• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Conectores da instalação eléctrica

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Estou a refazer a instalação eléctrica do meu UMM e para os que já andaram a explorar a dita, devem ter reparado que existem 'desmultipicações' de fios, em que de um fio seguem vários, cada para seu destino. A minha questão é, onde ou como se chamam aquelas juntas para unir esses fios? Aquilo é uma especie de uma chapa do mesmo material que os terminais e depois é cravada tal como os terminais. De momento não tenho fotos, assim que puder coloco para ajudar a identificar do que falo.

Se entretanto alguém souber do que falo e souber alguma informação sobre nome, onde os posso arranjar ou o que posso usar para substituir, agradeço.

cUMMprimentos
Benjamim

http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
quote:Originally posted by portugues1111

Pela designação parece-me ser uma UNIÃO

cUMMps

Sim, será uma união. Mas por esse nome, nem mesmo em inglês consigo encontrar algo para usar como união para substituir as que referi que existem nas instalações de origem dos UMM...

Os unicos que consigo encontar que possam cumprir essa função e mesmo assim são um bocado grandes, são estes:

Além de grandes, a qualidade dos mesmos é questionavel no que toca a prender de forma eficiente os fios que une. Já usei noutros contextos e facilmente o fio salta fora da união...

cUMMprimentos
Benjamim

Registo
1 Out 2008
Olá Benjamim , ainda tenho essas caixas de junção por usar e aplicadas são 100% eficientes quando bem aplicadas.Não exites aplica-as...!? .

cUMMprimentos J.Silva

celsoumm

UMM
Registo
24 Fev 2010
nao é isto que precisas,? terminais de uniao, a com isolamento ou sem, vende em casa de material electrico.

"Tenta deixar um umm, melhor do que encontras-te"
Celso Amilcar
Braga/Vila Verde

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
quote:Originally posted by celsoumm

nao é isto que precisas,? terminais de uniao, a com isolamento ou sem, vende em casa de material electrico.

Celso Amilcar
Braga/Vila Verde

Já olhei para esta solução mas os que tenho encontrado não têm diametro suficiente para o numero de fios que têm de unir. Há uniões nas nossas instalações que chegam a juntar 8 fios. e queria manter estas uniões apenas num sitio e não reparti-las em várias uniões de menos fios, pois em caso de problema, diagnosticar e seguir o rasto aos problemas eléctricos fica mais facil e houver uma unica união. sabemos que é dali que partem todas as derivações e é um ponto central para verificar por exemplo a presençã ou não de tensão.

cUMMprimentos
Benjamim

celsoumm

UMM
Registo
24 Fev 2010
na minha opniao é estanhar os fios e manga retratil e fica como novo, claro que nao perde em levar estes terminais, mas existe terminais de varias medidas, e medidas grandes. mas nao devem ser isolados

Celso Amilcar
Braga/Vila Verde

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
Por acaso discordo da tua opinião, Celso.
Estes terminais são fontes de problemas a longo prazo. Os fios de electricidade têm tendencia a ganhar uma especie de oxidação, o que ao longo do tempo origina mau contacto. Nos nossos carros, esta oxidação tem tendencia a ser mais rápida devido aos caminhos mais "humidos" onde andam. Estes terminais forçam o contacto entre os fios, mas com o tempo, na minha opinião, são uma fonte de problemas.

Tal como dizes inicialmente, nada como estanhar os fios e um bocado de manga termoretractil. Esqueçam estes terminais...

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

Registo
29 Abr 2012
Atenção a essas derivações .Qualquer derivação deve obedecer a um previo calculo da corrente que irá ser absorvida do condutor principal afim de se verificar se o mesmo a suporta e se a proteção fusível será adequada para os circuitos que vai alimentar.Antes de se pensar em qual o método de ligação mais adequado deve ter-se tudo isto em conta.
Uma união de cravar , cravada com o alicate com a matriz correta não dá problema nenhum se forem respeitadas as correntes adequadas ao material e aos calibres dos condutores.O fenómeno da oxidação pode acontecer com qualquer um dos métodos descritos e o truque é manter todas as interrupções do isolamento dos condutores longe de possiveis fontes de humidade, quando isto não é possivel , a manga termorretractil com cola é uma boa opção.
Muitos dos problemas electricos ocorrem por sobreintensidade nos condutores e proteções dificientes, até porque alguns condutores utilizados no UMM parecem-me calculados um pouco justos.

Alcobaça

[email protected]

taranto

UMM
Registo
22 Fev 2009
É verdade que temos de ter cuidado com as secções dos cabos. De grosso modo, a secção do cabo principal deve ser igual ou aproximada á soma das secções das derivações, para evitar possiveis aquecimentos.
No entanto discordo quanto ao que dizes do fenomeno da oxidação. Uma derivação bem estanhada pode ganhar oxidação, mas apenas no exterior, o interior da soldadura fica isolado do contacto com o ar e portanto protegido.
Quanto aos terminais, da experiencia que tenho, prefiro não os usar. Fica tudo muito bem quando os cravamos, mas mesmo usando ferramentas profissionais, ao fim de algum tempo podem vir a ser fontes de chatisses.
O ideal, volto a afirmar, são uniões estanhadas protegidas por manga termoretractil.

Que ninguem se chegue a mim! Tou infectado com o bichinhUMM sem qualquer esperança de cura!!!

Top Inferior