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Consumo exagerado

jpedromr

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18 Set 2010
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Boas,

Provavelmente devem haver por este forum mais tópicos a abordar este tema, mas eu tentei utilizar a barra de pesquisa e não tive qualquer resultado.

Tenho um Alter I que tinha problemas na bomba injectora. A bomba foi toda reparada e ficou tudo nos conformes. Só directamente na bomba gastei 250€, fora o tempo perdido a por tudo no sitio, e o dinheiro gasto em peças tipo filtro de gasoleo, tubagens todas novas, entre outras intervenções SÓ na parte do circuito do gasóleo. Neste momento falta só dar um jeito na bomba para ficar bem a ponto, se é que ela está fora de ponto, coisa que pelos meus conhecimentos de mecânica (que já são alguns) não me parece. De resto está tudo tratado e tudo em condições.

Os consumos dele andam exageradamente altos e quando digo altos não estou a falar na ordem dos 15 litros, mas sim 22, 23 litros por cada 100 km. Os primeiros 50 km que fiz com ele desde que foi arranjado nem se fala, gastou à volta de 13 ou 14 litros, o que dá uma média de quase 30L/100km!!!!

Isto tudo são consumos a andar em estrada sem nunca ter passado dos 80 km/h e foram raras as vezes que lá chegou. Tem overdrive, coisa que eu pensava ser uma mais valia neste sentido, mas não. Não ando sempre a abrir com ele, até porque aquilo não anda nada! Também não ando sempre com o pé no fundo. Não ando no para-arranca e por norma ando sempre a velocidades na ordem dos 60, máximo 70.

Antes de o ter comprado já tinha lido sobre este assunto, porque preocupa-me ter um carro que gaste muito, e toda a gente falava em médias de 11, 12 litros e até já ouvi falar de 9 litros.

Será que por ter uma bomba fora de ponto, se é que está mesmo fora de ponto, aumenta os consumos para o dobro?

Aceito sugestões para tentar resolver este problema. Cheguei ao ponto do desespero e a menos que consiga resolver esta situação, terei que o vender. Gosto muito de UMM's e já me diverti com este, no entanto sou estudante e não posso sustentar uma coisa destas. Já comprei o jipe há uns meses, mas devido aos arranjos que lhe fiz (enterrei lá montes de dinheiro) só o tenho a andar há pouco mais de 15 dias. 15 dias se passaram e já estou com ideias de o vender, não é lá muito bom sinal...

Cumprimentos
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Calma, estás a fazer a coisa certa, vir aqui pedir ajuda.
Agora vamos por partes e pelo pouco que sei posso assegurar-te que não é nada normal um UMM ter consumos nessa ordem!!!
Tenho a certeza que a bomba está fora da melhor posição!
Antes de adiantar sugestões, diz-me se notas o jipe a aquecer muito?
Faz muito fumo negro?
Tem um trabalhar barulhento? (mais que o normal)
Se a resposta a estas questões for sim tens de aliviar os parafusos que seguram a BI e afastar a bomba um pouco do motor, este afastamento corresponde a rodar um pouco a bomba ok.
cumps

 

jpedromr

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18 Set 2010
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Ele de inicio fazia aquele fumo esbranquiçado, logo tivemos que lhe dar um avanço. Dessa parte ficou em condições. Depois fomos experimentar o jipe e aquilo não andava nada, mas quando digo nada é mesmo nada! Chegou ao ponto de numa subida da treta só em 1ª e a muito custo. Falámos novamente com o gajo que reparou a bomba e ele disse que se calhar precisava de lhe dar mais débito. Deu-lhe mais débito, mas mesmo assim não faz fumo negro nem nada. O trabalhar penso que seja o normal. Sei que se a bomba estiver demasiado avançada o motor "bate" muito, mas não, acho que está normal.

Aquecer também não aquece nada de anormal, está perfeito nesse sentido.

O problema também é nunca ter conduzido um atmosférico para ter alguma noção do que o carro deve andar. Tenho um Seat Ibiza 1.9 TDI em que a bomba começou a perder gasóleo, mas era tão pouco que só descobri quando me rebentou um tubo de água que passa por baixo da bomba. Fiz o trabalho todo, levei a bomba para reparar, aproveitei para trocar a distribuição, revisão completa, tudo. O carro ficou impecável, mas lá está, é um carro que eu conhecia e sabia o que andava. Caso ficasse atrofiado ou com alguma falha, iria detectar com muita facilidade. Para além disto para afinar o ponto da bomba basta ligar ao vag-com e aquilo mostra-nos um gráfico e é só rodar a bomba até acertar as linhas. Num UMM é tudo de olho e ouvido, não há cá vag-com para ninguem.

EDIT: Duvido muito que o facto da bomba não estar bem no ponto seja o suficiente para os consumos dispararem desta forma. Se for uma coisa de 1 ou 2 litros ainda acredito, agora das médias que falam a rondar os 11 litros, para 23 ou 24 é mais do dobro.
 
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29 Abr 2012
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24 litros aos 100????? De certeza que não tens o retorno a entornar aí para um sitio qualquer ?Se não faz fumo negro e consome tanto tem de ter uma fuga ,vamos excluir fuga no retentor da bomba visto que foi reparada.De certeza que fizeste bem as contas ?Isso são consumos de camião carregado.
 

batrakiu

UMM
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11 Jun 2009
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Boa noite.
Isso é mesmo muito.
Desculpa a pergunta, mas tens a certeza que os teus calculos estão correctos?
Digo-te isto porque eu tenho um jipe que c chego a médias á volta dos 20 litros aos 100km... Mas é preciso abusar um bocado...

Normalmente, medias por volta dos 11/12 litros 100 são as mais usuais

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
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..." não joga o Matic, joga o Manel, o importante é jogarmos com onze..."
 

jpedromr

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18 Set 2010
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Não entorna para lado nenhum, aquele jipe está sequinho. Aliás, já há 2 ou 3 dias que está na garagem e nem uma pinga de nada no chão, seja óleo ou gasóleo. Levou as tubagens todas novas, está tudo bem montado e no sitio em condições. Já vi alguns que onde param marcam o território. Ou é das caixas, ou diferenciais, caixas de direcção. Este não suja nada, a única coisa que deixou no chão foram 2 ou 3 torrões de terra que caíram dos guarda lamas.

Pois, 24 litros é tudo menos normal e pior do que os consumos é a desilusão associada a tudo isto. Já tinha planos para arranjá-lo, dar-lhe um jeito e pô-lo em condições, já tinha planos de passeios para dar e possivelmente concretizar o sonho de ir até Marrocos, coisa que já ando para fazer há 1 ou 2 anos de mota e ainda não fiz, etc...

E por falar em retorno só aquela espécie de parafuso com uma esfera que controla o retorno levou novo e custou 58€! O antigo estava todo agarrado.

Cá em casa quando se começa a mexer não se olha a custos e neste aspecto foi tudo feito sem olhar a custos. Também tenho planeadas mais intervenções nele, mas lá está, visto que não se olha a custos convém ter a certeza que vale a pena e compensa.
 
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29 Abr 2012
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Mandaste ver os injetores também ?Mesmo a abusar na condução 24 litros é de mais. Tens de ter problemas na injeção.
 

jpedromr

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18 Set 2010
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quote:Originally posted by batrakiu

Boa noite.
Isso é mesmo muito.
Desculpa a pergunta, mas tens a certeza que os teus calculos estão correctos?
Digo-te isto porque eu tenho um jipe que c chego a médias á volta dos 20 litros aos 100km... Mas é preciso abusar um bocado...

Normalmente, medias por volta dos 11/12 litros 100 são as mais usuais

André Santos
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..." não joga o Matic, joga o Manel, o importante é jogarmos com onze..."

As contas já as fiz lá em cima e nem são complicadas. Agora desta última vez ele não tinha gasóleo nenhum, ou melhor, tinha lá dentro 2 ou 3 pingas dele. Levou exactamente 20 litros de gasóleo. Para não haver erros nas contas tirei fora todo o gasóleo que tinha lá e medi aproximadamente. Tenho uma bomba de cifão e puxei o gasóleo todo para um jerrican de 20 litros. Visto que o jerrican tem uma forma regular é fácil saber +- quanto lá anda dentro e fazendo as contas por cima vamos supor que tem 7 litros ou até 8, que não tem!

Se levou 20 litros e tem 8, gastou 12. Fez à volta de 57-58 km, mas vamos ser novamente meigos e partir do principio que fez os 60 km. 12 litros para 60 km dá uma média de 20L/100km... E agora mesmo que ainda desconte 2 litros na média para erros de contas, dá média de 18 e tenho a certeza que desprezei 4 ou 5 litros pelo caminho.
 

jpedromr

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18 Set 2010
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quote:Originally posted by rubenfaustino

Mandaste ver os injetores também ?Mesmo a abusar na condução 24 litros é de mais. Tens de ter problemas na injeção.

Não, só a bomba é que foi revista. Era na bomba que estava o problema, a bomba deixava entrar ar e desferrava. A bomba manual também é nova, filtro de gasóleo novo, tudo novo.
 

batrakiu

UMM
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11 Jun 2009
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Agora, outra pergunta que te pode parecer estupida, verificas-te os tubos todos? especialmente o de retorno?

Com o jipe a trabalhar não terás uma fuga á entrada ou saida da bomba que nao consigas ver por cima?

Com esse consumo todo de gasoleo, o jipe tinha que fazer uma fumaceira fora da normalidade...

André Santos
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..." não joga o Matic, joga o Manel, o importante é jogarmos com onze..."
 

jpedromr

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18 Set 2010
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quote:Originally posted by batrakiu

Agora, outra pergunta que te pode parecer estupida, verificas-te os tubos todos? especialmente o de retorno?

Com o jipe a trabalhar não terás uma fuga á entrada ou saida da bomba que nao consigas ver por cima?

Com esse consumo todo de gasoleo, o jipe tinha que fazer uma fumaceira fora da normalidade...

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
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..." não joga o Matic, joga o Manel, o importante é jogarmos com onze..."

Os tubos são todos novos, levou tudo novo. Até já estive debaixo dele com ele a trabalhar e tudo. Não detectei nada de anormal.
 

toz

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31 Mar 2006
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Boa noite.
Faz muito fumo? Estranho. O gasóleo tem que ir para algum lado. Se o queima tem que fazer fumo. O do meu irmão gastava 20 mas o fumo fazia-se sentir.
Já agora, de onde és? Não vejo a tua a presentação, por isso não consigo perceber de onde és. Caso sejas cá da zona (Entre Trofa e Fafe) fala e combinamos um encontro.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3



Deus é bom, mas o vinho...
 
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30 Mar 2006
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Eh pah desculpa lá mas acho que estás a panicar de mais, e esse pânico/desespero está-te a impedir de ver as coisas como elas são.

Não podes assumir que está tudo bem e em condições quando tens aí um problema bem grave... O meu é um Turbo e nunca passa dos 10L/100km, por vezes anda nos 8L/100km também não anda muito, mas caramba... 20 e 30L é um bocado exagerado.

O facto de ser tudo novo e não olhares a custos não é condição para estar tudo bem e em condições, seja num UMM ou noutro carro qualquer. Vê se os tubos novos estão todos ligados ao sítio certo, vê se a bomba reparada, além de reparada está calibrada e afinada, isso não é só trocar peças e dar débito. Aliás arrisco-me até a dizer que tem esse problema, não só mas também, por ter gasóleo a mais.

Vê os injectores, vê as tubagens dos injectores, vê se não tens mesmo o nível do óleo a subir, vê a admissão de ar(filtro e tubagens), vê a compressão dos cilindros todos e vê lá bem as fugas, há sítios incríveis que a gente não os vê mas eles existem ;)

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul


O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Acho muito estranho não veres demasiado fumo com consumos desses!!!
Pelo que dizes está tudo bem só que até encontrares a solução do problema vais ter de ir por exclusão de partes.
Tendo em conta que a BI foi bem reparada o que te posso dizer é ires experimentando rodar a bomba para um lado ou para o outro para ver se encontras uma posição mais adequada.
A bomba demasiado avançada pode disparar ou consumos mas isso dá para ver bem pelo fumo que o jipe faz!!
Vê o nível de óleo do motor, não vá haver uma fuga de gasóleo para dentro do bloco.
Vê também se na saída do escape te apercebes de humidade ou gordura no interior.
Cumps.
 

jpedromr

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18 Set 2010
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Hoje de manha meti-o a trabalhar e perdi pelo menos uns 5 minutos com ele a trabalhar e de baixo dele. A certa altura lembro-me de começar a mexer os tubos e conforme dou uma volta ao tubo do retorno, abre-se um golpe que ele tinha e deita gasóleo. Isto foi a coisa mais estúpida que me aconteceu até hoje, porque basicamente e pelo que vi aquilo só devia perder gasóleo em andamento com a vibração e trepidação. Parado ele não perde gasóleo, nem pingas nem nada, mesmo estando a trabalhar. Para quem olha está tudo normal porque como o tubo era novo, estava brilhante e não se distingue a gordura do gasóleo na borracha. Se fosse o tubo velho, visto que estava sujo, iriam notar-se as marcas do escorrido. Lá fui eu à casa das peças trocar o pedaço de tubo, porque aquilo era um bocado no qual eu não tinha cortado, nem perto! Era praticamente a meio caminho entre o depósito e a bomba. Fora esta fuga apercebi-me também que o parafuso para purgar a bomba manual também estava a perder, mas uma coisinha mínima porque lhe faltava uma borracha. Era tão pouco que nem desferrava o circuito nem nada, só me apercebi de uma pinga minúscula de gasóleo no fundo do filtro.

Da parte da tarde tinha que testar a máquina e fazer umas médias e finalmente fez uma média decente!

Entretanto já de regresso a casa recebo uma noticia, uma boa noticia, mas que me vai fazer vender o UMM na mesma... Vou precisar de um carro para andar todos os dias e neste momento o UMM não é uma opção. Fora o UMM tenho uma mota, pelo que vou ter que o vender para comprar um carro pequeno.

É caso para dizer que não se morre da doença, morre-se da cura. Em principio amanha colocarei o tópico de venda, espero ter sorte e espero que quem ficar com ele o trate em condições.

 

GAlegre

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16 Ago 2013
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Pois algo me mau tinha que haver ai, o meu deita fuma preto de caraças quando acelero e andar sempre na casa dos 80klm, bebe 15 a 15,5lts/100,
 
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