deve a teres um radiador com um ninho enorme (nao tanto por ter mais caudal) e como tusabes em velocidade..anda-se..em..em..velocidade:)..logo o ar ke entra em bem mais e a bomba faz circular a agua mais depressa ...e...e o peso conta sempre..ate nisso:)

UMM abraço
madeira
 

Jagoz

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28 Mar 2006
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Boas

Eu enganei-me...

Madeira, quando fiz uma citação ao que dizias, era para dizer ao nunumm que o carro dele tem termostato... não era em relação ao teu! Sorry

A lei do UMM manda desenrascar e a garrafa desenrascou... agora já mais bem arranjado!!! ;)

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha
 

toz

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31 Mar 2006
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Boas!
No do meu irmão, um Alter2 turbo, tenho uma ventoínha em frente aos radiadores, ventoínha do Citroen BX. ligo quando anda em grandes esforços e quando o tempo está seco e muito quente. Até agora, mesmo com o radiador parcialmente entupido e desfeito, nunca passou a marca amarela e só lá chegou uma vez.

Cumprimentos, Tozé.
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