• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Conforto

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Alguns de vocês já experimentaram o frio de Fronteira á noite, dentro do UMM e com 5 cobertores em cima, mas já alguém pensou numa alternativa sem custos por aí além? Hoje apareceu-me um cliente a enviar uma chauffage de parque e pensei "ora aqui está uma boa ideia, 2 litros de gasóleo por uma noite quentinha e sem grande dificuldade de aplicação mas, e quanto a custos?". Tive de perguntar. Com a explicação de como o montar (até porque esteve aplicado noutro jipe, segundo a explicação deste) veio os números, 100€ em segunda mão mas têm o senão de serem um pouco difíceis de arranjar ou novos a preço que não vale a pena aqui postar.
Ora, o que eu quero saber é se alguém tem facilidade de arranjar estes equipamentos, dentro do preço apresentado e qual a vossa opinião sobre este tipo de solução que o maior consumo de recursos que tem no UMM, para além do espaço e peso, são */- 2 litros de combustível numa noite.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues
Orgulhosamente Dono do meu UMM e Amigo dos meus Amigos

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Já pesquisaste no ebay?

Cumprimentos,

Passarinho

www.pecas-umm.com
[email protected]

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
já pesquisei no olx e existem vários vw, mercedes e BMW, a questão aqui é a viabilidade/qualidade/desempenho/preço. Quanto ao ultimo fator vi desde 50 até 650€, é uma questão de avaliar se o primeiro serve ou o último é demasiado.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

ummfly

UMM
Clube UMM
Registo
30 Mar 2006
Paulo,

Aqui ás uns anos em frança vi uma coisa engraçada, montada num UMM.
E deve fazer efeito, pelo menos era o que afirmava o dono do UMM.

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Norberto, essa também é uma solução mas tem o inconveniente de teres o jipe ligado ou então levares uma bateria suplente enquanto que no primeiro apenas gastas litro e meio de gasóleo e se não quiseres sequer melindrar a bateria, liga-lo antes de desligares o carro e depois ele é autónomo.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
Aqui vai um esquema muito rudimentar da sua aplicação:

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Esse tipo de choufagens são muito utilizadas pelos camionistas de longo curso.
Sei que os preços variam muito porque algumas destas choufagens são autênticos comp***dores pois permitem ser programadas para ligar e desligar às horas que se quer, dar mais ou menos calor e servem inclusivamente para aquecer ou manter o motor do camião quente para que na hora do arranque não se perca tempo a aquecer o motor...
Para já sobre este assunto é o que sei, quem poderá dar muita informação útil sobre esta matéria serão mesmo os motoristas dos camiões ou os mecânicos dos mesmos...
Cumps

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boas

Como UMMista e como caravanista, penso que caso necessitem podem procurar aquecimentos de autocaravanas ou de roulottes.

Podem pesquisar por ex. a marca Truma, embora existam outras.

Os preços serão muito mais económicos.

A forma de aplicação e funcionamento não me vou alongar, existem a gás,12V e 220V.

Tenho uma a gás na autocaravana e funciona 5*****

Procurem e decidam.

Abraço
Vitor Rato

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Paulo Rodrigues,

Eu sei o frio que faz durante as noites em Fronteira.
Mas ora pensa comigo:

Porque nao investes num bom saco cama?

Muitas das vezes as pessoas pensam que e' com carradas de "mantas" ou cobertores que nos devemos tapar.
Muito do nosso calor humano e' perdido durante a noite pela parte onde nos deitamos, dai que te recomendo o seguinte:

- 1 manta termica (reflectora) tens em muitos kits de emergencia (primeiros socorros).
- 1 tela ou superficie almofadada, pode ser uma tela alcochoada (para te dar alguma semelhanca a camita la de casa)
- 1 tela / lencol plastico (este lencol e' o que fica em contacto com o "chao" seja do jipe seja "terra"

Fazes esta sandwich de "telas" pela ordem que dispus e deitas-te em cima da tela "reflectora" com o teu NOVO saco cama, pode ser da MONTE CAMPO, pode ser da VANGO e tantas outras marcas devidamente credenciadas - nao estamos a falar de sacos cama de "supermercado" - Procuras na loja mais perto de ti aconselhamento e tenta encontrar a escala de temperatura desses sacos cama.
Escala que tem o seu valor minimo de temperatura e maximo, ve os valores que mais te apetecem e garanto que se seguires este ano o meu conselho vais "suar".

Nunca dormi com roupa no interior do saco cama e nem "atafulhado" de cobertores sempre que acampei, e estive em areas bem mais frias que Fronteira.

Lembro tambem que tens sacos cama "tipo mumia"...ainda menos exposto ficas e te garanto que nao passas frio.

Creio que sera a solucao mais em conta para ti = 50 euros ja compras um bom saco camo, ate creio que na "Sport Zone" consegues encontrar, mas ve as etiquetas primeiro.

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Não sei propriamente qual é o calor que faz em fronteira, mas a minha sugestão seria uma volta de 10 min com o jipe e com a soufagem no quente, após isso é só manter o jipe todo fechado e ir dormir. Pode não fazer milagres mas acredito que já suba 2 ou 3 graus, depois existem outros factores como, se em vez de uma pessoa estiverem duas ou a temperatura dentro do jipe aumenta.

Como já referiram a solução do saco cama também é uma boa solução, eu tenho a dizer que comprei um já há 15 anos e ainda hoje me faz suar estando eu apenas em roupa interior lá dentro, sem sombra de dúvidas é a melhor opção se for para se passar uma noite quieto, agora quando as condições exigem um espaço maior, ou que permitam algum movimento aí uma soufagem dessas que falas é decerto mais prática.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

pajomoro

UMM
Registo
15 Mai 2006
A ideia está a ser estudada mas, depois da recetividade da ideia aqui demonstrada pelos comentários, achei melhor não desenvolver muito o assunto até porque a ideia foi mal compreendida. O interesse era ter algo que pudesse ser útil para quem, como no meu caso, pense em levar uma criança de 5,6 ou 7 anos a ver uma prova como a de Fronteira ao qual um bacanal dentro de um saco de cama não seja lá muito propositado. Outra situação que já vivi, foi ir até á Serra da Estrela em época de muito frio, para além de um bom sistema de pré-aquecimento do habitáculo, seria também um bom sistema de pré-aquecimento do motor, melhorando consumos e evitando desgaste. Quanto ao saco de cama, posso dizer que se torna uma opção mais dispendiosa e menos eficaz pois obriga a compra de um por elemento, ou seja, no meu caso 3, bem como um cobertor, que no final não estará lá muito limpo obrigando a uma limpeza em máquina de lavar preparada para tal. Somando estes encargos todos e, partindo do principio que a qualidade tem preço no caso dos sacos de cama, tudo ficaria acima dos 170€ bem acima do valor que indiquei para este sistema. Mesmo assim prometo que quando estiver implementado, que já não será este ano por questões pessoais, darei noticias.

UMM AbraçUMM
Paulo Rodrigues

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boa noite.
O pessoal levou a coisa mais na brincadeira e estou a ver que há material muito sensível no forum...

Eu também gosto da ideia, não seria para acampar mas sim para eliminar o aquecimento original, pois cria problemas e ocupa espaço. Esse aí poderia estar por exemplo no alçapão. Já ponderei utilizar secadores de cabelo de 12v, mas aquilo parece-me fraco demais, mesmo para desembaciar o vidro!

Boa sorte.

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Boa noite.

Peço desde já desculpa por comentar este post, e espero que as minhas palavras não sejam mal entendidas.

- em primeiro lugar, acho a questão muito interessante, imagino o frio que faz em Fronteira ( este ano irei experimentar "in loco"), mas aplicar uma solução dessas para duas ou três noites por ano será que vale a pena?
- Exepto os pesados de longo curso, caravanas e uma ou outra exepção mais nenhum carro foi pensado para servir de dormitório, pelo que estando ele parado num local frio, arrefece como é logico.
- No meu provavelmente usarei um saco cama, porque para além de ser a solução que me parece mais pratica, pode ser sempre usada noutra altura e noutro local independentemente da viatura utilizada, ou mesmo na ausencia desta!

Obrigado

André Santos
UMM Alter Turbo 1991
UMM Alter Troféu 1992
Altura - Algarve

Top Inferior